Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/112497
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRosa, Bruno da Cunha Luís de Avelar-
dc.contributor.authorBotas, João Miguel Sousa-
dc.date.accessioned2024-01-31T23:01:44Z-
dc.date.available2024-01-31T23:01:44Z-
dc.date.issued2023-07-24-
dc.date.submitted2024-01-31-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/112497-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
dc.description.abstractO presente relatório surge no âmbito da unidade curricular Relatório de Estágio inserida no Mestrado de Ensino em Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, e consiste numa reflexão crítica do processo de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica 2,3 Dr.ª Maria Alice Gouveia, junto da turma do 7ºA no ano letivo 2022/2023. O Estágio Pedagógico é um momento fundamental da formação do professor no qual este tem oportunidade de ser supervisionado ao nível da componente prática e teórica, com a ambição de promover um incremento da qualidade de ensino-aprendizagem. O documento está estruturado em três capítulos: contextualização da prática, análise reflexiva da prática pedagógica e desenvolvimento do Tema-Problema.A condução do processo de estágio foi fundamentada nas orientações do Guia de Estágio Pedagógico, no qual são estabelecidos objetivos específicos em quatro áreas de intervenção: Atividades de Ensino-Aprendizagem (Área 1), Atividades de Organização e Gestão Escolar (Área 2), Projetos e Parcerias Educativas (Área 3) e Atitude Ético-Profissional (Área 4). A análise reflexiva tem início com uma contextualização da prática pedagógica que inclui uma apresentação da história de vida, uma descrição do local de estágio e caraterização da turma na qual é realizada a intervenção. Posteriormente, realiza-se uma reflexão aprofundada da ação pedagógica nas quatro áreas mencionadas. Neste documento são apresentados desafios identificados, estratégias de resolução e uma reflexão sobre a efetividade das medidas aplicadas. Por fim é apresentada uma investigação relativamente à pertinência do ensino do Ultimate Frisbee na Educação Física, na perspetiva dos professores.por
dc.description.abstractThis report is part of the Internship Report course, which belongs to the Master's Degree in Teaching Physical Education in Primary and Secondary Education at the Faculty of Sports Sciences and Physical Education. The report consists in a critical reflexion on the pedagogical internship process carried out at the Dr.ª Maria Alice Gouveia Basic School with the 7thA class during the 2022/2023 school year.The pedagogical internship is a crucial moment in the teacher's life in which he or she has the opportunity to be supervised in the practical and theoretical components, with the ambition of promoting an increase in the quality of teaching.The document is structured into three chapters: contextualization of practice, reflective analysis of pedagogical practice, and development of the Theme-Problem.The conduct of the internship process was based on the guidelines of the Pedagogical Internship Guide, which established specific objectives in four areas of intervention: Teaching-Learning Activities (Area 1), School Organization and Management Activities (Area 2), Educational Projects and Partnerships (Area 3), and Ethical-Professional Attitude (Area 4). This analysis begins with a contextualization of pedagogical practice, which includes a presentation of the life story, a description of the internship location, and a characterization of the class in which the intervention is carried out.This document presents identified challenges, resolution strategies, and a reflexion on the effectiveness of the measures applied. Finally, research is presented on the relevance of teaching Ultimate Frisbee in Physical Education from the perspective of teachers.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
dc.subjectEducação Físicapor
dc.subjectEstágio Pedagógicopor
dc.subjectModelos de Ensinopor
dc.subjectFormação de Professorespor
dc.subjectPhysical Educationeng
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.subjectPedagogical modelseng
dc.subjectTeacher educationeng
dc.titleRELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA 2º E 3º CICLOS DR.ª M.ª ALICE GOUVEIA, TURMA DO 7.ºA NO ANO LETIVO 2022/2023por
dc.title.alternativeTEACHER TRAINING REPORT DEVELOPED IN THE DR.ª MARIA ALICE GOUVEIA ELEMENTARY SCHOOL, WITH THE A CLASS OF THE 7TH GRADE, IN THE 2022/2023 SCHOOL YEAReng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationUC-
degois.publication.titleRELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA 2º E 3º CICLOS DR.ª M.ª ALICE GOUVEIA, TURMA DO 7.ºA NO ANO LETIVO 2022/2023por
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203495241-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores e Ciências da Educação-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorBotas, João Miguel Sousa::0009-0004-3364-8556-
uc.degree.classification18-
uc.degree.presidentejuriMartins, Raul Agostinho Simões-
uc.degree.elementojuriRosa, Bruno da Cunha Luís de Avelar-
uc.degree.elementojuriCampos, Maria João Carvalheiro-
uc.contributor.advisorRosa, Bruno da Cunha Luís de Avelar::0000-0002-4954-6237-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
Show simple item record

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons