Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/112495
Title: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DOM DINIS JUNTO DA TURMA C DO 8º ANO NO ANO LETIVO DE 2022/2023
Other Titles: Teacher Training Report developed at Dom Dinis Secondary School with 8th Grade Class C during the academic year 2022/2023.
Authors: Jaria, Igor Rodrigues
Orientador: Rosa, Bruno da Cunha Luís de Avelar
Keywords: Estágio Pedagógico; Motivação; Exercício Físico; Educação Física; Teacher Training; Motivation; Physical Exercise; Physical Education
Issue Date: 10-Oct-2023
Serial title, monograph or event: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DOM DINIS JUNTO DA TURMA C DO 8º ANO NO ANO LETIVO DE 2022/2023
Place of publication or event: Escola Secundária Dom Dinis, Pedrulha, Coimbra
Abstract: O Estágio Pedagógico é a última fase de formação académica que nos introduz num contexto mais próximo da profissão que pretendemos ter no futuro. Assim temos uma oportunidade para conseguir colocar em prática todos os conhecimentos adquiridos ao longo da minha formação académica e as nossas ideias e convicções acerca do ensino, enquanto vamos adquirindo novas competências e conhecimentos ao longo do estágio.O Relatório de Estágio expõe e reflete criticamente sobre todas as situações e experiências, ocorridas durante o Estágio Pedagógico realizado na Escola Secundária Dom Dinis, junto da turma C do 8º ano.O relatório de estágio está organizado em 3 capítulos: I – Contextualização da prática desenvolvida; II – Análise reflexiva sobre a prática pedagógica; e III – Aprofundamento do tema-problema.O objetivo geral do estudo realizado no âmbito do aprofundamento do tema-problema foi a identificação da motivação dos alunos praticantes e não praticantes de atividade física fora do contexto escolar nas aulas de Educação Física. Nesta investigação, através da análise descritiva, verificou-se não existirem diferenças assinaláveis entre os dois grupos.Tema-Problema A realização deste trabalho, Tema-Problema, está inserido como um do trabalho a fazer na Unidade Curricular de Estágio Pedagógico, no âmbito do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundários, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, da Universidade de Coimbra. Este trabalho está dividido por vários pontos, começando pela introdução, passando depois para o enquadramento teórico, pela questão problema, pela metodologia utilizada, a apresentação e discussão dos resultados e finaliza com a conclusãoO objetivo desta investigação é mostrar qual a motivação para a prática das aulas de Educação Física dos alunos praticantes e não praticantes de exercício físico fora do contexto escolar. Nesta investigação, através da análise descritiva, verificou-se não existirem diferenças assinaláveis entre os dois grupos.
The Teacher Training is the last stage of academic training and inserts the trainee teacher into a context close to reality. It constitutes an opportunity to put into practice our own ideas and convictions about teaching as well as the theoretical knowledge acquired in the years of previous academic training while acquiring new knowledge and skills coming from the real and practical context of teaching. The Trainee Report exposes and critically reflects on all situations and experiences that occurred during the Pedagogical Internship carried out at Escola Secundária Dom Dinis, with the 8th grade C class. The internship report is organized into 3 chapters: I – Contextualization of the developed practice; II – Reflective analysis of pedagogical practice; and III – Deepening of the theme-problem. The general objective of the study carried out in the scope of deepening the theme-problem was to identify the divergences between the perceptions of the trainee teacher, respective students and cooperative teacher about the process of pedagogical intervention in the physical education class, happy, therefore, for the improvement of the teaching-learning process. In this investigation, through descriptive analysis, it was verified that there were no significant differences between the two groups.The realization of this work, Theme-Problema, is inserted as one of the work to be done in the Curricular Unit of Pedagogical Internship, within the scope of the Master in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education, of the Faculty of Sport Sciences and Physical Education, of the University of Coimbra.This work is divided into several points, starting with the introduction, then moving on to the theoretical framework, the problem question, the methodology used, the presentation and discussion of the results and ends with the conclusion.The objective of this investigation to show the motivation for the practice of Physical Education classes of students who practice and do not practice physical exercise outside the school context. In this investigation, through descriptive analysis. It was verified that there were no significant differences between the two groups.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/112495
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
Show full item record

Page view(s)

7
checked on May 8, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons