Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/112488
Title: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA Nº2 DA PAMPILHOSA, JUNTO DA TURMA DO 7ºA NO ANO LETIVO 2021/2022
Other Titles: Internship pedagocical report developed at n°2 Pampilhosa basic school, with the 7th class in 2021/2022 school year
Authors: Santos, Paulo Miguel Mesquita da Silva Estrela dos
Orientador: Martins, Raul Agostinho Simões
Keywords: Estágio Pedagógico; Educação Física; Intervenção Pedagógica; Processo Ensino-Aprendizagem; Tempo de Prática; Pedagogical Internship; Physical Education; Pedagogical Intervention; Teaching-Learning Process; Practice Time
Issue Date: 8-Sep-2022
Serial title, monograph or event: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA Nº2 DA PAMPILHOSA, JUNTO DA TURMA DO 7ºA NO ANO LETIVO 2021/2022
Place of publication or event: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
Abstract: O presente Relatório de Estágio Pedagógico surge no âmbito da Unidade Curricular de Estágio Pedagógico, inserido no plano de estudos do 2º ano do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. O presente documento é o resultado da nossa intervenção e do nosso conhecimento em termos práticos e teóricos desenvolvidos no Estágio Pedagógico na Escola Básica nº2 da Pampilhosa, pertencente ao Agrupamento de Escolas da Mealhada, junto da turma do 7ºA ao longo do ano letivo 2021/2022. Neste seguimento, pretende-se especificar toda a prática desenvolvida, as experiências vivenciadas, as estratégias utilizadas, os pontos fortes bem como as maiores dificuldades, os conhecimentos e aprendizagens adquiridos e exemplos práticos daquilo que foi a nossa intervenção e do que foi vivido, ao longo de todo o ano letivo. Deste modo, este documento está organizado em três capítulos. O Capítulo I- Contextualização da Prática Desenvolvida, que engloba o contexto em que foi realizada a intervenção, caracterização dos meios e uma narrativa de vida. O Capítulo II- Análise Reflexiva sobre a Prática Pedagógica, o qual traduz uma análise acerca das atividades de ensino-aprendizagem, sustentada cientificamente, da organização e gestão escolar, projetos e parcerias educativas e a atitude ético-profissional. O Capítulo III é destinado ao aprofundamento do tema-problema, e este surge com o objetivo de desenvolver um estudo denominado “Tempo de prática na parte fundamental de uma aula de Educação Física”, com o objetivo de averiguar as diferenças entre sexos, e diferenças entre aulas de 50 minutos e de 100 minutos em modalidades coletivas, no sentido de otimizar um ensino de qualidade e eficaz. O estudo demonstra que o sexo masculino apresenta um maior tempo de prática motora comparativamente ao sexo feminino, tanto em aulas de 50 minutos como em aulas de 100 minutos. Foi demonstrado ainda que os alunos apresentam maior tempo de prática em aulas de 50min quando comparado com as de 100 min.
The present Pedagogical Internship Report is part of the Pedagogical Internship Course Unit, included in the study plan of the 2nd year of the master’s degree in Physical Education Teaching in Primary and Secondary Schools of the Faculty of Sports Science and Physical Education, of the University of Coimbra. This document is the result of our intervention and our knowledge in practical and theoretical terms developed in the Pedagogical Internship at Elementary School Nº2 of Pampilhosa, belonging to the School Grouping of Mealhada, with the class of 7thA throughout the school year 2021/2022. In this follow-up, we intend to specify all the practice developed, the experiences and strategies used, the strengths and the major difficulties experienced, the knowledge and learning acquired and practical examples of what was our intervention and what was experienced throughout the school year. Thus, this document is organized into three chapters. Chapter I - Contextualization of the Practice Developed, describes the context in which way the intervention was made, the characterization of the means and a life narrative. Chapter II - Reflective Analysis on the Pedagogical Practice, concerns an analysis about the teaching-learning activities, scientifically supported, school organization and management, educational projects and partnerships and the ethical-professional attitude. Chapter III is destined to deepen the theme-problem, and it emerges with the objective of developing a study called "Time of practice in the fundamental part of a class of Physical Education", with the objective of investigating the differences between both genders, and the differences between classes of 50-minute and 100-minute in collective sports, to optimize a quality and efficient teaching. The study tells us that the male gender presents a longer time of motor practice than the female gender, both in 50-minute classes and in 100-minute classes and demonstrated that students have more practice time in 50-minute classes.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/112488
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
Show full item record

Page view(s)

3
checked on Apr 24, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons