Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/112487
Title: RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR, DESENVOLVIDO NO SPORTING CLUBE DE BRAGA – FUTEBOL, SAD, JUNTO DA EQUIPA SUB-14, NA ÉPOCA DESPORTIVA 2022/2023 - CARGA DE TREINO NO FUTEBOL JOVEM: IMPACTO DA PRÉ-ÉPOCA
Other Titles: CURRICULAR INTERNSHIP REPORT, DEVELOPED AT SPORTING CLUBE DE BRAGA - FUTEBOL, SAD, WITH THE UNDER-14 TEAM, IN THE 2022/2023 SPORTS SEASON - TRAINING LOAD IN YOUTH FOOTBALL: IMPACT OF PRE-SEASON
Authors: Bizarro, Bruno Filipe Figueiredo
Orientador: Sarmento, Hugo Miguel Borges
Keywords: Athlete monitoring; Load management; Physical assessment; Recovery; Monotorização do atleta; Gestão de carga; Avaliação física; Recuperação
Issue Date: 28-Sep-2023
Serial title, monograph or event: RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR, DESENVOLVIDO NO SPORTING CLUBE DE BRAGA – FUTEBOL, SAD, JUNTO DA EQUIPA SUB-14, NA ÉPOCA DESPORTIVA 2022/2023 - CARGA DE TREINO NO FUTEBOL JOVEM: IMPACTO DA PRÉ-ÉPOCA
Place of publication or event: SPORTING CLUBE DE BRAGA – FUTEBOL, SAD / FACULDADE DE CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA
Abstract: A profissionalização dos futuros treinadores com aplicação de diversos conteúdos e conhecimentos da área do treino desportivo, comtempla um processo de prática profissional num contexto real de forma autónoma, supervisionada e orientada, com a duração de uma época desportiva. O presente trabalho verte uma análise reflexiva sobre a prática curricular supervisionada, realizada no Sporting Clube de Braga – Futebol, SAD, no escalão de formação Sub-14 masculino na época desportiva 2022/2023, na modalidade de futebol. Esta produção escrita enquadra-se no 2º ano do Mestrado em Treino Desportivo, realizado na Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. A análise reflexiva teve em conta todas as ações realizadas na época desportiva em causa, sustentadas com evidência científica, sendo o documento estruturado da seguinte maneira: enquadramento teórico da modalidade, contextualização da prática desenvolvida, análise reflexiva da prática curricular e desenvolvimento do projeto de investigação (sob a forma de artigo científico). A junção destas componentes permitiu a formulação do exercício completo da prática profissional enquanto treinadores de futebol, possibilitando o desenvolvimento e aplicação de um leque alargado de competências adquiridas ao longo da formação académica.Na produção do projeto de investigação, surgiu a necessidade de realizarmos um estudo com base na monitorização e acompanhamento das cargas de treino no futebol jovem, a fim de ajudarmos os treinadores a planear e executar planos de treino para daí retirarem o melhor rendimento dos seus jogadores. Neste sentido, o presente estudo avaliou as alterações da carga de treino e dos índices de avaliação física ao longo do período preparatório (4 semanas), e investigou ainda o impacto destas variáveis no tempo de jogo do período competitivo. Os resultados permitiram estabelecer uma relação entre as avaliações físicas, a carga de treino e o tempo de jogo, pelo que o modo como os jogadores se apresentaram fisicamente no período preparatório revelou-se preponderante no rendimento no período competitivo, ressalvando cada vez mais a importância de programas de treino no offseason, na preparação dos jovens atletas.
The professionalisation of future coaches with the application of various contents and knowledge in the area of sports training, includes a process of professional practice in a real context in an autonomous, supervised and guided way, with the duration of a sports season. This paper provides a reflective analysis of the supervised curricular practice carried out at Sporting Clube de Braga - Futebol, SAD, in the U14 boys' training group in the 2022/2023 sports season, in the football discipline. This piece of writing is part of the 2nd year of the Master's programme in Sports Coaching at the Faculty of Sports Sciences and Physical Education of the University of Coimbra.The reflective analysis took into account all the actions carried out during the sporting season in question, supported by scientific evidence. The document is structured as follows: theoretical framework of the sport, contextualisation of the practice carried out, reflective analysis of the curricular practice and development of the research project (in the form of a scientific article). The combination of these components allowed for the formulation of a complete exercise in professional practice as a football coaches, enabling the development and application of a wide range of competences acquired during academic training.When producing the research project, the need arose to carry out a study based on monitoring and following up training loads in youth football, in order to help coaches plan and execute training plans to get the best out of their players. To this end, this study assessed changes in training load and physical assessment indices over the preparatory period (4 weeks), and also investigated the impact of these variables on playing time in the competitive period. The results made it possible to establish a relationship between physical assessments, training load and playing time, so that the way the players performed physically in the preparatory period proved to be preponderant for their performance in the competitive period, increasingly highlighting the importance of offseason training programmes in the preparation of young players.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Treino Desportivo apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/112487
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File SizeFormat
Relatório de Estágio Bruno Bizarro.pdf10.39 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons