Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/112484
Title: Relatório de Estágio Pedagógico, Desenvolvido na Escola Básica 2/3 Martim de Freitas, na Turma do 7ºG, no Ano Letivo 2022-2023
Other Titles: Pedagogical Teacher Training, Developed at Escola Básica 2/3 Martim de Freitas, in 7th G class, in the School Year 2022-2023
Authors: Correia, Ricardo Jorge Rodrigues
Orientador: Nobre, Paulo Renato Bernardes
Keywords: Educação Física; Estágio Pedagógico; Intervenção Pedagógica; Diferenciação Pedagógica; Análise Reflexiva; Physical Education; Teacher Training; Pedagogical Intervention; Differentiation; Reflective Analysis
Issue Date: 24-Jul-2023
Serial title, monograph or event: Relatório de Estágio Pedagógico, Desenvolvido na Escola Básica 2/3 Martim de Freitas, na Turma do 7ºG, no Ano Letivo 2022-2023
Place of publication or event: Escola Básica 2/3 Martim de Freitas
Abstract: O Estágio Pedagógico está inserido no plano de estudos do segundo ano de Mestrado em Ensino em Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. O estágio foi desenvolvido na Escola Básica 2/3 Martim de Freitas junto de uma turma de 7º ano do ensino regular e teve a duração de um ano letivo completo. O relatório de estágio apresenta uma análise reflexiva do trabalho desenvolvido durante todo o ano e está dividido em três capítulos, I – Contextualização da prática, onde é dado a conhecer um pouco sobre o estagiário e sobre o local onde foi realizado o estágio, II – Análise Reflexiva sobre a Prática Pedagógica, neste capítulo é realizada uma reflexão sobre cada uma das quatro áreas presentes neste ponto, III – Aprofundamento do Tema-Problema. Cada área apresentada apresenta uma reflexão que é suplementada com base na literatura e que permite fazer uma avaliação de todo o trabalho apresentado O tema problema apresentado neste relatório, foi realizado com alunos do 7º ano e o tema é referente à diferenciação pedagógica, onde tem como objetivo principal perceber a perceção dos alunos sobre a temática apresentada. Relativamente a este estudo, permite entender a perceção dos alunos relativamente à temática, onde é mais evidente a utilização de diferenciação pedagógica ao nível das tarefas, formas de trabalho e de avaliação. Permite também perceber que os dados indicam num sentimento de indiferença relativamente à utilização de estratégias sobre a temática em discussão. São apresentados indicadores de melhoria da ação do professor.O relatório finda com a apresentação de um balanço final sobre a intervenção pedagógica com a devida reflexão e influencia na formação dos futuros docentes desta área.
The teacher training is part of the study plan of the second year of the Master's Degree in Teaching Physical Education in Primary and Secondary Education, Faculty of Sports Science and Physical Education, University of Coimbra. The internship was developed in Escola Básica 2/3 Martim de Freitas with a 7th grade class of regular education and lasted for a full school year. The internship report presents a reflective analysis of the work developed throughout the year and is divided into three chapters, I - Contextualization of practice, where we get to know a little about the trainee and the place where the internship was carried out, II - Reflective Analysis of Pedagogical Practice, in this chapter we reflect on each of the four areas present in this section, III - Deepening the Theme-Problem. Each area presented presents a reflection that is supplemented based on the literature and allows an evaluation of all the work presented. The problematic issue presented in this report was carried out with 7th grade students and the theme is related to pedagogical differentiation, where the main objective is to understand the students' perception of the theme presented. Regarding this study, it allows us to understand the students' perception of the theme, where it is more evident the use of pedagogical differentiation in terms of tasks, forms of work and assessment. It also allows us to realize that the data indicate a feeling of indifference regarding the use of strategies on the subject under discussion. Indicators for improving teacher action are presented.The report ends with the presentation of a balance on the pedagogical intervention with due reflection and influence on the training of future teachers of this area.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/112484
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File SizeFormat
Relatorio_EP_Ricardo Correia.pdf1.95 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

10
checked on Apr 24, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons