Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/112482
Title: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NO CENTRO EDUCATIVO DOS OLIVAIS JUNTO DA TURMA EFA B3 (3º CEB) – 2452/23 ASSOCIADA À FORMAÇÃO MODULAR CERTIFICADA DE EMPREGADO DE RESTAURANTE E BAR 2492/23 NO ANO LETIVO DE 2022/2023 UM DIA NO… DA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA A VIDA: APLICAÇÃO DO MODELO PARA O DESENVOLVIMENTO DA RESPONSABILIDADE PESSOAL E SOCIAL NO CENTRO EDUCATIVO DOS OLIVAIS
Other Titles: TEACHER TRAINING REPORT DEVELOPED AT THE CENTRO EDUCATIVO DOS OLIVAIS EDUCATIONAL CENTER WITH THE EFA B3 CLASS (3rd CEB) - 2452/23 ASSOCIATED WITH THE CERTIFIED MODULAR TRAINING OF RESTAURANT AND BAR EMPLOYEE 2492/23 IN THE ACADEMIC YEAR OF 2022/2023 A DAY AT... PHYSICAL EDUCATION FOR LIFE: APPLICATION OF THE MODEL FOR THE DEVELOPMENT OF PERSONAL AND SOCIAL RESPONSIBILITY AT THE CENTRO EDUCATIVO DOS OLIVAIS EDUCATIONAL CENTER
Authors: Catarino, Maria Madalena Nunes
Orientador: Silva, Elsa Maria Ferro Ribeiro
Keywords: Estágio Pedagógico; Modelo para o Desenvolvimento da Responsabilidade Pessoal e Social; Centros Educativos; Educação Física; Teacher Training; Personal and Social Responsability development model; Eductaional centres; Physcial education
Issue Date: 24-Jul-2023
Serial title, monograph or event: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NO CENTRO EDUCATIVO DOS OLIVAIS JUNTO DA TURMA EFA B3 (3º CEB) – 2452/23 ASSOCIADA À FORMAÇÃO MODULAR CERTIFICADA DE EMPREGADO DE RESTAURANTE E BAR 2492/23 NO ANO LETIVO DE 2022/2023 UM DIA NO… DA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA A VIDA: APLICAÇÃO DO MODELO PARA O DESENVOLVIMENTO DA RESPONSABILIDADE PESSOAL E SOCIAL NO CENTRO EDUCATIVO DOS OLIVAIS
Place of publication or event: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
Abstract: O Estágio Pedagógico representa a primeira experiência como docente, tendo sido realizado junto da turma EFA B3– 2452/23 associado à Formação Modular Certificada de Empregado de Restaurante e Bar 2492/23 do 3º Ciclo do Ensino Básico, no Centro Educativo dos Olivais, em Coimbra. Este relatório de estágio faz parte do plano de estudos do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.O objetivo deste documento é descrever a prática pedagógica desenvolvida ao longo do estágio no ano letivo de 2022/2023, abordando vivências, aprendizagens, estratégias e outros elementos relevantes. O relatório está dividido em três capítulos: I - Contextualização da Prática; II - Análise Reflexiva sobre a Prática Pedagógica; III - Aprofundamento do Tema-Problema.O Tema-Problema aborda a aplicação do Modelo de Desenvolvimento da Responsabilidade Pessoal e Social a jovens privados de liberdade. Esta experiência pedagógica teve como foco a análise da aplicabilidade deste modelo nas aulas de Educação Física no Centro Educativo dos Olivais. Considerando que esses jovens estão em privação da liberdade e apresentam valores, comportamentos e atitudes social e pessoalmente distorcidos, a aplicação do Modelo de Desenvolvimento de Responsabilidade Pessoal e Social revelou-se uma ferramenta de ensino eficaz para que os jovens adquiram e apliquem estes valores no seu dia-a-dia no Centro Educativo dos Olivais.
The teacher training represents the first experience as a teacher and was carried out with the EFA B3–2452/23 class associated with the Certified Modular Training for Restaurant and Bar Employee 2492/23 of the 3rd Cycle of Basic Education at the Centro educativo dos Olivais educational center in Coimbra. This teacher training report is part of the curriculum of the Master's Degree in Teaching Physical Education in Basic and Secondary Education at Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.The objective of this document is to describe the pedagogical practice developed throughout the teacher training, addressing experiences, learning, strategies, and other relevant elements. The report is divided into three chapters: I - Contextualization of the Practice; II - Reflective Analysis on Pedagogical Practice; III - In-depth Study of the Theme-Problem.The Theme-Problem addresses the application of the Model for Personal and Social Responsibility Development to young people deprived of liberty. This pedagogical experience focused on analyzing the applicability of this model in Physical Education classes at the Centro Educativo dos Olivais educational center. Considering that these young people are deprived of freedom and have distorted social and personal values, behaviors, and attitudes, the application of the Model for Personal and Social Responsibility Development proved to be an effective teaching tool for the young people to acquire and apply these values in their daily lives at the Educational Center.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/112482
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
Show full item record

Page view(s)

3
checked on May 8, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons