Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/112481
Título: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA MARIA ALICE GOUVEIA, JUNTO DA TURMA DO 8ºB NO ANO LETIVO DE 2022/23
Outros títulos: TEACHER TRAINING REPORT DEVELOPED AT ESCOLA BASICA MARIA ALICE GOUVEIA, WITH THE 8th B CLASS IN THE SCHOOL YEAR 2022/23
Autor: Curica, Miguel Adauta Matias
Orientador: Rosa, Bruno da Cunha Luís de Avelar
Palavras-chave: Estágio Pedagógico; Educação Física; Ensino-Aprendizagem; Master Training; Physical Education; Teaching-Learning
Data: 21-Jul-2023
Título da revista, periódico, livro ou evento: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA MARIA ALICE GOUVEIA, JUNTO DA TURMA DO 8ºB NO ANO LETIVO DE 2022/23
Local de edição ou do evento: ESCOLA BÁSICA MARIA ALICE GOUVEIA
Resumo: No decorrer do Estágio Pedagógico no segundo ano do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, surge o Relatório de Estágio. Este documento representa o culminar de uma etapa de formação realizada na turma do 8ºB da Escola Básica 2,3 Doutora Maria Alice Gouveia, durante o ano letivo 2022/2023, e tem como objetivo descrever e refletir sobre as atividades desenvolvidas e as aprendizagens obtidas durante o estágio.O Estágio Pedagógico tem uma importância crucial na formação dos estagiários, permitindo que estes coloquem em prática as aprendizagens teóricas num contexto real da escola, enfrentando os desafios do dia a dia de um professor, procurando as melhores soluções para promover o sucesso no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. A oportunidade de exercer o papel de docente sob o olhar crítico de um professor experiente e de observar as aulas de outros docentes proporciona uma compreensão mais profunda do processo de ensino, bem como das competências necessárias para transmitir com eficácia os conteúdos.O relatório está estruturado em três capítulos: contextualização da prática, análise reflexiva da prática pedagógica e desenvolvimento do Tema-Problema. Na primeira parte, é feita uma caracterização do contexto em que o estágio foi realizado, incluindo as expectativas iniciais, as dificuldades sentidas no início e o projeto de formação inicial. Na segunda parte, é realizada uma reflexão crítica sobre as práticas e competências desenvolvidas, as dificuldades encontradas e as estratégias adotadas para promover o sucesso do processo de ensino-aprendizagem dos alunos, de acordo com os objetivos delineados pelos documentos que regem o ensino da educação física. Na terceira e última parte, relativa ao aprofundamento do Tema-Problema, é realizada uma correlação nos alunos que praticam atividade física com a motivação nas aulas de Educação Física.
Within the scope of the Pedagogical Internship developed in the second year of the Master's degree in Physical Education Teaching in Primary and Secondary Education at the Faculty of Sports Sciences and Physical Education of the University of Coimbra, the Internship Report arises. The Internship Report is the culmination of a training stage developed within the Pedagogical Internship carried out in the 8thB class of Dr. Maria Alice Gouveia Basic School 2,3, during the academic year 2022/2023, aiming to aggregate all the description and reflection on the activities carried out and the learning achieved during the internship period. The Pedagogical Internship assumes a preponderant role in the training of trainees, as it allows them the opportunity to put into practice the knowledge gained through pedagogical intervention in a real school context, experiencing the challenges of a teacher and seeking the best solutions to promote success in the teaching-learning process of students. This opportunity to exercise the teaching profession under the critical eye of a career teacher and observe the lessons of other teachers allows the trainee student to understand how the teaching process really works and what characteristics need to be developed for successful content transmission. This document is divided into three chapters, namely, the contextualization of the practice, the reflective analysis of the pedagogical practice, and the development of the Theme-Problem. The first part consists of characterizing the entire context in which the internship took place, including initial expectations, weaknesses felt at the starting point, and the initial training project. The second part of the document consists of a thorough and critical reflection on the practices and skills developed, the difficulties still manifested, as well as the strategies adopted to promote successful student learning and enable them to achieve the objectives outlined by the documents that govern physical education teaching.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/112481
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro TamanhoFormato
Miguel Curica_Relatório de Estágio.pdf2.87 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons