Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/112473
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRama, Luís Manuel Pinto Lopes-
dc.contributor.authorFurtado, Leandro Silva-
dc.date.accessioned2024-01-31T23:01:15Z-
dc.date.available2024-01-31T23:01:15Z-
dc.date.issued2023-07-20-
dc.date.submitted2024-01-31-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/112473-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
dc.description.abstractA disciplina de Educação Física é o único meio catalisador da atividade física, para a grande maioria dos alunos e, nós, professores temos a função de poder transmitir hábitos que possam, assim, consequentemente, proporcionar um melhor bem-estar pessoal e um melhor relacionamento interpessoal com o meio envolvente. A implementação de estratégias e protocolos, como o treino HIIT, foi a estratégia adotada que pretendeu não só desenvolver as diferentes aptidões físicas, bem como a promoção do gosto pela prática de atividade física. O Relatório de Estágio, referente ao Estágio desenvolvido na Escola Secundária das Laranjeiras, junto da turma E do 7ºano, descreve o conjunto de experiências vividas ao longo desta etapa de formação.O presente documento estruturou-se de acordo com as quatro áreas do Estágio Pedagógico: atividades de ensino-aprendizagem; atividades de organização e gestão escolar; projetos e parcerias educativas; a área ético-profissional.Ao aprofundar este documento, no aprofundamento do tema-problema, foi efetuado um estudo com a finalidade verificar o efeito do HIIT e a influência da motivação na prática de Educação Física dos alunos do 7º ano de escolaridade. Os principais resultados mostram que Grupo de Controlo (GC) obteve melhorias na aptidão neuromuscular e na força resistente abdominal. Apesar dos alunos pertencentes ao Grupo Experimental (GE) demonstrarem maiores níveis motivacionais, após as 27 semanas não apresentou melhorias significativas nos testes realizados. A amostra considera relevante a regulação integrada, a regulação interna e a motivação intrínseca na participação das aulas de Educação Física, correspondendo a respostas como “concordo plenamente” e “concordo bastante” às afirmações das respetivas dimensões de motivação.O Estágio Pedagógico proporcionou-me experiências valiosas para o meu desenvolvimento pessoal e profissional, marcando, assim, o término da minha formação académica e o início de uma carreira profissional.por
dc.description.abstractThe subject of Physical Education is the only catalyst of physical activity for most students and, we, teachers, have the role of being able to transmit habits that can, thus, consequently, provide a better personal well-being and a better interpersonal relationship with the surrounding environment. The implementation of strategies and protocols, such as HIIT training, was the adopted strategy that aimed not only to develop the different physical skills, but also to promote the taste for physical activity. The Internship Report, which refers to the internship developed at Escola Secundária das Laranjeiras, with the 7th grade class E, describes the set of experiences lived throughout this stage of training.This document is structured according to the four areas of the Teacher Training: teaching-learning activities; school organization and management activities; educational projects and partnerships; the ethical-professional area.In the deepening of this document, a study was carried out with the purpose of verifying the effect of HIIT and the influence of motivation in the practice of Physical Education in 7th grade students. The main results show that the Control Group (CG) obtained improvements in the neuromuscular fitness and in the abdominal resistant strength. Although the students belonging to the Experimental Group (EG) showed higher motivational levels, after the 27 weeks it did not show significant improvements in the tests performed. The sample considers relevant the integrated regulation, the internal regulation, and the intrinsic motivation in the participation in the lessons of Physical Education, corresponding the answers "I strongly agree" and "I agree a lot" to the statements of the respective dimensions of motivation.The Teacher Training provided me with valuable experiences for my personal and professional development, thus marking the end of my academic training and the beginning of a professional career.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectEstágio Pedagógicopor
dc.subjectTreino HIITpor
dc.subjectRelatório de Estágiopor
dc.subjectMotivaçãopor
dc.subjectEducação Físicapor
dc.subjectTeacher Trainingeng
dc.subjectHIIT Trainingeng
dc.subjectInternship Reporteng
dc.subjectMotivationeng
dc.subjectPhysical Educationeng
dc.titleRelatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Secundária das Laranjeiras Junto da Turma 7ºE no Ano Letivo 2022/2023por
dc.title.alternativeTeacher Training Report Developed at Escola Secundária das Laranjeiras next to Class 7ºE in the Academic Year 2022/2023eng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationEscola Secundária das Laranjeiras-
degois.publication.titleRelatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Secundária das Laranjeiras Junto da Turma 7ºE no Ano Letivo 2022/2023por
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203495365-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores e Ciências da Educação-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorFurtado, Leandro Silva::0009-0005-6151-0375-
uc.degree.classification18-
uc.degree.presidentejuriVaz, Vasco Parreiral Simões-
uc.degree.elementojuriMassart, Alain Guy Marie-
uc.degree.elementojuriRama, Luís Manuel Pinto Lopes-
uc.contributor.advisorRama, Luís Manuel Pinto Lopes::0000-0002-9619-8618-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypemasterThesis-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
Show simple item record

Page view(s)

3
checked on May 8, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons