Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/112471
Title: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA QUINTA DAS FLORES, EM COIMBRA, JUNTO DO 11ºD NO ANO LETIVO 2022/2023 MOTIVAÇÃO PARA AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: ALUNOS DE ARTES VISUAIS E CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS
Other Titles: REPORT ON THE TEACHER TRAINING DEVELOPED AT QUINTA DAS FLORES PRIMARY AND SECONDARY SCHOOL, IN COIMBRA, WITH THE 11th D IN THE 2022/2023 SCHOOL YEAR MOTIVATION FOR PHYSICAL EDUCATION CLASSES: STUDENTS OF VISUAL ARTS AND SCIENCES AND TECHNOLOGIES
Authors: Sequeira, Rúben André Simões
Orientador: Rosa, Bruno da Cunha Luís de Avelar
Keywords: Educação Física; Estágio Pedagógico; Motivação; Physical Education; Teacher Training; Motivation
Issue Date: 21-Jul-2023
Serial title, monograph or event: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA QUINTA DAS FLORES, EM COIMBRA, JUNTO DO 11ºD NO ANO LETIVO 2022/2023 MOTIVAÇÃO PARA AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: ALUNOS DE ARTES VISUAIS E CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS
Place of publication or event: Escola Básica e Secundária Quinta das Flores
Abstract: O presente Relatório refere-se ao Estágio Pedagógico realizado na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, em Coimbra, junto da turma do 11ºD, no ano letivo 2022/2023 e encontra-se dividido em duas grandes partes: a reflexão dos aspetos relacionados com o Estágio Pedagógico e o desenvolvimento do tema-problema. A primeira parte divide-se em dois capítulos: contextualização da prática desenvolvida e análise reflexiva sobre a prática pedagógica. O primeiro apresenta as expetativas inicias e caraterização do meio envolvente, desde a caraterização da escola, do grupo disciplinar, do núcleo de estágio e da turma. O segundo refere-se à reflexão aprofundada sobre a prática desenvolvida, nomeadamente as atividades de ensino-aprendizagem, as atividades relacionadas com a organização e a gestão escolar, os projetos e parcerias e a atitude ético-profissional. A segunda parte destina-se ao aprofundamento do tema-problema, no âmbito da “Motivação para as aulas de Educação Física: alunos de Artes Visuais e Ciências e Tecnologias.” O desenvolvimento desta investigação visa a identificação das formas de regulação da motivação que motivam os alunos de Artes Visuais e Ciências e Tecnologias a participarem nas aulas de Educação Física, assim como as diferenças motivacionais entre estes dois grupos. No tema-problema levado a cabo evidencia-se que os alunos do curso de Ciências e Tecnologias apresentam maiores níveis de motivação para a Educação Física na forma de regulação identificada e motivação intrínseca. Por outro lado, os alunos do curso de Artes Visuais revelam maior concordância para a participação nas aulas por identificarem possíveis recompensas externas (regulação externa) e por formas de autocontrolo. Em relação ao sentimento de amotivação, ambos os grupos discordam com esta forma de regulação da motivação, ainda que os alunos de Artes Visuais remetam para uma maior concordância com estes fatores do que os alunos de Ciências e Tecnologias.
This Report refers to the Teacher Training taking place at Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, in Coimbra, with class 11D, in the school year of 2022/2023 and is divided into two main parts: a reflection on aspects related to the Pedagogical Internship and the development of the theme problem.The first part is divided into two chapters: contextualization of the developed practice and reflective analysis of the pedagogical practice. The first presents the initial expectations and characterization of the surrounding environment, namely the characterization of the school, the disciplinary group, the internship core group, and the class itself. The second refers to the in-depth reflection on the practice developed, namely the teaching-learning activities, the activities related to school organization and management, the projects and partnerships and the ethical-professional attitude.The second part is intended to deepen the theme problem, as regards to “Motivation for Physical Education classes: students of Visual Arts and Sciences and Technologies.” The development of this research aims to identify the forms of regulation of motivation that motivate students of Visual Arts and Sciences and Technologies to participate in Physical Education classes, as well as the motivational differences between these two groups.It is clear that Science and Technology students have higher levels of motivation for Physical Education in the form of identified regulation and intrinsic motivation. On the other hand, students of the Visual Arts course reveal greater agreement to participate in classes by identifying possible external rewards (external regulation) and by forms of self-control. As regards to the feeling of amotivation, both groups disagree with this form of regulation of motivation, even though Visual Arts students show greater agreement with these factors than Science and Technology students.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/112471
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
Show full item record

Page view(s)

10
checked on May 8, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons