Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/112469
Title: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA MARQUÊS DE MARIALVA – CANTANHEDE, COM A TURMA C DO 9º ANO, NO ANO LETIVO 2022/2023 Comparação do Tempo de Empenhamento Motor entre Aulas com Situação de Jogo e Aulas por Multitarefa
Other Titles: PEDAGOGICAL INTERNSHIP REPORT DEVELOPED AT THE MARQUÊS DE MARIALVA BASIC SCHOOL – CANTANHEDE, WITH CLASS C OF THE 9TH GRADE, IN THE ACADEMIC YEAR 2022/2023 Comparison of Motor Engagement Time between Game Situation Classes and Multitasking Classes
Authors: Caramelo, Diogo Miguel Saraiva
Orientador: Simões, Paulo Jorge dos Santos Nunes Valente
Keywords: Estágio Pedagógico; Intervenção Pedagógica; Educação Física; Tempo de Empenhamento Motor; Estratégias de Ensino; Pedagogical Training; Pedagogical Intervention; Physical Education; Motor Commitment Time; Teaching Strategies
Issue Date: 18-Oct-2023
Serial title, monograph or event: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA MARQUÊS DE MARIALVA – CANTANHEDE, COM A TURMA C DO 9º ANO, NO ANO LETIVO 2022/2023 Comparação do Tempo de Empenhamento Motor entre Aulas com Situação de Jogo e Aulas por Multitarefa
Place of publication or event: Escola Básica Marquês de Marialva - Cantanhede
Abstract: A realização do Estágio Pedagógico, que surge no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, exercido na Escola Básica Marquês de Marialva em Cantanhede, em conjunto com a turma do 9ºC, ao longo do ano letivo de 2022/2023, termina com a elaboração do relatório de estágio pedagógico. Ao longo de todo o percurso, conseguimos adquirir novos conhecimentos e encontrar diferentes estratégias que nos possibilitaram crescer como futuros professores de Educação Física. Desta forma, e sempre com a supervisão da nossa professora orientadora, foi possível identificar aprendizagens, dificuldades, e competências até então desconhecidas. Assim, este relatório, tem como objetivo expor todos estes pontos, realizando uma reflexão crítica acerca dos mesmos, mas principalmente de toda a prática pedagógica realizada durante todo este percurso. O Relatório de Estágio é composto por três capítulos. No primeiro, é realizada uma caracterização do contexto, enumerando certos aspetos importantes, um segundo capítulo onde é apresentada uma reflexão sobre a investigação pedagógica, e por fim, no terceiro, será apresentado e desenvolvido o tema/problema. Posto isto, o primeiro capítulo é importante não só para contextualizar todo este estágio pedagógico, mas também para apresentar toda a informação necessária sobre o ambiente escolar. De seguida, no segundo capítulo, é apresentada uma análise crítica sobre toda a intervenção pedagógica realizada ao longo de todo o ano letivo, bem como as fases de planeamento, de avaliação, e de todas as atividades desenvolvidas, tanto do cargo de assessoria ao Diretor de Turma, como dos projetos e parcerias educativas desenvolvidas. Por fim, no terceiro e último capítulo, integra-se o aprofundamento do tema/problema desenvolvido durante toda esta experiência pedagógica. O mesmo tema, foi realizado através da aplicação prática de uma metodologia. Desta forma, o trabalho de investigação permitiu analisar de que modo as aulas por multitarefa e aulas lecionadas por grupo de nível, com incidência em situações de jogo, influenciam o tempo de empenhamento motor dos alunos.
The completion of the Pedagogical Internship, which arises under the Master's in Teaching Physical Education in Primary and Secondary Education, the Faculty of Sports Science and Physical Education, University of Coimbra, exercised in Escola Básica Marquês de Marialva in Cantanhede, together with the class of 9ºC, throughout the school year 2022/2023, ends with the preparation of the teacher training report.Along the entire route, we were able to acquire new knowledge and find different strategies that allow us to grow as future teachers of Physical Education. In this way, and always with the supervision of our supervising teacher, it was possible to identify learning, difficulties, and competences unknown until then. Thus, this report aims to expose all these points, making a critical reflection about them, but mainly about all the pedagogical practice carried out throughout this journey.The Internship Report consists of three chapters. In the first, it is performed a characterization of the context, listing certain important aspects, a second chapter where a reflection on the pedagogical research is presented, and finally, in the third, the theme/problem will be presented and developed. Having said this, the first chapter is important not only to contextualize this whole pedagogical internship, but also to present all the necessary information about the school environment. Then, in the second chapter, a critical analysis is presented of all the pedagogical intervention carried out throughout the school year, as well as the stages of planning, evaluation, and all the activities developed, both the advisory position of the Class Director, as well as the projects and educational partnerships developed. Finally, the third and last chapter integrates the deepening of the theme/problem developed during this whole pedagogical experience. In this way, the research work made it possible to analyze how multitasking classes and classes taught by level group, with a focus on game situations, influence the students' motor engagement time.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/112469
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
Show full item record

Page view(s)

16
checked on May 8, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons