Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/112467
Title: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte, junto da turma 12ºa, no ano letivo 2022/2023; Preferências dos alunos relativamente ao feedback emitido pelo professor de educação física
Other Titles: Report of the teacher training developed at Engenheiro Acácio Calazans Duarte Secondary School, at 12th grade, class A, during the academic year 2022/2023; students’ preferences regarding the feedback provided by teachers during Physical Education classes.
Authors: Gonçalves, Tiago José Vieira
Orientador: Nobre, Paulo Renato Bernardes
Keywords: Estágio Pedagógico; Educação Física; Reflexão Crítica; Feedback; Ensino Secundário; Teacher Training; Physical Education; Reflective Analysis; Feedback; Secondary Education
Issue Date: 20-Oct-2023
Serial title, monograph or event: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte, junto da turma 12ºa, no ano letivo 2022/2023; Preferências dos alunos relativamente ao feedback emitido pelo professor de educação física
Place of publication or event: Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (MEEFEBS), da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física (FCDEF), da Universidade de Coimbra (UC)
Abstract: O encerramento do estágio pedagógico, marca o término de um ciclo fundamental para o desenvolvimento da formação pessoal dos futuros docentes, na medida em que representa omomento de aplicação e transição entre os conceitos teóricos e a experiência prática,permitindo-nos consolidar a identidade profissional. Neste documento desenvolvemos areflexão crítica das competências adquiridas ao longo deste processo, nomeadamente, das principais estratégias adotadas face às dificuldades sentidas.O presente Relatório de Estágio, surge no seguimento da conclusão da Unidade Curricular de Estágio Pedagógico, no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (MEEFEBS), da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física (FCDEF), da Universidade de Coimbra (UC).A realização do estágio, decorreu na Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte, na turma 12ºA, no ano letivo 2022/2023, sob orientação do professor Cláudio Sousa e do professor Doutor Paulo Nobre, da FCDEF-UC.O relatório divide-se em três capítulos principais, onde nos primeiros fazemos uma contextualização da prática pedagógica e a consequente análise reflexiva, finalizando com a apresentação do estudo realizado no âmbito da investigação do Tema Problema, dedicado aotema das preferências dos alunos, relativamente ao feedback emitido pelos professores durante as aulas de educação física.Os dados desta investigação produziram alguns resultados interessantes referentes às preferências dos alunos do ensino secundário sobre certas características do feedback, aparentando existir uma consistência independentemente das variáveis sexo e prática desportiva federada. Foi possível verificar que os alunos preferem um feedback descritivo modelo correto e específico focado, com uma descrição de como foi realizado o exercício e referindo-se o professor à forma correta de o realizar. Segundo as suas preferências, apura-se que o feedback deve ser fornecido de forma visual e com afetividade positiva, mas com algum distanciamento e sem que seja possível o contacto físico. Observa-se, que o mesmo deve destinar-se maioritariamente, à totalidade dos alunos da turma e ocorrer durante a realização do exercício, preferindo-se que seguidamente o docente fique a observar o novo desempenho.
The conclusion of the Teacher Training periodmarks the end of a crucial cycle of personal development and training for a future as teachers, as it represents the moment of transition from theoretical concepts to practical experience, allowing us to consolidate our professional identity. Thus, in this document is presented a critical reflection on the development of acquired skills throughout this process, particularly the main strategies adopted in order to the face the encountered difficulties.This report follows the completion of the Teacher Training course within the Master´s in Physical Education in Elementary and Secondary Education (MEEFEBS, portuguese acronym), at the Faculty of Sport Science and Physical Education (FCDEF) of the University of Coimbra (UC).This experience took place at Engenheiro Acácio Calazans Duarte Secondary School, at 12th grade, class A, during the academic year 2022/2023, under the guidance of Professor Cláudio Sousa and Professor Dr. Paulo Nobre from FCDEF-UC.The report is divided into three main chapters, where firstly will be provided a contextualization of the pedagogical practice and subsequent reflective analysis, concluding with the presentation of the study conducted within the research framework of the Problem Theme, aiming to assess students’ preferences regarding the feedback provided by teachers during Physical Education classes.This investigation resulted in some interesting recognitions concerning the preferences of secondary school students regarding certain characteristics of the feedback, appearing to be consistent regardless of the variables: sex and federated sports practice.It was obvious that the students prefer a correct and specific model feedback focused on a description of how the exercise was performed, given by the teacher with exemplification of the correct way of performing it.According to the students´ preferences, the feedback should be visually provided with positive affectivity, despite some distance and without physical contact. It is also observed that it must be destined, mostly, to the whole class and occur during the execution of the exercise. Besides these facts it is made reference of the importance of the teacher observing the new performance after the given feedback, allowing him/her to verify its impact on the students
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/112467
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
Show full item record

Page view(s)

17
checked on Apr 24, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons