Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/112458
Title: Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica de Vilarinho do Bairro com a turma 8ºB, no ano letivo de 2021/2022
Other Titles: Pedagogical Internship Report developed at the Basic School of Vilarinho do Bairro with class B of the 8th grade, in the 2021/2022 school year
Authors: Santos, João Miguel Novo dos
Orientador: Massart, Alain Guy Marie
Keywords: Estágio Pedagógico; Educação Física; Pedagogical Internship; Physical Education
Issue Date: 7-Sep-2022
Serial title, monograph or event: Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica de Vilarinho do Bairro com a turma 8ºB, no ano letivo de 2021/2022
Place of publication or event: Agrupamento de Escolas de Anadia
Abstract: O presente relatório representa uma reflexão e análise crítica em torno do nosso desenvolvimento e das experiências vividas ao longo do Estágio Pedagógico. Após dois anos na Faculdade de Ciências do Desporto e da Educação Física da Universidade de Coimbra, concluímos o percurso no Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário colocando todo o conhecimento adquirido em prática, num contexto real. O Estágio foi realizado na Escola Básica de Vilarinho do Bairro, inserida no Agrupamento de Escolas de Anadia, junto das turmas do 8ºB e 9ºB durante o ano letivo 2021/2022.O estágio proporcionou-nos um contexto real semelhante ao que será o nosso futuro como professores de Educação Física. Ao longo do ano letivo foi necessário planear e intervir pedagogicamente nas turmas onde estivemos inseridos, assim como compreender e cooperar na realização de projetos para a comunidade escolar e diversasfunções que poderemos ocupar no futuro profissional.O objetivo principal deste relatório é refletirmos sobre o nosso percurso ao longo deste ano e expormos as dificuldades, as aprendizagens e as experiências presenciadas. Assim sendo, o documento está dividido em três pontos principais: contextualização do estágio, reflexão da prática pedagógica e apresentação e discussão do tema-problema. No primeiro ponto iremos explicar o nosso percurso, as razões de termos escolhido este curso e caracterizar o meio onde realizámos o estágio. Relativamente ao segundo ponto, iremos analisar e refletir sobre a intervenção pedagógica de acordo com quatros pilares: atividades de ensino-aprendizagem, atividades de organização e gestão escolar, projetos e parcerias educativas e atitude ético-profissional. Por último, no terceiro ponto, iremos apresentar e discutir os resultados sobre o impacto das férias escolares na aptidão aeróbia de alunos do 8º e 9º ano.
This report presents a reflection and commented analysis on our progress and the experiences acquired over Pedagogical Internship. Aftertwo years in Faculty of Sport Sciences and Physical Education at the University of Coimbra, we completed the Master's in Teaching Physical Education in Basic and Secondary Education putting all the acquired knowledge into practice on a real life context. The internship took place onVilarinho do Bairro Basic School, included on Anadia Grouping of Schools, between the students of the 8th and 9th grade during the academic year of 2021/2022.The internship provided us a real life situation who mirrors our future as Physical Education teachers. During the academic year, it was necessary to plan and to pedagogically intervene in the classes we were involved. It was also important to comprehend and cooperate in projects of the school community and other roles which we may do on our professional future.The main goal of this report is to reflect about our year and try to expose the difficulties, the things we learned and the experiences we had. Therefore, this document is divided in three main parts: internship summary, pedagogical practice reflection, problem presentation and discussion of the subject theme. On the first part we will explain our progression, the reasons why we chose this degree and talk about the place where we did our internship. On the second part we will analyze and reflect about the pedagogicalintervention we made according to the following subjects: teaching learning activities, school management and organization activities, educational projects and partnerships and professional ethics. At last, on the third part, we will present and discuss the results we found about the impact of Christmas holiday on the aerobic fitness of 8• and 9• grade students.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/112458
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
Show full item record

Page view(s)

3
checked on Apr 24, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons