Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/112457
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRosa, Bruno da Cunha Luís de Avelar-
dc.contributor.authorMartins, Diogo Alexandre Nunes-
dc.date.accessioned2024-01-31T23:00:47Z-
dc.date.available2024-01-31T23:00:47Z-
dc.date.issued2022-09-12-
dc.date.submitted2024-01-31-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/112457-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
dc.description.abstractThis report was written within the curricular internship performed at Escola Básica e Secundária Dr. Daniel de Matos, in Vila Nova de Poiares, with a view of finishing the Master's Degree in Mestrado em Ensino de Educação Física, obtaining the degree of Mestre de Ensino de Educação Física dos Ensinos Básicos e Secundário, from Faculdade de Ciências de Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.The report is divided into three main chapters. The first chapter is related to a personal framework, contextualization of the school environment and practice, and also focusing on initial expectations and motivations. The second chapter presents an analysis and critical reflection of the work carried out throughout the year, giving special attention to planning, implementation, and evaluation. The third and final chapter deepens the problem studied during the internship.It is known from the outset that motivation varies from individual to individual, depending on their experiences related to practice and day-to-day. Motivation moves students to participate, or not, actively in physical education classes. In this way, the objective of this work is to understand the influence that being federated has on students’ motivation for physical education classes. To study the motivation of students, the "perceived locus of causality questionnaire" (PLOCQ) was applied to all classes of students of the school where the internship had place. The results showed that federated students tend to have slightly higher levels of motivation compared to non-federated students.eng
dc.description.abstractO presente relatório foi elaborado no âmbito do estágio curricular realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Daniel de Matos, em Vila Nova de Poiares, tendo em vista a conclusão do Mestrado em Ensino de Educação Física, obtendo o grau de Mestre de Ensino de Educação Física dos Ensinos Básicos e Secundário, pela Faculdade de Ciências de Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.O relatório está dividido em três capítulos principais. O primeiro capítulo relaciona-se com um enquadramento pessoal, contextualização do meio escolar e da prática, com foco também nas expectativas e motivações iniciais. O segundo capítulo apresenta uma análise e reflexão crítica do trabalho realizado ao longo do ano, dando especial atenção ao planeamento, realização e avaliação. O terceiro e último capítulo aprofunda o tema-problema estudado ao longo do estágio pedagógico.Sabe-se à partida que a motivação varia de individuo para individuo, dependendo das suas experiências relacionadas à prática e dia-a-dia. Introdução: A motivação move os alunos a participarem, ou não, ativamente nas aulas de educação física. Objetivo: Desta forma, o objetivo deste trabalho (componente do tema-problema) é perceber a influência que a ser federado tem na motivação para as aulas de educação física. Metodologia: Para estudar os níveis de motivação dos alunos, foi aplicado o teste "perceived locus of causality questionnaire" (PLOCQ) aos alunos de todas as turmas da escola onde foi realizado o estágio pedagógico. Conclusão: Os resultados obtidos evidenciaram que os alunos federados tendem a apresentar níveis ligeiramente mais altos de motivação comparativamente aos alunos não federados.por
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectMotivaçãopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subjectMotivationeng
dc.subjectLearningeng
dc.subjectPhysical Educationeng
dc.subjectParticipationeng
dc.titleRelatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola E. B. 2, 3 / S. DR. Daniel de Matos em Vila Nova de Poiares no Ano Letivo 2021/2022por
dc.title.alternativeInternship report developed at the school E. B. 2, 3 / S. DR. Daniel de Matos in Vila Nova de Poiares during the school year 2021/2022eng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleRelatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola E. B. 2, 3 / S. DR. Daniel de Matos em Vila Nova de Poiares no Ano Letivo 2021/2022por
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203495888-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores e Ciências da Educação-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorMartins, Diogo Alexandre Nunes::0000-0002-8311-9802-
uc.degree.classification16-
uc.degree.presidentejuriSilva, Elsa Maria Ferro Ribeiro-
uc.degree.elementojuriRosa, Bruno da Cunha Luís de Avelar-
uc.degree.elementojuriDuarte, João Pedro Marques-
uc.contributor.advisorRosa, Bruno da Cunha Luís de Avelar::0000-0002-4954-6237-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
Show simple item record

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons