Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/112450
Title: Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Avelar Brotero junto da turma do 11º1A no ano letivo de 2022/2023
Other Titles: Pedagogical Training Report developed in Avelar Brotero Secondary School with the class of 11th1A in the 2022/2023 school year
Authors: Lopes, Pedro da Cruz
Orientador: Silva, Elsa Maria Ferro Ribeiro
Keywords: Estágio Pedagógico; Reflexão da prática pedagógica; Avaliação partilhada; Promoção dos objetivos de aprendizagem; Teaching Training; Reflection of pedagogical practice; Shared assessment; Promotion of learning objectives
Issue Date: 24-Jul-2023
Serial title, monograph or event: Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Avelar Brotero junto da turma do 11º1A no ano letivo de 2022/2023
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: O Estágio Pedagógico surge no âmbito do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, lecionado pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, da Universidade de Coimbra. O estágio foi desenvolvido na Escola Secundária Avelar Brotero, no ano letivo de 2022/2023, em Coimbra, onde acompanhámos a turma do 11º1ª. Por isso, o presente produto escrito pretende enunciar o conjunto de experiências e aprendizagens desenvolvidas no decorrer do Estágio Pedagógico, iniciando com um breve enquadramento acerca da nossa participação neste ciclo de estudos e sobre as expetativas para a concretização desta unidade da formação inicial de professores. Depois, seguir-se-á a referência a todas as atividades elaboradas no domínio da intervenção pedagógica, como é o caso do planeamento, da realização e da avaliação, e a consequente reflexão crítica. De seguida, descrevemos e refletimos sobre todas as outras dinâmicas em que participámos no decorrer do Estágio Pedagógico e que contribuíram para a introdução à profissionalização, compondo o restante conjunto de funções associadas à profissão docente, como a participação em atividades de caráter organizativo na instituição escolar, tais como, a presença em reuniões do grupo disciplinar e do conselho de turma, ou a assessoria do Coordenador do Desporto Escolar e dos Professores Responsáveis pelos Grupos-Equipa. A estas tarefas juntam-se os projetos desenvolvidos na comunidade escolar, de onde se destacam o Corta-Mato Escolar e os EQUIFIT GAMES. Não obstante, abordam-se as restantes questões que garantem a coerência do perfil docente, como a sua atitude ético-profissional, onde se enquadra o compromisso pelas aprendizagens dos alunos e a dedicação ao projeto educativo, colaborando com toda a comunidade escolar. Além disso, sendo este um relatório acerca do Estágio Pedagógico, também se abordou um conjunto de temáticas que garantiram o normal funcionamento da formação em causa, com relevância para a intervenção pedagógica, como a prática supervisionada, as atividades de observação, o projeto de intervenção pedagógica e as estratégias de formação contínua. Por fim, relevamos a exploração de um tema-problema cujo objetivo seria determinar a perceção dos alunos dos professores estagiários do presente ano letivo, sobre a partilha ou cedência de responsabilidade no processo de avaliação, de forma a promover as suas aprendizagens, tendo em conta que serão alvo de um processo de ensino-aprendizagem gerido por professores durante a sua formação profissional inicial. Ainda assim, almeja-se também a aferição de quais estratégias de avaliação formativa e partilhada potenciam a consecução dos objetivos de aprendizagem, garantindo um suporte de investigação que possa apoiar a formação inicial de professores, mas também a intervenção dos professores já profissionalizados, na qualidade das suas práticas pedagógicas.
The Teacher Training comes within the scope of the Master's Degree in Teaching Physical Education in Primary and Secondary Education, taught by the Faculty of Sports Science and Physical Education, University of Coimbra. The training was developed in the Secondary School Avelar Brotero, in the school year 2022/2023, in Coimbra, where we followed the class 11º1A. Therefore, this written product aims to describe the experiences and learning developed during the Teacher Training, starting with a brief framework about our participation in this cycle of studies and about the expectations for the achievement of this unit of initial teacher education. Then, there will follow the reference to all the activities developed in the domain of pedagogical intervention, such as planning, implementation and evaluation, and the consequent critical reflection. After that, we describe and reflect on all the other dynamics in which we participated during the Teacher Training and which contributed to the introduction to professionalization, composing the remaining set of functions associated with the teaching profession, such as the participation in activities of an organizational nature in the school institution, such as the presence in assemblies of the disciplinary group and of the class council, or the assist of the School Sport Coordinator and of the Teachers in charge of the Team Groups. In addition to these tasks, there are the projects developed in the school community, such as the School Cross-Country and the EQUIFIT GAMES project. However, the remaining issues that ensure the consistency of the teaching profile are addressed, such as their ethical-professional attitude, which includes commitment to the students' learning and dedication to the educational project, collaborating with the whole school community. Moreover, as this is a report on the Teacher Training, a set of themes that ensure the normal functioning of the training in question was also addressed, with relevance to educational intervention, such as supervised practice, observation activities, the project of educational intervention and continuous education strategies. Finally, we highlight the exploration of a theme/research whose objective would be to determine the students' perception, of the trainee teachers at the present school year, about the sharing or cession of responsibility in the assessment process in order to promote their learning, taking into account that they will be the target of a teaching-learning process managed by teachers during their initial professional education. Even so, it is also aimed to verify which formative and shared assessment strategies enhance the achievement of learning objectives, ensuring a research support that can assist the initial teacher’s education, but also the intervention of already professionalized teachers, in the quality of their pedagogical practices.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/112450
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
Show full item record

Page view(s)

7
checked on May 8, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons