Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/112449
Title: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO, DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA COM PRÉ-ESCOLAR BARTOLOMEU PERESTRELO NO ANO LETIVO 2022/2023 COMPREENSÃO DO FEEDBACK EMITIDO PELO PROFESSOR – UM PROJETO REALIZADO COM A TURMA 3 DO 8º ANO DE ESCOLARIDADE, DA ESCOLA BÁSICA COM PRÉ-ESCOLAR BARTOLOMEU PERESTRELO
Other Titles: TEACHER TRAINING REPORT, DEVELOPED IN PRIMARY SCHOOL WITH PRESCHOOL BARTOLOMEU PERESTRELO IN THE 2022/2023 SCHOOL YEAR UNDERSTANDING THE FEEDBACK PROVIDED BY THE TEACHER – A PROJECT CARRIED OUT WITH CLASS 3 IN THE 8TH YEAR OF SCHOOLING, IN PRIMARY SCHOOL WITH PRESCHOOL CHILD BARTOLOMEU PERESTRELO
Authors: Luís, Francisco Miguel Rocha
Orientador: Silva, Elsa Maria Ferro Ribeiro
Keywords: Estágio Pedagógico.; Intervenção Pedagógica.; Perceção.; Educação Física.; Pedagogical Internship.; Pedagogical Intervention.; Perception.; Physical Education.
Issue Date: 24-Jul-2023
Serial title, monograph or event: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO, DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA COM PRÉ-ESCOLAR BARTOLOMEU PERESTRELO NO ANO LETIVO 2022/2023 COMPREENSÃO DO FEEDBACK EMITIDO PELO PROFESSOR – UM PROJETO REALIZADO COM A TURMA 3 DO 8º ANO DE ESCOLARIDADE, DA ESCOLA BÁSICA COM PRÉ-ESCOLAR BARTOLOMEU PERESTRELO
Place of publication or event: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
Abstract: O presente documento representa um marco importante no nosso percurso académico, definindo a conclusão do Estágio Pedagógico e consequentemente do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Coimbra. O Estágio Curricular realizou-se na Escola Básica com Pré-escolar Bartolomeu Perestrelo – Região Autónoma da Madeira. Este, teve a duração de um ano letivo, através de uma prática pedagógica supervisionada, onde aplicamos os nossos conhecimentos teórico-práticos e habilidades pedagógicas. O facto de termos a possibilidade de atuar pedagogicamente em contexto real, tem uma relevância ímpar no nosso percurso enquanto futuros profissionais docentes. Esta intervenção pedagógica foi realizada na turma 3 do 8º ano de escolaridade, da Escola Básica com Pré-escolar Bartolomeu Perestrelo. Este relatório tem como principal objetivo realizar uma apresentação do trabalho realizado neste Estágio Pedagógico, transparecendo as fragilidades, potencialidades, expetativas e sentimentos ao longo de toda esta jornada. Ao longo do trabalho será utilizada bibliografia científica adequada aos parâmetros abordados. Estando este documento dividido em três grandes capítulos: contextualização da prática desenvolvida, análise reflexiva sobre a prática pedagógica e apresentação do tema-problema, intitulado: “Perceção cognitiva e prática dos alunos sobre o feedback dos professores –um projeto realizado com a turma 3 do 8º ano de escolaridade, da Escola Básica com Pré-escolar Bartolomeu Perestrelo”.Em suma, foi efetuado um balanço final relativo ao Estágio Pedagógico, onde albergou todas as vivências, competências e aprendizagens decorridas desta etapa académica, que contribuirá para uma prática profissional mais capaz e eficiente.
This document represents an important milestone in our academic path, defining the conclusion of the Teacher Training and, consequently, the Master's Degree in Teaching Physical Education in Basic and Secondary Education at the University of Coimbra.The Teacher Training took place at the Basic School with Preschool Bartolomeu Perestrelo – Autonomous Region of Madeira. This lasted for one academic year, through a supervised pedagogical practice, where we applied our theoretical-practical knowledge and pedagogical skills. The fact that we have the possibility to act pedagogically in a real context has a very crucial relevance for our path as teaching professionals. This pedagogical intervention was carried out in class 3 of the 8th grade, at Basic School with Preschool Bartolomeu Perestrelo.The main objective of this report is to present all the work carried out in this Pedagogical Internship, showing all the weaknesses, strengths, expectations, and feelings.Throughout the work scientific bibliography appropriate to the parameters addressed will be used. As this document is divided into three large chapters: contextualization of the developed practice, reflective analysis of the pedagogical practice and presentation of the problem-theme, entitled: “Students' cognitive and practical perception of teachers' feedback – a project carried out with Class 3 of 8th year of schooling, from Basic School with Pre-school Bartolomeu Perestrelo”.In short, a final balance was made regarding the Pedagogical Internship, which housed all the experiences, skills and learning resulting from this academic stage, which will contribute to a more capable and efficient professional practice.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/112449
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File SizeFormat
Relatório de estágio_Franciscoluis.pdf1.16 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons