Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/112448
Title: Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica 2. º e 3. º Ciclos Dr. ª M. ª Alice Gouveia, ano letivo 2022/2023, turma 9. º D - Interpretação da utilização do Judo na Educação Física Escolar - Aplicação a nível nacional do questionário a docentes da disciplina de Educação Física.
Other Titles: Teacher Training´s Report conducted at Dr. M. Alice Gouveia 2nd and 3rd Cycle Elementary School, academic year 2022/2023, 9th Grade, D Class - Interpreting the Use of Judo in School Physical Education - National Application of Questionnaire to Physical Education Teachers.
Authors: Freches, Francisco Luís Pereira
Orientador: Rosa, Bruno da Cunha Luís de Avelar
Keywords: Estágio Pedagógico; Ensino-Aprendizagem; Prática Pedagógica; Educação Física; Teacher Training; Teaching-Learning; Pedagogical Practice; Physical Education
Issue Date: 24-Jul-2023
Serial title, monograph or event: Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica 2. º e 3. º Ciclos Dr. ª M. ª Alice Gouveia, ano letivo 2022/2023, turma 9. º D - Interpretação da utilização do Judo na Educação Física Escolar - Aplicação a nível nacional do questionário a docentes da disciplina de Educação Física.
Place of publication or event: Escola Básica 2. º e 3. º Ciclos Dr. ª M. ª Alice Gouveia
Abstract: Este extenso e detalhado documento encontra-se embebido num caráter indispensável e basilar de todo o processo do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. Serve de alicerce a este RE o trabalho desenvolvido junto da turma do 9º ano (turma D) na Escola Básica 2º e 3º Ciclos Dr.ª Maria Alice Gouveia, pertencente ao Agrupamento de Escolas Coimbra Sul, mais concretamente situada no concelho de Coimbra.Com este documento, evidencia-se o processo pedagógico realizado e desenvolvido ao longo de todo o Estágio Pedagógico. O objetivo deste estágio prende-se com a formação de futuros docentes de Educação Física, capazes de refletir e ajustar a sua evolução de forma a transmitir o seu conhecimento e valores aos demais. Este, oferece ainda a oportunidade de vivenciar e aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos durante a formação académica num contexto educacional real. Complementarmente, o EP visa proporcionar um espaço para o desenvolvimento do pensamento crítico, da capacidade de adaptação e do desenvolvimento das capacidades de tomada de decisões durante o contexto educativo. Este, contribui ainda para o amadurecimento profissional, promovendo a reflexão sobre a identidade do professor, os seus valores, ética e finalidades.Deste modo, o seguinte documento encontra-se estruturado de acordo com três capítulos distintos, mas inteiramente correlacionados. O primeiro capítulo diz respeito à contextualização da prática, apresentado desta forma todo o contexto físico e socioeducativo em que decorreu o desenvolvimento do EP. O segundo capítulo diz respeito à análise reflexiva da prática pedagógica, contemplando todos os processos aplicados ao longo do ano letivo, bem como as dificuldades identificadas, estratégias adotadas e consequentes resultados obtidos. No terceiro e último capítulo encontra-se evidenciada a investigação tema-problema que teve como objetivo observar a pertinência do ensino do Judo na Educação Física Escolar.
This extensive and detailed document is embedded in an indispensable and foundational character of the entire Master's process in Physical Education Teaching in Primary and Secondary Education at the Faculty of Sports Sciences and Physical Education of the University of Coimbra. It serves as the foundation for this Teacher Training´s Report, based on the work developed with the 9th-grade class (Class D) at the Drª Maria Alice Gouveia 2nd and 3rd Cycle Basic School, belonging to the Coimbra Sul School Group, specifically located in the municipality of Coimbra.With this document, the aim is to highlight the entire pedagogical process carried out and developed throughout the Teacher Training. The objective of this internship is related to the training of future Physical Education teachers, capable of reflecting on and adjusting their progress in order to transmit their knowledge and values to others. It also offers the opportunity to experience and apply the theoretical knowledge acquired during academic training in a real educational context. Additionally, the Teacher Training aims to provide a space for the development of critical thinking, adaptability, and decision-making abilities within the educational context. It further contributes to professional growth by promoting reflection on the teacher's identity, values, ethics, and purposes.Thus, the following document is structured according to three distinct yet entirely correlated chapters. The first chapter concerns the contextualization of the practice, presenting the entire physical and socio-educational context in which the Teacher Training unfolded. The second chapter focuses on reflective analysis of pedagogical practice, encompassing all the processes applied throughout the academic year, as well as the identified difficulties, adopted strategies, and resulting outcomes. The third and final chapter highlights the research on the topic-problem that aimed to observe the relevance of teaching Judo in School Physical Education.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/112448
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File SizeFormat
2018300328_RE_FINAL.pdf4.54 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

4
checked on May 8, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons