Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/112446
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPereira, Artur Manuel Romão-
dc.contributor.authorCarvalho, Óscar Costa-
dc.date.accessioned2024-01-31T23:00:16Z-
dc.date.available2024-01-31T23:00:16Z-
dc.date.issued2023-10-17-
dc.date.submitted2024-01-31-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/112446-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
dc.description.abstractO presente Relatório de Estágio Pedagógico surge no âmbito da Unidade Curricular Relatório de Estágio, integrante do 2.º ano do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. É uma produção escrita dividida em duas partes: a primeira com carácter reflexivo sobre aspetos relacionados com o Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica Nº2 da Mealhada, no letivo de 2022/2023 e outra, relacionada com o desenvolvimento do Tema-Problema.Desta forma, este relatório será sobretudo uma reflexão orientada à realidade vivenciada durante o Estágio Pedagógico, tendo como base as orientações oferecidas no Guia de Estágio 2022/2023. O trabalho está divido em três capítulo – Capítulo I: incide na contextualização da prática desenvolvida e análise reflexiva sobre a prática pedagógica. São apresentadas e descritas a expectativas iniciais, contextualização do meio, caracterização da escola, do grupo disciplinar e da turma; Capítulo II que incide na análise reflexiva da prática pedagógica e engloba quatro áreas - Atividades de Ensino-Aprendizagem (Área 1), Atividades de Organização e Gestão Escolar (Área 2), Projetos e Parcerias Educativas (Área 3) e Atitude Ético-Profissional (Área 4).Em todas está incorporada uma reflexão profunda acerca das dificuldades sentidas e as estratégias utilizadas para superá-las; o Capítulo II incide no aprofundamento do Tema-Problema, no qual se averigua se existem diferenças na aptidão aeróbia entre alunos praticantes de uma modalidade federada e alunos não praticantes de uma modalidade federada e, também, se pretende verificar que tipo de relação existe entre a aptidão física e o desempenho académico.por
dc.description.abstractThis Report refers to the Teacher Training is part of the Curricular Teacher Training Report, part of the 2nd year of the master’s degree in teaching physical education in Basic and Secondary Education, at the Faculty of Sport Sciences and Physical Education at the University of Coimbra. It is a written production divided into two parts, the first with a reflective character about aspects related to the Teacher Training developed at Escola Básica Nº2 da Mealhada, in the 2022/2023 school year, and the other related to the development of the problem-theme.In this way, this report will be mainly a reflection oriented to the reality experienced during the the Teacher Training, based on the guidelines offered in the the Teacher Training Guide 2022/2023. The work is divided into three chapters – Chapter I: focuses on the contextualization of the developed practice and reflective analysis on the pedagogical practice. Initial expectations, context of the environment, characterization of the school, the disciplinary group and the class are presented and described; Chapter II focuses on the reflective analysis of pedagogical practice and encompasses four areas - Teaching-Learning Activities (Area 1), School Organization and Management Activities (Area 2), Educational Projects and Partnerships (Area 3) and Ethical-Professional Attitude (Area 4), a profound reflection on the difficulties experienced and the strategies used to overcome them is embodied in all of them, Chapter II focuses on the deepening of the Theme-Problem, in which it is verified whether there are differences in aerobic fitness between Practitioners of a federated sport and non-practitioners of a federated sport, and it is also intended to verify what kind of relationship exists between physical fitness and academic performance.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
dc.subjectEstágio Pedagógicopor
dc.subjectEducação Físicapor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.subjectPhysical educationeng
dc.subjectLearningeng
dc.titleRELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA N. º2 DA Mealhada, Com A TURMA D2 DO 8.º ANO, NO ANO LETIVO 2022-2023por
dc.title.alternativeREPORT ON THE TEACHER TRAINING DEVELOPED AT ESCOLA BASICA Nº 2 DA Mealhada, WITH CLASS D2 OF THE 8TH GRADE, IN THE SCHOOL YEAR 2022-2023eng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationESCOLA BÁSICA N. º2 DA Mealhada-
degois.publication.titleRELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA N. º2 DA Mealhada, Com A TURMA D2 DO 8.º ANO, NO ANO LETIVO 2022-2023por
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203495497-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores e Ciências da Educação-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorCarvalho, Óscar Costa::0009-0003-4362-2862-
uc.degree.classification17-
uc.degree.presidentejuriCoelho, Miguel Ângelo Sousa Fachada Domingues-
uc.degree.elementojuriPereira, Artur Manuel Romão-
uc.degree.elementojuriRama, Luís Manuel Pinto Lopes-
uc.contributor.advisorPereira, Artur Manuel Romão-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
Show simple item record

Page view(s)

18
checked on Jul 17, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons