Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/112444
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Soares, Luísa Neves | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-31T17:17:39Z | - |
dc.date.available | 2024-01-31T17:17:39Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.isbn | 978-989-54365-2-1 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/112444 | - |
dc.description.abstract | O filme documental parte do real concreto do mundo e de quem o habita, para, através de uma mediação direta por parte do realizador, existir enquanto objeto de criação. Nesta análise, a reflexão parte de um tipo de cinema documental de cunho marcadamente autoral (documentários performáticos, na definição de Bill Nichols ou que cabem na definição de filme-ensaio), e por isso objetos fílmicos em que a visão, posicionamento crítico, escolha e linguagem do autor se assumem como determinantes. Para esta comunicação, a proposta é a de questionar a relação que existe entre quem filma e quem é filmado, a forma como acontece esse encontro e quais os fatores que podem influenciar ou ser determinantes nessa relação (tempo, proximidade cultural, convicções, História, género, aparato técnico, etc). Que tipo de relação é gerada e qual o grau de autenticidade desenvolvido com o objeto de interesse por parte do realizador, o sujeito a partir de quem o filme existe? Analisar-se-á a forma como a realidade, não sendo adulterada, é enquadrada por parte de quem a filma, qual o tipo de presença do realizador fora e dentro de campo e o seu envolvimento com o tema, olhando para a obra documental de Agnès Varda, cineasta que tem na sua obra uma voz, na aceção de Nichols decididamente presente e interventiva e cujo cunho autoral pode claramente ser reconhecido. | pt |
dc.language.iso | por | pt |
dc.publisher | Associação de Investigadores da Imagem em Movimento | pt |
dc.rights | openAccess | pt |
dc.subject | Cinema Documental | pt |
dc.subject | Autoria | pt |
dc.subject | Outro | pt |
dc.subject | Intimidade | pt |
dc.title | A relação com o outro no filme documental (de cariz autoral). O caso de Agnès Varda | pt |
dc.type | article | pt |
degois.publication.location | Universidade De Santiago de Compostela | pt |
degois.publication.title | Atas do IX Encontro Anual da AIM | pt |
dc.peerreviewed | yes | pt |
dc.date.embargo | 2019-01-01 | * |
uc.date.periodoEmbargo | 0 | pt |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.openairetype | article | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.grantfulltext | open | - |
Appears in Collections: | I&D CEIS20 - Artigos e Resumos em Livros de Actas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Luisa Neves Soares - A Relação com o Outro no Filme Documental.pdf | 195.73 kB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s)
49
checked on Oct 16, 2024
Download(s)
24
checked on Oct 16, 2024
Google ScholarTM
Check
Altmetric
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.