Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/112193
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dc.contributor.authorMoio, Isabel-
dc.date.accessioned2024-01-24T10:02:27Z-
dc.date.available2024-01-24T10:02:27Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.isbn978-989-95390-4-4-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/112193-
dc.description.abstractAs recentes políticas educativas sublinham o papel das instituições de ensino superior enquanto espaços de aprendizagem ao longo da vida, traduzindo-se no reforço da formação para a empregabilidade através da responsabilização individual. Em Portugal, o Decreto-Lei n.o 64/2006 introduziu alterações quanto à forma como adultos com 23 anos ou mais (conhecidos como “novos públicos” devido ao aumento do número de inscritos) podem ingressar no ensino superior. O alargamento do acesso ao ensino superior a “novos públicos” tem conduzido ao aparecimento de estudantes com trajetórias académicas e experienciais distintas das dos tradicionais. Através de uma investigação mista estudou-se a perceção dos estudantes que ingressaram na Universidade de Coimbra entre 2011/2012 e 2014/2015, pelo concurso destinado a maiores de 23 anos, e que em 2017 se encontravam a frequentar, pelo menos, o 2.o ano, quanto às suas motivações para frequentar o ensino superior, relacionando-as com a sua situação profissional. Primeiramente foi administrado um inquérito por questionário a 170 estudantes, recorrendo-se ao SPSS para análise de dados. De seguida, realizou-se uma entrevista focalizada de grupo com 4 desses estudantes, procedendo-se a análise de conteúdo. Os dados quantitativos permitiram concluir que os estudantes são mobilizados tanto por motivações intrínsecas (dimensão hedonista e epistémica), como por motivações extrínsecas (dimensão económica, operacional profissional, identitária e vocacional). No entanto, a entrevista focalizada de grupo permitiu verificar que, tendencialmente, os estudantes procuram cursos afins das suas trajetórias profissionais, visando a reestruturação da carreira profissional, a inserção em novo emprego e a possibilidade de auferir remuneração mais elevada.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherSociedade Portuguesa de Ciências da Educaçãopt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectensino superiorpt
dc.subjectestudantes maiores de 23 anospt
dc.subjectmotivaçõespt
dc.subjecttrabalhopt
dc.titleEstudantes maiores de 23 anos na Universidade de Coimbra: Motivações, formação superior e trabalho.pt
dc.typearticlept
degois.publication.firstPage251pt
degois.publication.lastPage261pt
degois.publication.titleLiberdade, Equidade e Emancipação. Atas do XV Congresso da SPCEpt
dc.peerreviewedyespt
dc.date.embargo2021-01-01*
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.openairetypearticle-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:I&D CEIS20 - Artigos e Resumos em Livros de Actas
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