Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/112161
Title: A formação específica e a formação pedagógica Prioridades e/ou necessidades
Authors: Pinheiro, A. B. M.
Pinheiro, M. D. S. L. B
Ferreira, A. G.
Keywords: Formação pedagógica; Formação continuada; Educação profissional
Issue Date: 2019
Serial title, monograph or event: XV Congreso Internacional Gallegoportugués de Psicopedagogía: II Congreso de la Asociación Científica Internacional de Psicopedagogía
Place of publication or event: A Coruña
Abstract: As Instituições formadoras e os envolvidos no processo, ainda negligenciam a formação continuada, pois entendem que o domínio do conhecimento específico, aliado à prática, suplanta a necessidade de uma formação pedagógica. Esta sistemática nos remete à reflexão sobre o ajustamento desses cursos oferecidos, às necessidades dos professores. Em sua carreira profissional são muitas as dificuldades enfrentadas pelos docentes que os limita no seu desenvolvimento. A formação continuada é o caminho adequado ao aprimoramento, seja das matérias que leciona, seja do preparo didático/pedagógico, tornando-os capacitados/atualizados em conteúdo e técnicas de aprendizagem, provendo-os de ferramentas auxiliadoras em seu desenvolvimento. Esta comunicação apresenta dados preliminares de uma investigação no âmbito dos 21 Campi do Instituto Federal do Espírito Santo-IFES, recolhidos através de questionário aos docentes daquela Instituição situada no Espírito Santo, Brasil, objetivando caracterizar o índice de adesão aos programas de formação continuada ofertados pela Instituição, em relação à formação pedagógica e sua adequação às necessidades de ambos. Os resultados até aqui encontrados, asseveram que os docentes divisam a importância de se aperfeiçoarem/capacitarem na área pedagógica, mas, por indisponibilidade de tempo e assoberbados com carga hora-aula, não procuram o próprio desenvolvimento profissional, o que pode levar ao comprometimento do ensino/aprendizagem e prejudicar a atividade pedagógica da instituição. O estudo demonstra o problema que se coloca na consistência do ensino caracterizado pela menor atenção aos aspectos da comunicação e da relação educativa, levando a que os docentes não se interessem por cursos de formação didático/pedagógicos capazes de possibilitar uma melhor consciência do processo ensino/aprendizagem.
The training institutions, as well as those involved in the process, still neglect continuing education, because they understand that the domain of specific knowledge, combined with the teaching practice, supplants the need for pedagogical training. This practice refers us to the reflection on the adjustment of these courses offered, to the needs of teachers in this area of education. In his professional career there are many difficulties faced by the teachers that limits them in their professional development. Continuing education is the appropriate path for the improvement of both the subjects taught and the didactic/pedagogical preparation, making them capable and updated in content and learning techniques, providing them with tools to assist in their own development. Thus, this communication presents preliminary data of an investigation within the 21 Campuses of the Federal Institute of Espírito Santo-IFES, collected through a questionnaire to the teachers of that Institution located in Espirito Santo, Brazil, about the pedagogical formation of these teachers. The results hitherto found, assert that teachers perceive the indispensability of improving/qualifying in the pedagogical area, but because of time unavailability, they are burdened with their own professional development, which can lead to commitment of the teaching/learning binomial and to prejudice the pedagogical activity of the institution. The study demonstrates the problem of consistency in teaching characterized by less attention to the aspects of communication and the educational relation, leading to the teachers not being interested in didactic / pedagogical training courses capable of making possible a better awareness of the teaching/learning.
URI: https://hdl.handle.net/10316/112161
ISBN: 978-84-9749-726-8
Rights: openAccess
Appears in Collections:I&D CEIS20 - Artigos e Resumos em Livros de Actas

Show full item record

Page view(s)

29
checked on May 15, 2024

Download(s)

20
checked on May 15, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons