Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/112099
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFestas, Maria Isabel Ferraz-
dc.contributor.authorSeixas, Ana Maria-
dc.contributor.authorMatos, Armanda Pinto da Mota-
dc.date.accessioned2024-01-22T12:54:29Z-
dc.date.available2024-01-22T12:54:29Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.issn1678-4634pt
dc.identifier.issn1517-9702pt
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/112099-
dc.description.abstractA escrita acadêmica exige a capacidade de captar as ideias principais das fontes através de uma linguagem própria. Um dos problemas que tem sido identificado em estudantes universitários, sobretudo nos principiantes, diz respeito à forma deficiente como escrevem, traduzida em textos colados aos originais, facilmente considerados como tendo sido plagiados. O objetivo principal do presente estudo foi o de identificar as estratégias usadas pelos estudantes universitários ao redigir textos. Foi solicitado a 44 estudantes que escrevessem uma síntese com as ideias principais de um artigo que haviam lido previamente. As composições foram classificadas por duas professoras de português, de acordo com as estratégias usadas: cópia sem citação; cópia com citação; mosaico; paráfrase; sumário. Essa avaliação confirmou que os estudantes recorrem com muita frequência à cópia e ao mosaico, acompanhando de perto a linguagem do original, aproximando-se daquilo que poderia ser classificado como plágio. Foi, ainda, detectado que, muito frequentemente, os estudantes alteram o significado da fonte. O cálculo de correlações e a análise de clusters indicam que uma grande parte dos estudantes tende a adotar uma de duas estratégias: ou copiam, respeitando a fonte, ou escrevem de modo autônomo, mas alterando as ideias do conteúdo que leram. Os resultados encontrados permitem concluir que existem muitas dificuldades na escrita, o que chama a atenção para a necessidade de uma pedagogia que vise o desenvolvimento nos estudantes da sua identidade como autores, realçando que essa será uma alternativa desejável às medidas punitivas de combate ao plágio que atualmente têm se imposto no meio universitáriopt
dc.description.abstractAcademic writing requires the ability to identify the main ideas of sources, using an original language. One of the problems that had been identified in university students, especially in beginners, concerns the deficient way in which they write. Often, they produce texts very close to the originals, easily confounded with plagiarized texts. The main objective of the present study was to identify the strategies used by university students in a writing task. Forty-four students were asked to write a summary with the main ideas of a previously read article. Two Portuguese teachers evaluated the summaries, according to the strategies used: copy without citation; copy with citation; patchwriting; paraphrase; summary. This evaluation confirmed that students very often use copying and patchwriting, closely following the language of the original, approaching what could be classified as plagiarism. It was also detected that, very often, students change the meaning of the source. Correlations and the analysis of clusters were conducted, indicating that a large part of the students tend to adopt one of two strategies: they copy, respecting the source, or they write autonomously, but changing the ideas of what they have read. The results found allowed to conclude that our participants have many difficulties in writing, which lead us to defend the need to develop students’ writing and their identity as authors, and to argue that pedagogical responses will be the best way to combat plagiarism and an alternative to the punitive measures currently prevailing in the university contextpt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt
dc.subjectEscrita académicapt
dc.subjectuso de fontespt
dc.subjectplágiopt
dc.subjectestudantes universitáriospt
dc.titleEscrita a partir de fontes e suas relações com o plágio em estudantes universitários ,pt
dc.typearticle-
degois.publication.firstPagee252586pt
degois.publication.titleEducação e Pesquisapt
dc.peerreviewedyespt
dc.identifier.doi10.1590/s1678-4634202349252586porpt
degois.publication.volume49pt
dc.date.embargo2023-01-01*
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypearticle-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
crisitem.author.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.author.researchunitCES – Centre for Social Studies-
crisitem.author.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.author.parentresearchunitUniversity of Coimbra-
crisitem.author.orcid0000-0002-1720-1488-
crisitem.author.orcid0000-0003-3177-5493-
crisitem.author.orcid0000-0003-0802-5870-
Appears in Collections:I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Internacionais
Files in This Item:
File Description SizeFormat
213760-Texto do artigo-634594-1-10-20230627.pdf349.89 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

20
checked on May 8, 2024

Download(s)

3
checked on May 8, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons