Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/111747
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCastro, Maria de Fátima Grilo Velez de-
dc.contributor.authorFerreira, Carolina Higino-
dc.date.accessioned2024-01-08T23:03:44Z-
dc.date.available2024-01-08T23:03:44Z-
dc.date.issued2023-09-22-
dc.date.submitted2024-01-08-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/111747-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras-
dc.description.abstractO presente relatório de estágio visa apresentar uma reflexão sobre todas as atividades, letivas e extra-letivas, realizadas no contexto da prática pedagógica supervisionada que decorreu na Escola Secundária Fernando Namora, em Condeixa-a-Nova, durante o ano letivo 2022/2023. O relatório aborda a importância da análise de dados no ensino da Geografia, especificamente no tema "Contrastes de Desenvolvimento". A escolha deste tema baseou-se no meu interesse pessoal pela análise de dados e no facto de acreditar que a aprendizagem é facilitada quando se torna “visível”. A questão principal a que este estudo procura dar resposta é se a análise de dados pode melhorar a compreensão e aplicação dos conteúdos de Geografia.Na primeira parte é realizado o enquadramento do estágio pedagógico, caracterizando a escola, o meio e a turma a mim afecta; sendo também descritas todas as atividades letivas e não letivas realizadas. Na segunda parte é feito um enquadramento teórico do tema “Contrastes de Desenvolvimento” que passa por uma discussão conceptual em torno da dimensão do desenvolvimento, análise da sua evolução no currículo da Geografia e nos manuais escolares em vigor.A aplicação da estratégia pedagógico-didática evidencia que a análise de dados, especialmente representados em gráficos e cartogramas, foi frutífera nas suas três aplicações. Os/as alunos/as demonstraram capacidades de representação, análise e compreensão dos dados, além de desenvolverem capacidades de seleção, recolha e pesquisa em diversas bases de dados. Os resultados também revelaram que os/as alunos/as gostaram da estratégia e sentiram que esta os ajudou na compreensão dos conteúdos e no desenvolvimento de várias competências.por
dc.description.abstractThe present internship report aims to present a reflection on all the activities, both educational and extracurricular, carried out in the context of supervised pedagogical practice at Escola Secundária Fernando Namora in Condeixa-a-Nova, during the academic year 2022/2023. The report addresses the importance of data analysis in the teaching of Geography, specifically focusing on the theme of "Contrasts in Development". The choice of this theme was based on my personal interest in data analysis and the belief that learning is facilitated when it becomes visible. The main question that this study seeks to answer is whether data analysis can improve the understanding and application of Geography content.The first part provides an overview of the pedagogical internship, describing the school, the environment and the assigned class, as well as detailing all the educational and non-educational activities carried out. The second part provides a theoretical framework on the subject of "Contrasts in Development," encompassing a conceptual discussion on the dimension of development, an analysis of its evolution in the Geography curriculum, and its representation in current textbooks.The application of the pedagogical-didactic strategy demonstrates that data analysis, particularly represented in graphs and cartograms, was fruitful in all three applications. The students demonstrated abilities in data representation, analysis, and comprehension, while also developing skills in data selection, collection, and research across various databases. The results also revealed that the students enjoyed the strategy and felt that it helped them understand the content and develop various competencies.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectEnsino da Geografiapor
dc.subjectEstágio Pedagógicopor
dc.subjectEstratégia didáticapor
dc.subjectAnálise de dadospor
dc.subjectContrastes de Desenvolvimentopor
dc.subjectTeaching of Geographyeng
dc.subjectPedagogical Internshipeng
dc.subjectDidactic Strategyeng
dc.subjectData Analysiseng
dc.subjectContrasts in Developmenteng
dc.titleA importância da análise de dados no Ensino da Geografia: aplicação ao tema “Contrastes de Desenvolvimento”por
dc.title.alternativeThe importance of data analysis in the Teaching of Geography: application to the theme "Contrasts in Development"eng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Letras da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleA importância da análise de dados no Ensino da Geografia: aplicação ao tema “Contrastes de Desenvolvimento”por
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203451350-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores em áreas disciplinares específicas-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Letras-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorFerreira, Carolina Higino::0009-0000-5547-4375-
uc.degree.classification18-
uc.degree.presidentejuriRodrigues, Albano Augusto Figueiredo-
uc.degree.elementojuriCastro, Maria de Fátima Grilo Velez de-
uc.degree.elementojuriAlmendra, Ricardo Jorge Meireles-
uc.contributor.advisorCastro, Maria de Fátima Grilo Velez de::0000-0003-3927-0748-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypemasterThesis-
item.grantfulltextopen-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
item.cerifentitytypePublications-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File SizeFormat
CarolinaFerreira_versaofinal.pdf6.92 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

87
checked on May 22, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons