Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/111744
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMartins, Cristina dos Santos Pereira-
dc.contributor.advisorSantos, Isabel Maria de Almeida-
dc.contributor.authorSilva, Rita Andreia Santos-
dc.date.accessioned2024-01-08T23:03:39Z-
dc.date.available2024-01-08T23:03:39Z-
dc.date.issued2023-10-23-
dc.date.submitted2024-01-08-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/111744-
dc.descriptionTrabalho de Projeto do Mestrado em Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS) apresentado à Faculdade de Letras-
dc.description.abstractThis project presents the teaching materials developed as part of an A1 - Portuguese as a Foreign Language asynchronous distance learning course, created by a team from the Faculty of Arts and Humanities of the University of Coimbra (FLUC) in a partnership with the Distance Learning Centre (UC_D) of the University of Coimbra (UC). The document is divided into two parts: the first considers theoretical issues that underpin the choices made in the design of the didactic materials, and the second part presents an exhaustive description of the didactic unit developed, entitled "Travel and Movement", detailing the resources, activities, competences and forms of assessment, among other relevant information for the implementation of the didactic proposal. In the theoretical framework, the implicit acquisition and explicit learning of non-native language learning are considered, emphasizing the importance of access to appropriate linguistic stimuli, or linguistic input, that enable learners to contact with the target language and extract information of different categories from it.Questions are also raised in what concerns formal instruction, its characteristics and advantages in developing the communicative competence of non-native language learners, as well as the role of metalinguistic knowledge in building communicative competence in the target language. The first part also highlights some of the properties of distance online learning, especially in its asynchronous modality, stressing its potential and limitations.eng
dc.description.abstractEste trabalho consiste na apresentação dos materiais didáticos elaborados como parte integrante de um curso de Português Língua Estrangeira (PLE) de nível A1, na modalidade de ensino a distância assíncrono, criado por uma equipa da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) em parceria com o Núcleo de Ensino a Distância (UC_D) da Universidade de Coimbra (UC). O trabalho encontra-se dividido em duas partes: na primeira, abordam-se algumas questões teóricas que sustentam as opções tomadas na criação dos materiais didáticos desenvolvidos e, na segunda parte, é apresentada uma descrição exaustiva da unidade didática elaborada, intitulada Viagens e Deslocações, detalhando os recursos, atividades, competências e formas de avaliação, entre outras informações relevantes para a implementação da proposta didática. No enquadramento teórico, são feitas considerações sobre a aquisição, implícita, e a aprendizagem, explícita, de LNM, destacando a importância do acesso a estímulos linguísticos apropriados que possibilitem aos aprendentes contactar com a língua-alvo e daí extraírem informações de diferentes categorias. Também se abordam questões sobre a instrução formal, as suas características e vantagens no desenvolvimento da competência comunicativa dos aprendentes de LNM, além do papel do conhecimento metalinguístico para a construção de conhecimento na língua-alvo. Ainda na primeira parte são destacadas algumas propriedades do ensino a distância, especialmente na sua modalidade assíncrona, evidenciando as suas potencialidades e limitações.por
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/-
dc.subjectdesenho instrucionalpor
dc.subjectteaching Portuguese as a non-native languageeng
dc.subjectlevel A1eng
dc.subjectapproaches in language teachingeng
dc.subjectasynchronous distance learningeng
dc.subjectinstructional designeng
dc.subjectensino e aprendizagem de PLNMpor
dc.subjectnível A1por
dc.subjectabordagens pedagógicas para LNMpor
dc.subjectensino a distância assíncronopor
dc.titleDesenvolvimento de Materiais Didáticos para o Ensino a Distância de PLEpor
dc.title.alternativeDevelopment of Teaching Materials for Distance Learning of Portuguese as a Foreign Languageeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationCoimbra-
degois.publication.titleDesenvolvimento de Materiais Didáticos para o Ensino a Distância de PLEpor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203452119-
thesis.degree.disciplineLíngua e Literatura Materna-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS)-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Letras-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorSilva, Rita Andreia Santos::0009-0000-1838-4776-
uc.degree.classification17-
uc.degree.presidentejuriRodrigues, Maria da Conceição Carapinha-
uc.degree.elementojuriSantos, Isabel Maria de Almeida-
uc.degree.elementojuriPita, Sara Topete de Oliveira-
uc.contributor.advisorMartins, Cristina dos Santos Pereira::0000-0002-9335-6027-
uc.contributor.advisorSantos, Isabel Maria de Almeida-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypemasterThesis-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File SizeFormat
RitaSilva_versaofinal.pdf4.78 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons