Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/111730
Title: Educação centrada na criança ou exclusão do ensino? Reflexão crítica sobre o paradigma educativo puerocentrado.
Other Titles: Child-centered education or exclusion from teaching? A critical reflection on the puerocentered educational paradigm.
Authors: Cavaco, Edgar José Pires
Orientador: Sá, Alexandre Guilherme Barroso Matos Franco
Keywords: Currículo; Educação do Século XXI; Puerocentrismo; Processo de ensino-aprendizagem; Paradigma educativo; 21st Century Education; Curriculum; Educational paradigm; Puerocentrism; Teaching learning process
Issue Date: 12-Jul-2023
Serial title, monograph or event: Educação centrada na criança ou exclusão do ensino? Reflexão crítica sobre o paradigma educativo puerocentrado.
Place of publication or event: Escola Secundária José Falcão
Abstract: O presente documente pretende dar corpo às atividades e às aprendizagens que desenvolvi durante a formação pedagógica no Núcleo de Estágio de Filosofia da Escola Secundária José Falcão, em Coimbra, durante o ano letivo de 2022/2023, no âmbito do 2.º ano do Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Neste sentido, este documento encontra-se dividido em quatro partes principais: na primeira, estabeleço o enquadramento da prática pedagógica supervisionada; na segunda, ponho em manifesto a história e a caracterização do estabelecimento escolar onde realizei tal prática; na terceira, descrevo e caracterizo as atividades propriamente ditas que concretizei no estágio, bem como os documentos que dão suporte legal e/ou curricular à atividade docente; e, finalmente, na quarta e última parte, apresento a síntese das minhas aprendizagens, sob a forma de uma reflexão crítica acerca dos pressupostos teóricos do atual paradigma educativo puerocentrado. Através desta reflexão crítica, que partiu de uma tentativa de decifração da linguagem hermética inerente a muitos documentos legislativos e/ou macrocurriculares que sustentam tal paradigma, também dito da Educação do Século XXI, pretendo sugerir que as políticas educativas atuais encontram-se alicerçadas em narrativas bastante sedutoras, embora as mesmas sejam destituídas de bases ética, científica e/ou epistemologicamente sólidas, e que, se por um lado apregoam defender o bem-estar das crianças e dos jovens e o seu próprio futuro, por outro lado podem estar antes a encaminhá-los, de modo deficiente, para o amanhã.
This document intends to embody the activities and learning that I developed during the pedagogical training at the Philosophy Internship Center at Escola Secundária José Falcão, in Coimbra, during the academic year 2022/2023, within the scope of the 2nd year of the Master’s in Teaching Philosophy in Secondary Education at the Faculty of Letters of the University of Coimbra. In this sense, this document is divided into four main parts: in the first, I establish the framework of supervised pedagogical practice; in the second, I manifest the history and characterization of the school where I carried out such practice; in the third, I describe and characterize the actual activities that I carried out during the internship, as well as the documents that provide legal and/or curricular support to the teaching activity; and, finally, in the fourth and last part, I present the synthesis of my learning, in the form of a critical reflection on the theoretical assumptions of the current puerocentred educational paradigm. Through this critical reflection, which started from an attempt to decipher the hermetic language inherent in many legislative and/or macrocurricular documents that support such a paradigm, also said of 21st Century Education, I intend to suggest that current educational policies are based on very seductive narratives, although they are devoid of ethically, scientifically and/or epistemologically solid bases, and which, if on the one hand they claim to defend the well-being of children and young people and their own future, on the other hand they may be leading them, in a deficient way, for tomorrow.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/111730
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File SizeFormat
EdgarCavaco_versaofinal.pdf7.71 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

26
checked on Apr 24, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons