Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/111729
Title: O Lugar da Preposição nas Estruturas Argumentais do Português e do Latim
Other Titles: The Place of the Preposition in the Argument Structures of Portuguese and Latin
Authors: Ramos, Hugo Barata da Rocha Fonseca
Orientador: Fernandes, Anabela Santos
Silva, Cláudia Raquel Cravo da
Keywords: prepositions; the function of the preposition in Portuguese; the function of the preposition in Latin; the phenomenon of preposition suppression in Portuguese; Latin prepositional syntagms; preposições; a função da preposição em Português; a função da preposição em Latim; supressão de preposição em Português; sintagmas preposicionais latinos
Issue Date: 19-Oct-2023
Serial title, monograph or event: O Lugar da Preposição nas Estruturas Argumentais do Português e do Latim
Place of publication or event: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Abstract: O presente relatório descreve um estudo de caso científico-didático sobre o ensino da função da preposição na língua portuguesa e na língua latina, desenvolvido durante a Prática Pedagógica Supervisionada de Português e Latim em três turmas do Ensino Secundário, uma do 10.º ano de escolaridade, do Curso Científico-Humanístico de Línguas e Humanidades, e duas do 12.º ano de escolaridade, do Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias. Para a disciplina de Português delinearam-se os seguintes objetivos de investigação, (i) aferir a capacidade dos alunos para o reconhecimento da regência da parte de certas palavras predicativas sobre uma preposição argumental e (ii) avaliar o efeito da abordagem didática quanto à minoração do fenómeno de supressão de preposições argumentais; para a disciplina de Latim, procurou-se (i) verificar a capacidade dos alunos para o reconhecimento do papel do sintagma preposicional na organização funcional da frase e (ii) avaliar o efeito da abordagem didática a agilizar a compreensão do papel do sintagma preposicional na frase e na sua classificação sintática. Na disciplina de Português, a abordagem didática debruçou-se sobre a criação de estratégias de remediação do fenómeno de supressão de preposições argumentais na produção oral e escrita dos alunos e, na disciplina de Latim, de estratégias que auxiliassem os alunos na identificação e classificação de complementos circunstanciais e do complemento agente da passiva. Analisados os dados recolhidos após as aplicações didáticas, considera-se que a abordagem didática produziu efeito positivo: o número de respostas corretas da eliciação de dados posterior à abordagem didática aumentou, quando comparado com o número de respostas corretas da primeira eliciação de dados. A abordagem didática desenvolvida provou ser útil para a tomada de consciência e consequente minoração do fenómeno de supressão de preposições argumentais, em Português, e de dificuldades na classificação sintática dos sintagmas preposicionais, em Latim.
This report describes a scientific and didactic case study about the teaching of the preposition’s function in the Portuguese and Latin languages, developed during the supervised pedagogical practice in Portuguese and Latin, which was undertook in three secondary school classes: one of the 10th grade of compulsory schooling, of the Scientific-Humanistic Course of Languages and Humanities, and two of the 12th grade of compulsory schooling, of the Scientific-Humanistic Course of Sciences and Technologies. For the Portuguese subject the following objectives were outlined, (i) to assess students’ ability to recognise certain predicative words’ government over an argumental preposition and (ii) evaluate the didactic approach´s effect with respect to mitigating the phenomenon of preposition suppression; for the Latin subject, it was sought (i) to check the students’ ability to recognise the prepositional syntagm’s role in the phrase’s functional organisation and (ii) evaluate the didactic approach’s with respect to eliminating difficulties in comprehending the role of prepositional syntagm’s role and its syntactic classification. In the Portuguese subject, the didactic approach dwelt on the creation of remediating strategies of the phenomenon of preposition suppression on the students’ oral and written production and, in the Latin subject, on strategies that could assist the students in the identification and classification of prepositional complements and passive voice agents. After the data collected following the didactic approach were analysed, it is considered to have produced positive effects. The number of correct answers of the data collection which succeed the didactic approach increased, when compared to the number of correct answers of the first data collection. The didactic approach that was developed proved its usefulness in understanding and in mitigating the phenomenon of preposition suppression, in Portuguese, and in mitigating difficulties in the syntactic classification of prepositional syntagms, in Latin.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Latim no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/111729
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

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