Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/111724
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dc.contributor.advisorPereira, Maria Isabel Pires-
dc.contributor.authorCoelho, Mário Jorge Olas de Matos-
dc.date.accessioned2024-01-08T23:03:13Z-
dc.date.available2024-01-08T23:03:13Z-
dc.date.issued2023-10-24-
dc.date.submitted2024-01-08-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/111724-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras-
dc.description.abstractAlicerçado no ensino explícito da língua (estrutura e funcionamento), o presente Relatório de Estágio, realizado no âmbito do curso de Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, almeja refletir analítica e descritivamente sobre as evidências dos mecanismos de coesão textual, enquanto recursos sintático-semântico incontornavelmente relacionados com a interpretabilidade textual, presentes no conto de Manuel da Fonseca, Sempre é uma companhia (1953), estudado no 12º ano de escolaridade.Organizado este Relatório em três partes, procede-se, na primeira, à realização do enquadra-mento teórico do tema de investigação. Assim, torna-se necessário visitar a definição de vários conceitos basilares de dimensão textual/discursiva, tendo como ponto de partida o texto para se chegar ao alvo da análise, o conto. Inicia-se este percurso com as propostas de vários linguistas, entre as quais se destacam, Halliday & Hassan (1976) para a definição de texto e de Beaugrande e Dressler (1981) para a textualidade. Prossegue-se analisando as diferentes propostas de classificação textual com o propósito de se avaliar o conto, pelo que se consideraram os conceitos de tipos de texto (Werlich, 1975), géneros (Bakhtin, 2006), bem como as sequências textuais (Adam, 1992). Analisam-se, igualmente, as características prototípicas do conto enquanto género literário e, incontornavelmente, a listagem dos mecanismos linguístico-discursivos que garantem a estruturação e a coesão de produções textuais, segundo as autoras Lopes & Carapinha (2013) e Lopes & Carrilho (2020). Já na segunda parte, descrevem-se quais e como se evidenciam os mecanismos coesivos (lexicais, referenciais e interfrásicos) de maior efeito expressivo que subjazem naquele género literário, bem como o seu efeito na interpretabilidade do conto.Tratando-se de um trabalho intimamente relacionado com a prática letiva e com o intuito de potencializar o desenvolvimento da consciência discursiva dos alunos, quer pela mobilização de conhecimentos, quer pela sua sistematização, apresenta-se, na terceira parte do presente relatório, um conjunto de propostas de atividades didáticas, que se crê potencializar o aprimoramento da proficiência produtiva textual por parte dos alunos. As didatizações propostas centram-se no ensino explícito da língua em função dos mecanismos abordados no Relatório, visando-se a consolidação de conhecimentos adquiridos e seguindo as orientações do Ministério da Educação, plasmadas nas Aprendizagens Essenciais – Português – 12º ano de escolaridade.por
dc.description.abstractBased on the explicit teaching of the language (structure and functioning), this Internship Report, carried out within the scope of the Master's course in Teaching Portuguese in the 3rd cycle of Basic Education and Secondary Education, aims to reflect analytically and descriptively on the evidence of the mechanisms of textual cohesion, as syntactic-semantic resources unavoidably related to textual interpretability, present in Manuel da Fonseca's short story, Semper é uma company (1953), studied in the 12th grade of schooling.This Report is organized into three parts, in the first part, the theoretical framework of the research topic is carried out. Therefore, it becomes necessary to visit the definition of several basic concepts of textual/discursive dimension, taking the text as a starting point to reach the target of analysis, the short story. This journey begins with the proposals of several linguists, including Halliday & Hassan (1976) for the definition of text and Beaugrande and Dressler (1981) for textuality. We continue analyzing the different proposals for textual classification with the purpose of evaluating the short story, therefore considering the concepts of text types (Werlich, 1975), genres (Bakhtin, 2006), as well as textual sequences (Adam, 1992). The prototypical characteristics of the short story as a literary genre are also analyzed and, unavoidably, the list of linguistic-discursive mechanisms that guarantee the structuring and cohesion of textual productions, according to the authors Lopes & Carapinha (2013) and Lopes & Carrilho ( 2020).In the second part, we describe which and how the cohesive mechanisms (lexical, referential and interphrasal) with greater expressive effect that underlie that literary genre are evident, as well as their effect on the interpretability of the story.As this is work closely related to teaching practice and with the aim of enhancing the development of students' discursive awareness, either through the mobilization of knowledge or through its systematization, the third part of this report presents a set of of proposals for teaching activities, which are believed to enhance the improvement of students' textual production proficiency. The proposed teachings focus on the explicit teaching of the language based on the mechanisms discussed in the Report, aiming to consolidate acquired knowledge and following the guidelines of the Ministry of Education, set out in the Essential Learning – Portuguese – 12th grade.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectText,eng
dc.subjectTextualityeng
dc.subjectTextual classificationeng
dc.subjectThe short storyeng
dc.subjectTextual cohesioneng
dc.subjectTextopor
dc.subjectTextualidadepor
dc.subjectClassificação textualpor
dc.subjectConto,por
dc.subjectMecanismos coesão textualpor
dc.titleMecanismos de coesão textual presentes no conto de autor Sempre é uma companhia (Manuel da Fonseca)por
dc.title.alternativeMechanisms of textual cohesion present in the author’s short story Sempre é uma companhia (Manuel da Fonseca)eng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationCoimbra-
degois.publication.titleMecanismos de coesão textual presentes no conto de autor Sempre é uma companhia (Manuel da Fonseca)por
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203452003-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores em áreas disciplinares específicas-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Letras-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorCoelho, Mário Jorge Olas de Matos::0009-0008-1036-5106-
uc.degree.classification15-
uc.degree.presidentejuriLoureiro, Ana Paula Oliveira-
uc.degree.elementojuriPereira, Maria Isabel Pires-
uc.degree.elementojuriSousa, Sara Margarida dos Santos Feio de-
uc.contributor.advisorPereira, Maria Isabel Pires-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
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