Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/111707
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRibeiro, Ana Isabel Sacramento Sampaio-
dc.contributor.advisorSerrano, Clara Isabel Calheiros da Silva de Melo-
dc.contributor.authorSousa, João Filipe Pereira de-
dc.date.accessioned2024-01-08T23:02:31Z-
dc.date.available2024-01-08T23:02:31Z-
dc.date.issued2023-10-17-
dc.date.submitted2024-01-08-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/111707-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras-
dc.description.abstractThis paper is the result of a reflection on the relevance of local history in a classroom context. The study is integrated into the master’s in teaching history (7-12), being presented first by focusing on the description of the activities incremented in the period of the Supervised Teaching Practice. The second moment of this study is based on the presentation of the investigation being carried out throughout the academic year of 2022/2023, being based on the didactic-pedagogical application of Local History and Heritage in a 12th-grade Languages and Humanities class.Local History has a marked relevance in Nouvelle Histoire, being transported subsequently to the Portuguese context. Intending to present History at a more reduced geographical scale, it is important to understand the complex “puzzle” of larger scale History, as is the case of National History and International History. However, contrary to the distance these previous scales may cause, Local History depicts a close reality to its places, bringing them closer to the surrounding Cultural Heritage. From this point onwards, the goal was to understand what the virtues of Local History in the academic/teaching context would be, observing at what point it could benefit the students within the context of the subject of History and its contents. This way, three specific Local History lessons were delivered, as well as two field trips and an activity centred on local memory, held with the cooperation of the student’s family members. The objective was to understand the effectiveness of the Local History approach within the framework of the subject.The outcome of the present investigation shows that Local History had a relevant role in a group of observed topics, aiding in better programmatic knowledge acquisition, bringing national and international historical themes closer to the students’ realities.eng
dc.description.abstractO trabalho aqui presente é fruto de uma reflexão sobre a pertinência da História Local, no contexto de sala de aula. O estudo insere-se no Mestrado em Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, focando-se, num primeiro momento, na descrição das atividades desenvolvidas no período da Prática de Ensino Supervisionada. O segundo momento deste estudo centra-se na apresentação da investigação levada a cabo no ano letivo de 2022/2023, estando esta baseada na aplicação pedagógico-didática da História e do Património Local a uma turma do 12.º ano do curso de Línguas e Humanidades.A História Local tem uma demarcada importância no contexto da Nouvelle Histoire, sendo transportada para o contexto português posteriormente. Com o objetivo de apresentar a História numa escala geográfica mais reduzida, é uma peça importante para compreender o “puzzle” complexo da História de escalas maiores, como é o caso da História Nacional e da História Internacional. Porém, ao contrário do distanciamento que estas últimas escalas podem causar, a História Local retrata uma realidade próxima aos seus locais, aproximando-os do Património Cultural envolvente. A partir deste ponto, pretendeu-se perceber quais seriam as virtudes da História Local para o contexto letivo, observando até que ponto poderia auxiliar os alunos no contexto da disciplina de História e das suas Aprendizagens Essenciais-. Desta forma, foram realizadas três aulas específicas de História Local, acrescentando-se a estas duas visitas de estudo e, ainda, uma atividade centrada na memória local, realizada em cooperação com familiares dos alunos. O objetivo passou por entender qual a efetividade da abordagem da História Local, no quadro da disciplina.O desfecho da investigação apresentada demonstra que a História Local teve um papel relevante num conjunto de pontos observados, podendo colaborar para uma melhor aquisição dos conhecimentos programáticos, aproximando as temáticas históricas, nacionais e internacionais, da realidade dos alunos.por
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectLocal Historyeng
dc.subjectLocal Heritageeng
dc.subjectTeaching Historyeng
dc.subjectPedagogical Strategieseng
dc.subjectHigh Schooleng
dc.subjectHistória Localpor
dc.subjectPatrimónio Localpor
dc.subjectEnsino da Históriapor
dc.subjectEstratégias pedagógico-didáticaspor
dc.subjectEnsino Secundáriopor
dc.titleA História Local e a sua relevância pedagógico-didáticapor
dc.title.alternativeLocal History and its didactic-pedagogical relevanceeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Letras da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleA História Local e a sua relevância pedagógico-didáticapor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203451759-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores em áreas disciplinares específicas-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Letras-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorSousa, João Filipe Pereira de::0000-0002-0579-7480-
uc.degree.classification18-
uc.degree.presidentejuriSá, Alexandre Guilherme Barroso Matos Franco-
uc.degree.elementojuriRibeiro, Ana Isabel Sacramento Sampaio-
uc.degree.elementojuriNunes, João Paulo Cabral de Almeida Avelãs-
uc.contributor.advisorRibeiro, Ana Isabel Sacramento Sampaio::0000-0002-7515-2696-
uc.contributor.advisorSerrano, Clara Isabel Calheiros da Silva de Melo::0000-0001-9837-6978-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File SizeFormat
JoaoSousa_versaofinal.pdf6.05 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons