Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/111691
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dc.contributor.advisorGomes, Liliana Isabel Esteves-
dc.contributor.authorMarques, Carina Sofia da Cruz-
dc.date.accessioned2024-01-08T23:02:05Z-
dc.date.available2024-01-08T23:02:05Z-
dc.date.issued2023-07-21-
dc.date.submitted2024-01-08-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/111691-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Ciência da Informação apresentada à Faculdade de Letras-
dc.description.abstractAs redes sociais estão presentes no nosso quotidiano, seja por motivos de lazer ou profissionais. O seu crescimento exponencial torna-as relevantes também para as bibliotecas do Ensino Superior, que as podem utilizar para aumentar a sua visibilidade, elevar o seu perfil na Web, fornecer informações ao público-alvo e construir relações entre a biblioteca, os utilizadores e outras partes interessadas.A presente investigação tem como objetivo geral conhecer e caracterizar a presença das bibliotecas do Ensino Superior Público em Portugal nas Redes Sociais. Face à falta de um estudo a nível nacional sobre este objeto de estudo, a investigação propôs-se a nível específico: Caraterizar as principais redes sociais; analisar dados estatísticos de uso de redes sociais no mundo digital atual; identificar as bibliotecas do Ensino Superior Público que têm conta/perfil em redes sociais; analisar a presença das referidas bibliotecas nas respetivas redes.A abordagem metodológica mista adotada combina métodos quantitativos e qualitativos. No que respeita à recolha de dados, utilizou-se a observação e entrevistas. Os dados recolhidos e registados, em instrumento próprio elaborado para o efeito, foram tratados estatisticamente e mediante análise interpretativa de conteúdo.Os resultados sugerem que as redes socias mais utilizada pelas bibliotecas do Ensino Superior público em Portugal são o Facebook e o Instagram, em consonância com as estatísticas mundiais e estudos similares; a gestão profissional dos perfis nas respetivas redes está em desenvolvimento, nomeadamente devido à escassez de recursos humanos especializados e disponíveis para os manter ativos e atualizadas; a interação entre os indivíduos e os perfis das bibliotecas é ainda diminuta; as publicações realizadas nos respetivos perfis são maioritariamente de carácter informativo ou de divulgação de atividades e serviços, não suscitando uma interação regular.Reconhece-se o trabalho das bibliotecas do Ensino Superior para terem presença nestes media de comunicação digitais. Para uma presença ativa e profícua nas redes sociais é necessário que cada biblioteca desenvolva e implemente uma comunicação estratégica nas respetivas redes, com recursos humanos dedicados à sua gestão e que avalie periodicamente os dados estatísticos dos respetivos perfis.por
dc.description.abstractSocial networks are present in our daily lives, whether for pleasure or professional reasons. Their exponential growth makes them relevant to Higher Education libraries as well, which can use them to increase their visibility, raise their Web profile, provide information to their target audience, and build relationships between the library, users, and other audiences.This research aims to know and characterize the presence of public Higher Education libraries in Portugal in Social Networks. Given the lack of a national study on this object of study, the research proposed at a specific level: to characterize the main social networks; to analyse statistical data on the use of social networks in the current digital world; to identify the Public Higher Education libraries that have account/profile on social networks; to analyse the presence of these libraries in the respective networks.The mixed methodological approach adopted combines quantitative and qualitative methods. Regarding data collection, observation and interviews were used. The data, collected and recorded in a specific instrument developed for this purpose, were statistically treated and analysed through interpretative content analysis.The results suggest that the social networks most used by public Higher Education libraries in Portugal are Facebook and Instagram, in line with global statistics and similar studies; the professional management of the profiles on the respective networks is under development, namely due to the insufficiency of human resources specialized and available to keep them active and updated; the interaction between individuals and the libraries' profiles is still low; the publications made on the respective profiles are mostly of an informative nature or for the dissemination of activities and services, not leading to regular interaction.The work of Higher Education libraries to have a presence in these digital communication media is recognized. For an active and profitable presence in social networks it is necessary that each library develops and implements a strategic communication in the respective networks, with human resources dedicated to their management and that periodically evaluates the statistical data of the respective profiles.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsembargoedAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectBibliotecas do Ensino Superiorpor
dc.subjectBibliotecas universitáriaspor
dc.subjectRedes Sociaspor
dc.subjectUniversidadespor
dc.subjectPolitécnicospor
dc.subjectHigher Education Librarieseng
dc.subjectUniversity Librarieseng
dc.subjectSocial Networkseng
dc.subjectUniversitieseng
dc.subjectPolytechnicseng
dc.titleEstudo da presença das bibliotecas do Ensino Superior público em Portugal nas Redes Sociaispor
dc.title.alternativeStudy of the presence of public Higher Education libraries in Portugal on Social Networkseng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationCoimbra-
degois.publication.titleEstudo da presença das bibliotecas do Ensino Superior público em Portugal nas Redes Sociaispor
dc.date.embargoEndDate2024-07-20-
dc.peerreviewedyes-
dc.date.embargo2024-07-20*
dc.identifier.tid203451317-
thesis.degree.disciplineCiência da Informação-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ciência da Informação-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Letras-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorMarques, Carina Sofia da Cruz::0000-0002-9030-8249-
uc.degree.classification17-
uc.date.periodoEmbargo365-
uc.degree.presidentejuriFreitas, Maria Cristina Vieira de-
uc.degree.elementojuriGomes, Liliana Isabel Esteves-
uc.degree.elementojuriAlmeida, Maria Luísa Melo e Alvim Oliveira Dias de-
uc.contributor.advisorGomes, Liliana Isabel Esteves-
item.grantfulltextembargo_20240720-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypemasterThesis-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
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