Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/111650
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dc.contributor.advisorNascimento, Adriana Conceição Silva Pereira Bebiano-
dc.contributor.authorSilva, Horácio Jorge Ferreira da-
dc.date.accessioned2024-01-08T23:01:07Z-
dc.date.available2024-01-08T23:01:07Z-
dc.date.issued2023-10-19-
dc.date.submitted2024-01-08-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/111650-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Estudos de Cultura, Literatura e Línguas Modernas apresentada à Faculdade de Letras-
dc.description.abstractWriting in Ireland between the mid-1970s to the present, Éilís Ní Dhuibhne partook of the slow but inexorable movement from a very traditionalist, patriarchal, misogynist, and catholic society to a contemporary global vibrant community at pains to be simultaneously Irish and cosmopolitan. In the short story collection that I will be discussing, The Shelter of Neighbours (2012), one sees the effort of critically looking at that history without ever allowing for turning a blind eye to its shadows. The writing of stories also implies a reflection on the act of writing itself, since when one writes a story one chooses a specific perspective which in turn precludes other points of view. When reading Ní Dhuibhne one reads through the eyes of a feminist folklorist, which means a progressive look diffracted by tradition. This choice conditions our view of the community proposed by the author. In fact, the intertextual juxtaposition of a realist narrative with folk tales and other forms of intertextuality produces what I call a yarning of community — alternative representations of community.My objective will be to try to understand how Éilís Ní Dhuibhne very consciously yarns her community, on the one hand, from a feminist perspective and, on the other, from her specific type of Irishness, which foregrounds a productive intertextual and metafictional play between folk tales from the oral tradition and texts of western literature and her contemporary stories of the Celtic Tiger and post-boom years. For that I will refer to the context of writing; make an overview of the oeuvre; place the author in a feminist writing context; elaborate on her folkloristic and otherwise intertextual writing; and finally focus critically on four stories of the collection.eng
dc.description.abstractEscrevendo na Irlanda entre meados de 1970 até ao presente, Éilís Ní Dhuibhne participou na lenta, mas inexorável, passagem de uma sociedade profundamente tradicionalista, patriarcal, misógina e católica para uma vibrante comunidade globalizada que procurou ser, simultaneamente, irlandesa e cosmopolita. Na coletânea de contos que me proponho discutir, The Shelter of Neighbours, de 2012, é possível detetar o esforço de olhar criticamente para aquela história sem ignorar as suas zonas mais sombrias. A escrita dos contos implica também uma reflexão sobre o ato de escrita, uma vez que essa escrita revela uma escolha de perspetiva que por sua vez elide outros pontos de vista. Ao ler Ní Dhuibhne, lê-se com o olhar de uma folclorista feminista, o que significa um olhar progressista difractado pela tradição.Esta escolha condiciona a nossa perceção de comunidade proposta pela autora. Na verdade, a justaposição intertextual de uma narrativa realista com contos tradicionais, bem como outras formas de intertextualidade presentes nos contos, produz aquilo a que chamo de contos de comunidade, isto é, representações da comunidade alternativas às narrativas dominantes sobre a sociedade irlandesa das últimas décadas.O meu objetivo será tentar entender como Éilís Ní Dhuibhne conscientemente entretece a sua comunidade, por um lado, a partir de uma perspetiva feminista e, por outro, na sua forma muito específica de “Irishness”, o que evidencia um jogo intertextual e metaficcional muito produtivo entre contos tradicionais da tradição oral, bem como textos canónicos da literatura ocidental, e os seus contos situados no período chamado “Celtic Tiger” e os anos de quebra económica pós-2008. Nesse sentido, farei referência ao contexto da escrita; farei também uma breve abordagem global da sua obra; colocarei a autora no contexto da feminista; desenvolverei a noção de intertextualidade do ponto de vista dos contos do folclore e outras tradições; e, finalmente, focar-me-ei criticamente em quatro dos contos da coletânea.por
dc.language.isoeng-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectmetafictioneng
dc.subjectintertextualityeng
dc.subjectfolk taleseng
dc.subjectfeminist perspectiveseng
dc.subjectcommunityeng
dc.subjectmetaficçãopor
dc.subjectintertextualidadepor
dc.subjectcontos tradicionaispor
dc.subjectperspetivas feministaspor
dc.subjectcomunidadepor
dc.titleYarns of Community: Intertextuality and Community in Éilís Ní Dhuibhne’s The Shelter of Neighbours.eng
dc.title.alternativeContos de comunidade: intertextualidade e comunidade em The Shelter of Neighbours de Éilís Ní Dhuibhnepor
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationCoimbra-
degois.publication.titleYarns of Community: Intertextuality and Community in Éilís Ní Dhuibhne’s The Shelter of Neighbours.eng
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203451619-
thesis.degree.disciplineLínguas e Literaturas Modernas-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Estudos de Cultura, Literatura e Línguas Modernas-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Letras-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorSilva, Horácio Jorge Ferreira da::0009-0000-4984-013X-
uc.degree.classification19-
uc.degree.presidentejuriCanelo, Maria José Florentino Mendes-
uc.degree.elementojuriNascimento, Adriana Conceição Silva Pereira Bebiano-
uc.degree.elementojuriCasal, Maria Teresa Correia-
uc.contributor.advisorNascimento, Adriana Conceição Silva Pereira Bebiano-
item.languageiso639-1en-
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
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