Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/111628
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPereira, Maria Isabel Pires-
dc.contributor.authorMartins, Inês Filipa Godinho Neves-
dc.date.accessioned2024-01-08T23:00:27Z-
dc.date.available2024-01-08T23:00:27Z-
dc.date.issued2023-10-31-
dc.date.submitted2024-01-08-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/111628-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras-
dc.description.abstractThis report presents a scientific-didactic case study regarding the role of comprehension skills in the written production of the summary, within the scope of the Master in Ensino de Português no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário integrated into Practice Supervised Portuguese Pedagogy and contextualized in a 7th year class. With this research sought to assess how understanding of texts (written and audiovisual text) influences the written production of the summary. To this end, the following research objectives were defined: (i) identify, in the summary, the inadequacies that reflect a deficient understanding of the base text; (ii) identify the main problems of interpretation of the base text. The more specific objectives are to verify whether the nature of the text (audiovisual or written) is a relevant factor for its understanding and preparing the respective summary and verify whether the textual genre conditions the understanding and preparation of the summary of a written text. In this sense, through teaching, we sought to ensure that students understood the importance of fully understanding the base text when preparing their summaries. According to the results obtained in written productions, it is considered that the didactic application produced positive effects. In fact, when preparing the second version of the summaries, the students showed a better understanding of the original text as a result of carrying out and discussing the comprehension questionnaires, which proves that reading comprehension of the base text is an essential requirement in preparing the summary.eng
dc.description.abstractO presente Relatório de Estágio apresenta um estudo de caso científico-didático relativo ao papel das competências de compreensão na produção escrita do resumo, no âmbito do Mestrado em Ensino de Português no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, integrado na Prática Pedagógica Supervisionada de Português e contextualizado numa turma do 7.º ano de escolaridade. Com esta pesquisa procurou-se aferir de que modo a compreensão dos textos (texto escrito e audiovisual) influencia a produção escrita do respetivo resumo. Para isso, delimitaram-se como objetivos de investigação: (i) identificar, no resumo, as inadequações que refletem uma compreensão deficiente do texto base e (ii) identificar os principais problemas de interpretação do texto base. Os objetivos mais específicos consistem em verificar se a natureza do texto (audiovisual ou escrito) constitui um fator relevante para a sua compreensão e para a elaboração do respetivo resumo e verificar se o género textual condiciona a compreensão e a elaboração do resumo de um texto escrito. Neste sentido, através da didatização, procurou-se que os alunos compreendessem a importância da compreensão cabal do texto base na elaboração dos seus resumos. De acordo com os resultados obtidos nas produções escritas, considera-se que a aplicação didática produziu efeitos positivos. De facto, na elaboração da segunda versão dos resumos, os alunos evidenciaram uma melhor compreensão do texto original fruto da realização e debate dos questionários de compreensão, o que comprova que a compreensão da leitura do texto base é uma exigência indispensável na elaboração do resumo.por
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectreading comprehensioneng
dc.subjectwritingeng
dc.subjectsummaryeng
dc.subjectaudiovisualeng
dc.subjectdidactic applicationeng
dc.subjectcompreensão de leiturapor
dc.subjectescritapor
dc.subjectresumopor
dc.subjectaudiovisualpor
dc.subjectaplicação didáticapor
dc.titleO papel das competências de compreensão (texto escrito e audiovisual) na produção escrita do resumo.por
dc.title.alternativeThe role of comprehension skills (written and audiovisual text) in the written production of the summary.eng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFLUC-
degois.publication.titleO papel das competências de compreensão (texto escrito e audiovisual) na produção escrita do resumo.por
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203451660-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores em áreas disciplinares específicas-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Letras-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorMartins, Inês Filipa Godinho Neves::0009-0009-0242-9672-
uc.degree.classification16-
uc.degree.presidentejuriSimões, Maria João Albuquerque Figueiredo-
uc.degree.elementojuriFerreira, Carla Sofia da Silva-
uc.degree.elementojuriPereira, Maria Isabel Pires-
uc.contributor.advisorPereira, Maria Isabel Pires-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File SizeFormat
InesMartins_versaofinal.pdf2.75 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

35
checked on Jul 17, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons