Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/111576
Title: Stress e autocompaixão num grupo de jovens – eficácia de uma intervenção baseada no autoconhecimento
Other Titles: Stress and self-compassion in a group of young people - effectiveness of an intervention based on self-awareness
Authors: Monteiro, Joana Catarina Vieira
Orientador: Silva, Inês Rosendo de Carvalho e
Pinheiro, Maria Rosário Carvalho Nunes Manteigas Moura
Keywords: autoconhecimento; autocompaixão; stress; self-awareness; self-compassion; stress
Issue Date: 23-Mar-2023
Serial title, monograph or event: Stress e autocompaixão num grupo de jovens – eficácia de uma intervenção baseada no autoconhecimento
Place of publication or event: Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
Abstract: Introdução: Vários estudos têm demonstrado um aumento dos níveis de stress na população jovem. Por sua vez, o autoconhecimento e a autocompaixão têm vindo a ser reconhecidos como possíveis promotores de bem-estar psicológico. Desta forma, tendo em conta esta realidade e a escassez de evidência científica, o presente estudo procurou avaliar a relação entre stress, autoconhecimento e autocompaixão num grupo de jovens utilizando como ferramenta de promoção do autoconhecimento o Eneagrama.Métodos: Estudo longitudinal de intervenção controlado. Aplicámos a uma amostra de 13 jovens, antes e após a realização de um curso de autoconhecimento, um questionário online com 5 escalas – Autorreflexão e Insight (SRIS), Autocompaixão (SELFCS), Autoconsciência (SAOQ), Stress Percecionado (PSS), Ruminação e Reflexão (RRQ) e uma pergunta final aberta. O grupo de intervenção, constituído por 7 participantes voluntários, realizou um curso de promoção do autoconhecimento entre outubro de 2021 e julho de 2022, que utilizou o Eneagrama como ferramenta. O grupo controlo, composto por 6 participantes, foi conseguido com emparelhamento de variáveis sociodemográficas com o grupo de intervenção. Os dados obtidos, foram submetidos a análise estatística descritiva e inferencial através dos testes de U de Mann-Whitney e Teste de Wilcoxon para amostras emparelhadas.Resultados: Verificámos homogeneidade entre o grupo controlo e intervenção, para todas as escalas e subescalas analisadas. No grupo de intervenção, quando comparados os resultados antes e após o curso de autoconhecimento verificou-se uma melhoria estatisticamente significativa, na subescala Sobre-Identificação da autocompaixão da SELFCS (p=0,046) e na subescala Envolvimento na Autorreflexão do autoconhecimento da SRIS (p=0,034). Já ao nível da comparação entre os grupos de intervenção e controlo após a intervenção, verificou-se uma diferença significativa no autoconhecimento representado na componente Custos Emocionais da SAOQ (p=0,014) e na dimensão Reflexivo da RRQ (p= 0,035).Discussão: A intervenção baseada num programa de autoconhecimento mostrou influenciar a autocompaixão (dimensão Sobre-identificação) e autoconhecimento (dimensão Envolvimento na Autorreflexão) do grupo de intervenção. Nas outras dimensões avaliadas, apesar de não se registarem diferenças estatísticas significativas a tendência dos resultados é favorável à intervenção. De salientar que as respostas à pergunta aberta realizada no final da intervenção, permitiu perceber que os participantes adquiriram mais benefícios que aqueles quantificados pelas escalas. No entanto, questões como a influência por parte de fatores externos, nomeadamente o tempo, ficaram por responder. A dimensão da amostra também limitou a extrapolação de resultados, sendo por isso necessários mais estudos nesta linha de investigação.Conclusão: Os resultados obtidos com o presente estudo, permitem perceber a presença de uma relação entre o autoconhecimento e a autocompaixão do grupo de jovens, podendo afirmar que essa relação se mostrou positiva. Assim, este curso de autoconhecimento poderá ser uma estratégia a ponderar junto dos jovens, no sentido de promover a autocompaixão, uma vez que, a literatura aponta para que esta esteja positivamente relacionada com a saúde psicológica, a satisfação com a vida, o otimismo, a inteligência emocional e a conexão interpessoal.
Introduction: A variety of studies have shown an increase in stress levels in the young population. In turn, self-awareness and self-compassion have been recognized as possible promoters of psychological well-being. Thus, considering this reality and the scarcity of scientific evidence, this study sought to evaluate the relationship between stress, self-awareness, and self-compassion in a group of young people using the Enneagram as a tool to promote self-awareness.Methods: Longitudinal controlled intervention study. We applied an online questionnaire with 5 scales - Self-Reflection and Insight Scale (SRIS), Self-Compassion Scale (SELFCS), Self-Awareness Outcomes Questionnaire (SAOQ), Perceived Stress Scale (PSS), Rumination and Reflection Questionnaire (RRQ) - to a sample of 13 young people before and after the completion of a self-awareness course. The intervention group, consisting of 7 volunteer participants, took a course promoting self-awareness between October 2021 and July 2022, which used the Enneagram as a tool. The control group, consisting of 6 participants, was achieved by pairing sociodemographic variables with the intervention group. The data obtained were submitted to descriptive and inferential statistical analysis through the Mann-Whitney U test and Wilcoxon test for paired samples.Results: We found homogeneity between the control and intervention groups for all scales and subscales analyzed. In the intervention group, when comparing the results before and after the self-awareness course, a statistically significant difference was found in the Over-identification of self-compassion subscale of the SELFCS (p=0.046) and in the Involvement in Self-reflection of self-awareness subscale of the SIRS (p=0.034). As for the comparison between the intervention and control groups after the intervention, there was a significant difference in the self-awareness represented in the Emotional Costs component of the SAOQ (p=0.014) and in the Reflective dimension of the RRQ (p=0.035).Discussion: The intervention based on a self-awareness program has been shown to influence the self-compassion (Over-identification dimension) and self-awareness (Self-reflection Involvement dimension) of the intervention group. In the other dimensions assessed, although there were no statistically significant differences, the trend of the results is favorable to the intervention. It is noteworthy to mention that the answers to the open-ended question at the end of the intervention allowed us to perceive that the participants acquired more benefits than those quantified by the scales. However, questions such as the influence of external factors, namely time, remained unanswered. The sample size also limited the extrapolation of results, thus further studies in this line of research are needed.Conclusion: The results obtained in this study allow us to perceive the presence of a relationship between self-awareness and self-compassion in the group of young people, and it can be said that this relationship was positive. Thus, this self-awareness course may be a strategy to be considered with young people in order to promote self-compassion, since the literature suggests that it is positively related to psychological health, life satisfaction, optimism, emotional intelligence, and interpersonal connection.
Description: Trabalho Final do Mestrado Integrado em Medicina apresentado à Faculdade de Medicina
URI: https://hdl.handle.net/10316/111576
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
Show full item record

Page view(s)

62
checked on Apr 24, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons