Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/111344
Title: Liderança compartilhada nos sistemas de saude
Other Titles: Shared Leadership on health systems
Authors: Amaral, Gonçalo Simas
Orientador: Silva, Inês Rosendo de Carvalho e
Antunes, José Pedro
Keywords: Liderança Compartilahda; Sistemas de Saude; Shared Leadership; Health systems
Issue Date: 28-Jun-2023
Serial title, monograph or event: Liderança compartilhada nos sistemas de saude
Place of publication or event: Universidade de Coimbra
Abstract: Liderança pode ser definida como a capacidade de influenciar positivamente o comportamento de um grupo de indivíduos em direção ao objetivo pretendido. Tradicionalmente, associa-se a este conceito uma vertente vertical com um líder, no topo, e os subordinados, na base. Embora considere-se a eficácia da Liderança Vertical em ambientes de elevada pressão ou no qual as equipas não estejam previamente definidas, como em equipas de trauma, a verdade é que cada vez mais tem-se vindo a admitir lacunas neste tipo de liderança. É aqui que entra o interesse pela liderança compartilhada, na qual não existe um líder formal, havendo distribuição do poder pelos diferentes elementos da equipa. Este tipo de liderança parece aumentar a eficiência dos trabalhadores e a segurança nos sistemas de saúde. Apesar de uma liderança compartilhada ter mostrado resultados positivos tais como redução de stress e empoderamento da equipa, esta ainda se encontra numa fase embrionária da sua implementação e por isso apresenta pouca evidência e métodos uniformizados de modo que a sua aplicabilidade seja reprodutível ao longo dos vários setores dos sistemas de saúde. Esta não é necessariamente independente da LV e as duas podem se complementar principalmente em fases de transição.A liderança é habitualmente definida como a capacidade de um individuo em inspirar, orientar e influenciar o comportamento de grupo que o mesmo coordena em direção a um objetivo comum, sendo alguém que tem o poder de influenciar e coordenar todas as atividades de um grupo. (1)Um líder é alguém que possui as qualidades de visão, paixão, integridade, empatia, coragem e habilidades de comunicação que lhe permitem motivar e inspirar outras pessoas a atingir o seu potencial. A liderança eficaz envolve não apenas gerenciar tarefas e recursos, mas também inspirar e capacitar os membros da equipa para colaborar, inovar e resolver problemas juntos. Um bom líder é capaz de identificar e potencializar os pontos fortes de cada membro da equipa, fomentar uma cultura de confiança e respeito e criar um ambiente que estimule o crescimento pessoal e profissional. (1)Contudo a vasta maioria de definições sobre liderança enquadram-se nos moldes de gestão e negócio, por isso há ainda uma certa incerteza de como liderança deve ser aplicada na área de saúde. Recentemente tem aparecido novas teorias acerca da liderança, onde valores como empatia e criação de ligações fortes com a equipa de trabalho irão aumentar as chances de se alcançar resultados positivos. Estudos comprovam que os trabalhadores são mais felizes e motivados quando há uma rede de suporte e confiança a conectar a equipa e o líder.(2)Nos últimos anos, o conceito de liderança expandiu-se para além da ideia tradicional de um único indivíduo no topo de uma organização. Hoje, a liderança é frequentemente vista como um processo colaborativo, onde vários indivíduos podem compartilhar responsabilidades de liderança e trabalhar juntos para alcançar um objetivo comum. (3)Segundo Aoife de Brún, 2019 a liderança é o fator mais influente na formação da cultura organizacional e, portanto, garantir que haja um entendimento sobre os comportamentos, estratégias e qualidades de liderança necessários sejam desenvolvidos é fundamental para a melhoria dos serviços de saúde.Pesquisas vincularam a correlação entre comportamentos eficazes de liderança num ambiente de saúde e um aumento da qualidade, segurança e resultados do paciente e destacou a má liderança como possíveis fatores causais nas falhas de segurança do paciente. Além disso, a liderança com forte ênfase na hierarquia inibe potencialmente um clima de segurança positivo devido ao medo de culpa e repercussões por relatar problemas relacionados à segurança. Pesquisas no Reino Unido indicaram que os hospitais com melhor desempenho eram aqueles em que a equipa demonstrava altos níveis de envolvimento na tomada de decisões e onde havia evidência de liderança distribuída na organização. (1)
Leadership can be defined as the ability to positively influence the behavior of a group of individuals towards an intended goal. Traditionally, this concept is associated with a vertical dimension with a leader at the top and subordinates at the bottom. Although the effectiveness of Vertical Leadership is considered in high-pressure environments or in which teams are not previously defined, such as trauma teams, the truth is that more and more gaps in this type of leadership have been admitted. This is where the interest in shared leadership comes in, in which there is no formal leader, with power distributed among the different elements of the team. This type of leadership appears to increase worker efficiency and safety in health systems.Although shared leadership has shown positive results such as stress reduction and team empowerment, it is still in an embryonic phase of its implementation and therefore presents little evidence and standardized methods so that its applicability is reproducible over the various years. sectors of health systems. The latter is not necessarily independent of the VL and the two can complement each other mainly in transitional phases. Leadership is usually defined as the ability of an individual to inspire, guide and influence group behavior that he coordinates towards a common goal, being someone who has the power to influence and coordinate all activities of a group. (1)A leader is someone who possesses the qualities of vision, passion, integrity, empathy, courage and communication skills that enable him to motivate and inspire others to reach their potential. Effective leadership involves not only managing tasks and resources, but also inspiring and empowering team members to collaborate, innovate and solve problems together. A good leader is able to identify and leverage the strengths of each team member, foster a culture of trust and respect, and create an environment that encourages personal and professional growth. (1)However, the vast majority of leadership definitions fit into the management and business molds, so there is still a certain uncertainty about how leadership should be applied in the health area. Recently, new theories about leadership have appeared, where values such as empathy and creating strong bonds with the work team will increase the chances of achieving positive results. Studies prove that workers are happier and more motivated when there is a support and trust network connecting the team and the leader.(2)In recent years, the concept of leadership has expanded beyond the traditional idea of a single individual at the top of an organization. Today, leadership is often viewed as a collaborative process where multiple individuals can share leadership responsibilities and work together to achieve a common goal. (3)According to Aoife de Brún, 2019 leadership is the most influential factor in shaping organizational culture and, therefore, ensuring that there is an understanding of the behaviors, strategies and leadership qualities needed to be developed is critical to improving health services.Research has linked the correlation between effective leadership behaviors in a healthcare environment and an increase in quality, safety and patient outcomes and has highlighted poor leadership as possible causal factors in patient safety failures. Furthermore, leadership with a strong emphasis on hierarchy potentially inhibits a positive safety climate due to fear of blame and repercussions for reporting safety-related issues. Research in the UK indicated that the best performing hospitals were those where staff demonstrated high levels of involvement in decision making and where there was evidence of distributed leadership in the organisation. (1)
Description: Trabalho Final do Mestrado Integrado em Medicina apresentado à Faculdade de Medicina
URI: https://hdl.handle.net/10316/111344
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
Show full item record

Page view(s)

26
checked on May 22, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons