Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/111341
Title: Qualidade de Vida e Saúde Mental nos estudantes do ciclo clínico de Medicina
Other Titles: Quality of Life and Mental Health of the clinical cycle Medical Students
Authors: Costa, Melissa Alexandra de Bastos
Orientador: Simões, José Augusto Rodrigues
Santiago, Luiz Miguel de Mendonça Soares
Keywords: qualidade de vida; saúde mental; estudantes de medicina; sf8; er80; quality of life; mental health; medical students; sf8; er80
Issue Date: 27-Jan-2023
Serial title, monograph or event: Qualidade de Vida e Saúde Mental nos estudantes do ciclo clínico de Medicina
Place of publication or event: Faculdade de Medicina, Universidade de Coimbra, Portugal
Abstract: Introdução:Os estudantes de medicina aparentam ser um grupo vulnerável para baixos níveis de saúde mental e qualidade de vida, possivelmente por fatores inerentes a si próprios, mas também pela formação médica e o nível de exigência que lhe é associado. É relevante combater a falta de estudos acerca deste tema, especialmente em Portugal, de forma a alertar e promover uma atuação.Objetivos:Avaliar a qualidade de vida e saúde mental dos estudantes do ciclo clínico do MIM da FMUC no ano letivo 2021/2022 em função das variáveis de contexto sexo, ano de curso, naturalidade, habitação em tempo de aulas, se teve COVID19, se está vacinado contra SarsCov2, estado de saúde no momento, satisfação em relação a atividades sociais extracurriculares, satisfação com a vida estudantil e social e preocupação com o futuro pessoal e profissional.Metodologia:Estudo observacional com intenção analítica em amostra de conveniência e representativa da população de estudantes do ciclo clínico (4º, 5º e 6ºanos) do MIM da FMUC do ano letivo 2021/2022. Aplicou-se um questionário, que engloba um inquérito com variáveis de contexto e os questionários SF-8 e ER80, primeiro em fase pré-teste e posteriormente partilhado com a população de estudantes. Realizou-se análise estatística descritiva e inferencial nas respostas obtidas.Resultados:Consistência interna do SF8 em pré-teste com alfa de Cronbach 0.671, Teste F p<0.001 e coeficiente de correlação intraclasse 0.556, com estabilidade temporal pela correlação de Spearman ρ=0.855, p<0.001. Para ER80, alfa de Cronbach 0.616,Teste F p<0.001 e coeficiente de correlação intraclasse 0.600, com teste-reteste pela correlação de Spearman ρ=0.674, p=0.016. Na consistência interna do estudo de campo, SF8 com alfa de Cronbach 0.816 e Teste F p<0.001, e ER80 com alfa de Cronbach 0.730 e Teste F p<0.001. Amostra de 182 participantes, maioria do sexo feminino. Sexos com distribuição semelhante em relação às variáveis de contexto, exceto naturalidade, residência em tempo de aulas e satisfação para atividades sociais extracurriculares, superiores no sexo masculino. Amostra com pontuações SF8-T=21.91±4.30, SF8-SF=17.28±3.20, SF8-SM=13.01±3.15 e ER80+=3.87±3.36. Correlação entre ER80+ e SF8-SF e entre ER80+ e SF8-SM inversas e moderadas, e entre ER80+ e SF8-T inversa e forte. Influência do ano de curso em todas as pontuações, melhores no 6ºano, da naturalidade no SF8-T, melhor no Sul e pior nas Regiões Autónomas, e do estado de saúde no momento no SF8-SM, sem diferenças para as pontuações em função das restantes variáveis de contexto. Para 26.4% da amostra o ER80 foi caso, a maioria do sexo masculino. Diferenças na distribuição dos Casos ER80 apenas no sexo, mais frequente no masculino, e ano de curso, mais frequente no 6º ano, verificando-se que este ano tem mais Casos ER80 do que não casos. Diferenças significativas em todas as pontuações em função de Casos ER80, piores nos Casos ER80, o que se verificou também em todos os anos de curso. Casos ER80 do 4ºano tiveram pior SF8-T e SF8-SF, os Casos ER80 do 5ºano com pior SF8-SM e ER80+. Nos não Casos ER80, todas as pontuações foram piores no 6ºano.DiscussãoeConclusão: Sexo masculino mais satisfeito com as atividades sociais extracurriculares. A preocupação com o futuro, satisfação quanto a atividades extracurriculares, vida estudantil e social, e estado de saúde no momento foram preocupantes independentemente do sexo. A QdVRS e a saúde física da amostra não foram ideais, com discrepâncias em relação à saúde mental. Pelas correlações entre pontuações, quanto melhor a saúde mental (ER80+), melhor QdVRS (SF8-T), melhor saúde física (SF8-SF) e melhor saúde mental (SF8-SM). Verificou-se que com o avançar do ano de curso houve pior QdVRS e saúde mental, que a QdVRS foi melhor nos da região Sul e pior nos das Regiões Autónomas, e que o estado de saúde no momento influenciou a saúde mental (SF8-SM), mas a sua melhoria não se acompanhou de um aumento linear deste parâmetro. Nenhuma outra variável de contexto apresentou influência na QdV e/ou saúde mental da amostra. Detetaram-se 26.4% casos psiquiátricos suspeitos, maioria do sexo masculino, com mais casos suspeitos neste grupo do que nos não casos, o oposto no sexo feminino. O 6ºano teve mais casos psiquiátricos suspeitos, ao contrário dos restantes anos. Sem diferenças para a distribuição de casos psiquiátricos suspeitos para as restantes variáveis de contexto. Contudo, o estado de saúde no momento, a satisfação com atividades extracurriculares, vida social e estudantil e preocupação com o futuro foram preocupantes independentemente de serem ou não casos suspeitos. A QdV e saúde mental foram inferiores nos casos psiquiátricos suspeitos, o mesmo se verificou em todos os anos de curso. Nos casos psiquiátricos suspeitos a QdVRS e saúde física foram piores no 4ºano e a saúde mental pior no 5ºano, contudo nos que não eram casos suspeitos, a QdV e saúde mental foram piores no 6º ano.
Introduction:Medical students appear to be a vulnerable group to low levels of mental health and quality of life, possibly due to factors inherent to themselves, but also due to medical formation and the level of demand associated with it. It´s relevant to combat the lack of studies about this theme, especially in Portugal, to alert and promote an intervention.Objectives:Evaluate the quality of life and mental health of the students from the clinical cycle of MIM of FMUC, of 2021/2022 academic year, depending on context variables sex, year of course, place of birth, school time residency, having had COVID19, vaccination against SarsCov2, health status at the moment, satisfaction in relation to social extracurricular activities, satisfaction with social and student life and preoccupation with personal and professional future.Methodology:Observational study with analytic intention in sample of convenience and representative of the student´s population from the clinical cycle (4th, 5th and 6th years) of MIM of FMUC in 2021/2022 academic year. It was applied a questionnaire, which includes an inquiry with context variables and SF-8 and ER80 questionnaires, firstly on a pre-test, and posteriorly shared with the student´s population. Descriptive and inferential statistical analysis was performed on the obtained responses.Results:Internal consistency of SF-8 on pre-test with Cronbach´s alpha 0.671, F Test p-value<0.001 and intraclass correlation coefficient 0.556, with temporal stability by Spearman´s correlation ρ=0.855, p<0.001. For ER80, Cronbach´s alpha 0.616, F Test p-value<0.001 and intraclass correlation coefficient 0.600, with test-retest by the Spearman´s correlation ρ=0.674, p=0.016. For the internal consistency of the field study, SF-8 with Cronbach´s alpha 0.816 and F Test p-value <0.001, and ER80 with Cronbach´s alpha 0.730 and F Test p-value <0.001. Sample of 182 participants, mostly female. Sexes with similar distribution for context variables, except place of birth, school time residency and satisfaction with social extracurricular activities, superior in males. Sample with SF8-T=21.91±4.30, SF8-SF=17.28±3.20, SF8-SM=13.01±3.15 and ER80+=3.87±3.36. Inverse and moderate correlation between ER80+ and SF8-SF, and between ER80+ and SF8-SM, and inverse and strong correlation between ER80+ and SF8-T. Influence of academic year on all scores, better in 6th year, of place of birth on SF8-T, better on South and worst on Autonomous Regions, and of health status at the moment on SF8-SM, without differences for scores depending on the rest of the context variables. To 26.4% of the sample the ER80 was shown to be a case, mostly on males. Differences in ER80 Cases distribution only for sex, most frequently in males, and for academic year, most frequently in 6th year, being verified that this year had more ER80 Cases than non-Cases. Statistical differences were shown in all scores depending on ER80 Cases, being worst on ER80 Cases, which was also verified on all academic years. 4th year´s ER80 Cases had worst SF8-T and SF8-SF, 5th year´s ER80 Cases had worst SF8-SM and ER80+. In non-ER80 Cases, all scores were worst on 6th year. Discussion and Conclusion:Male sex was more satisfied with social extracurricular activities. Preoccupation with the future, satisfaction with social extracurricular activities, social and student life and health status at the moment were worrying, regardless of the sex. The sample´s HRQOL and physical health were not ideal, with discrepancies regarding the mental health. From the correlations between scores, the better the mental health (ER80+), better HRQOL (SF8-T), better physical health (SF8-SF) and better mental health (SF8-SM). It was seen that with the advancement of the academic year there were worst HRQOL and mental health, that HRQOL was better on South region and worst on Autonomic Regions, and that the health status at the moment influenced the mental health according to the SF8 questionnaire, but its improvement was not accompanied by a linear increase of this parameter. None other context variables presented influence on the sample´s HRQOL and/or mental health. There were detected 26.4% suspected psychiatric cases, mostly males, with more suspected cases in this group than non-cases, the opposite in females. The 6th year had more suspected psychiatric cases, contrary to other years. There were no differences in the suspected psychiatric cases´s distribution to the other context variables. However, health status at the moment, satisfaction with extracurricular activities, social and student life and preoccupation with the future were worrying, regardless of being suspected cases or not. QoL and mental health inferior on suspected psychiatric cases, the same in all academic years. In the suspected cases, HRQOL and physical health were worse on the 4th year, and mental health worse on the 5th year, however in non-suspected cases, QoL and mental health were worse on 6th year.
Description: Trabalho Final do Mestrado Integrado em Medicina apresentado à Faculdade de Medicina
URI: https://hdl.handle.net/10316/111341
Rights: openAccess
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