Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/111297
Title: Auto e Heteroperceção de Liderança dos Profissionais de Saúde de Unidades de Cuidados de Saúde Primários
Other Titles: SELF AND HETEROPERCEPTION OF LEADERSHIP OF HEALTHCARE PROFESSIONALS IN PRIMARY HEALTHCARE UNITS
Authors: Ribeiro, Maria Isabel de Carvalho
Orientador: Silva, Inês Rosendo de Carvalho e
Antunes, José Pedro Machado
Keywords: Liderança; Profissionais de Saúde; Cuidados de Saúde Primários; Leadership; Health Professionals; Primary Health Care
Issue Date: 7-Mar-2023
Serial title, monograph or event: Auto e Heteroperceção de Liderança dos Profissionais de Saúde de Unidades de Cuidados de Saúde Primários
Place of publication or event: Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
Abstract: Introdução: Dada a complexidade das instituições de saúde e a crescente exigência relativamente às mesmas e aos seus profissionais, torna-se imprescindível a existência de profissionais de saúde detentores de competências de liderança capazes de criar um ambiente favorável ao cumprimento dos objetivos organizacionais, bem como promotor de satisfação profissional. Assim, é pertinente conhecer a perceção de líderes e colaboradores sobre o desempenho das competências de liderança, assim como avaliar a sua satisfação.Métodos: Desenvolveu-se um estudo observacional, de caráter descritivo com componente analítico e transversal, com amostra de conveniência. Foram selecionadas duas Unidades de Saúde Familiar da ARS Centro onde foram aplicados questionários a 44 profissionais de saúde. Nos questionários foram recolhidos dados sociodemográficos dos participantes e aplicados o Questionário de Liderança de Quinn, adaptado à saúde por Parreira et al. (2006) e o Questionário da Satisfação com a Supervisão, adaptado de Munson (2000), por Garrido (2004). Aplicou-se estatística descritiva e inferencial.Resultados: Os resultados apontam para um reconhecimento do desempenho de todos os papéis de liderança, tendo sido os papéis de Mentor, Coordenador, Produtor e Facilitador os mais reconhecidos. Verificaram-se diferenças estatisticamente significativas na auto e heteroperceção de liderança, sendo os valores médios atribuídos pelos líderes superiores aos atribuídos pelos colaboradores. Relativamente à influência das variáveis sociodemográficas na perceção das competências de liderança, obtiveram-se diferenças estatisticamente significativas nas variáveis categoria profissional, habilitações literárias e tempo de exercício profissional na unidade atual. No que diz respeito à satisfação com a supervisão, os resultados obtidos apontam genericamente para uma satisfação positiva, com a maioria dos colaboradores a apresentar um nível “Muito Alto” de satisfação.Discussão: As diferenças entre a auto e heteroperceção de liderança podem ser explicadas pelo nível elevado de exigência que os colaboradores colocam nos seus líderes, pelo facto de estes pertencerem a uma classe profissional onde se centram grande parte dos processos de tomada de decisão. As principais limitações foram a utilização de uma amostra de conveniência e de tamanho reduzido, a realização de um estudo transversal, vieses de desejabilidade social e de voluntarismo, o estudo apenas de USF e apenas da região centro e a escassez de estudos semelhantes para comparação.Conclusão: Os valores médios atribuídos pelos líderes às suas competências foram superiores aos atribuídos pelos colaboradores e a experiência prática, a formação especializada e o conhecimento da dinâmica do serviço parecem traduzir uma maior compreensão sobre o estilo de liderança. Os níveis de satisfação dos colaboradores são elevados, o que contribuirá para uma melhor prestação de cuidados de saúde.
Introduction: Given the complexity of health institutions and the increasing demands on them and their professionals, it is essential to have health professionals who possess leadership skills capable of creating a favorable environment for the achievement of organizational goals, as well as promoting job satisfaction. Thus, it is important to understand the perception of leaders and employees about the performance of leadership skills and satisfaction.Methods: This was a descriptive observational study with an analytical and cross-sectional component, with a convenience sample. Two Family Health Units of the ARS Centro were selected, where questionnaires were applied to 44 health professionals. In the questionnaires, participant’s sociodemographic data were collected and the Quinn's Leadership Questionnaire, adapted to health by Parreira et al. (2006) and the Satisfaction with Supervision Questionnaire, adapted from Munson (2000), by Garrido (2004) were applied. Descriptive and inferential statistics were applied.Results: The results point to a recognition of the performance of all leadership roles, with the roles of Mentor, Coordinator, Producer and Facilitator being the most recognized. There were statistically significant differences in the self and hetero-perception of leadership, with the mean values attributed by leaders being higher than those attributed by employees. Regarding the influence of the sociodemographic variables on the perception of leadership competencies, statistically significant differences were found in the variables professional category, academic qualifications and length of professional experience in the current unit. With regard to satisfaction with supervision, the results obtained point to a generally positive satisfaction, with most employees presenting a "very high" level of satisfaction.Discussion: The differences between self and hetero-perception of leadership may be explained by the high level of demand that the employees place on their leaders, due to the fact that these belong to a professional class where most of the decision-making processes are centered. The main limitations were the use of a convenience and small sample size, the performance of a cross-sectional study, social desirability and voluntarism biases, the study of only Family Health Units and only in the central region, and the scarcity of similar studies for comparison.Conclusion: The mean values assigned by leaders to their competencies were higher than those assigned by the employees, and practical experience, specialized training and knowledge of the service dynamics seem to translate into a greater understanding of the leadership style. The levels of employee satisfaction are high, which will contribute to better health care delivery.
Description: Trabalho Final do Mestrado Integrado em Medicina apresentado à Faculdade de Medicina
URI: https://hdl.handle.net/10316/111297
Rights: embargoedAccess
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