Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/110803
Title: Melhoria do Sistema de Gestão de Armazenamento e Inventário: Caso Amorim Cork, S.A.
Other Titles: Improving the Storage and Inventory Management System: Case Amorim Cork, S.A.
Authors: Costa, Maria Beatriz Leite
Orientador: Fernandes, Aldora Gabriela Gomes
Pinto, Telmo Miguel Pires
Keywords: Técnicas de gestão de stocks; Técnicas de previsão; Normalização; Melhoria contínua; Stock management techniques; Forecasting techniques; Standardization; Continuous improvement
Issue Date: 17-Jul-2023
Serial title, monograph or event: Melhoria do Sistema de Gestão de Armazenamento e Inventário: Caso Amorim Cork, S.A.
Place of publication or event: Amorim Cork, S.A.
Abstract: O presente projeto é o resultado de um estudo desenvolvido na Amorim Distribuição (AD), sendo esta a responsável pela personalização de rolhas de cortiça para vinhos tranquilos. Os principais objetivos deste trabalho de investigação são o cálculo do inventário de segurança e as correspondentes necessidades de espaço de stockagem; a reorganização do armazém de matéria-prima e a normalização dos fluxos e procedimentos do armazém. Adotou-se uma estratégia de investigação-ação, pelo que foram realizados vários períodos de recolha e análise de dados – através da utilização de técnicas de observação estruturada e participativa, entrevistas não estruturadas, brainstorming e análise documental –, para a identificação e implementação de oportunidades de melhoria, normalização e avaliação.As oportunidades de melhoria implementadas, nomeadamente a reorganização do armazém de matéria-prima, permitiu uma melhoria de 17% no tempo médio de picking para encomendas pequenas e 60% para encomendas grandes. Quanto à dispersão dos artigos pelas linhas de armazenamento nos armazéns esta foi melhorada em 40%. Além disso, houve uma redução de 76% no número médio de tarefas diárias para encomendas pequenas, devido à inatividade de um setor e, consequente, aumento do espaço do buffer da marcação. A alteração do fator de embalamento resultou numa redução de três camiões semanais no transporte de produtos, resultando numa poupança semanal de 630€.Devido ao curto período do estágio, apenas um ciclo de investigação-ação foi possível realizar. Além disso, uma limitação identificada refere-se à recolha de dados para as tarefas de picking de encomendas pequenas após a implementação da organização do armazém de matéria-prima, podendo afetar a representatividade dos dados. Outra limitação encontrada foi a falta de precisão no cálculo do inventário de segurança devido à disponibilidade limitada dos dados reais de consumo.
The present project is the result of a study conducted at Amorim Distribuição (AD), which is responsible for customizing cork stoppers for still wines. The main objectives of this project are to calculate the safety inventory and the corresponding storage space requirements, reorganize the raw material warehouse, and standardize the warehouse flows and procedures.An action-research strategy was adopted, involving multiple periods of data collection and analysis. Structured and participative observation techniques, non-structured interviews, brainstorming, and document analysis were used to identify and implement improvement opportunities, standardization, and evaluation.The implemented improvement opportunities, particularly the reorganization of the raw material warehouse, allowed for a 17% improvement in the average picking time for small orders and a 60% improvement for large orders. The dispersion of the items along the storage lines in the warehouses was improved by 40%. Furthermore, the average number of daily tasks for small orders decreased by 76% due to the inactivity of one sector, resulting in an increase in marking buffer space. By changing the packing factor, three trucks per week were eliminated in the product transportation, leading to weekly savings of 630€.Due to the short internship period, only one research-action cycle could be conducted. Another limitation identified refers to the collection of data for small order picking tasks after the implementation of the raw material warehouse organization. This may potentially impact the representativeness of the data. Furthermore, a limitation was found regarding the accuracy of the safety inventory calculation, due to the limited availability of actual consumption data, which may have affected the precision of the calculations.
Description: Dissertação de Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/110803
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File SizeFormat
Maria_Costa_2018292166.pdf3.32 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

23
checked on Apr 24, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons