Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/110717
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dc.contributor.advisorParente, Ana Catarina Louro-
dc.contributor.advisorRoque, Licínio Gomes-
dc.contributor.authorAlmeida, Sílvia Carolina Tavares de-
dc.date.accessioned2023-11-23T23:09:12Z-
dc.date.available2023-11-23T23:09:12Z-
dc.date.issued2023-09-13-
dc.date.submitted2023-11-23-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/110717-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia-
dc.description.abstractWith the increasing frequency of infectious disease outbreaks and their consequences, it is important to prepare the younger generations for this future. This preparation involves building knowledge, and serious games can be a tool for this. These educational games, which have an explicit didactic objective, are an effective educational tool that can facilitate and improve the learning process for students, keeping them interested and motivated in learning, and contributing to the dissemination of reliable information. By increasing knowledge in the area, these games can influence players’ daily habits, reducing their risk behaviours and contributing to the management and mitigation of infectious diseases. This is the context of this dissertation, which focuses on the development of the serious game Science4Pandemics, a game focused on decision-making during a pandemic/epidemic situation and resource management. This process uses an educational approach where the design aims to solve learning objectives related to disseminating knowledge, raising awareness of infectious disease prevention and management measures, changing behaviour as a consequence of learning and developing analytical, critical and strategic thinking skills to solve the game scenarios, focusing on specific objectives related to the biology of infectious diseases, pandemic/epidemic prevention and management measures, vaccines and the health system.eng
dc.description.abstractCom o aumento da frequência de surtos de doenças infecciosas e das suas consequências é importante preparar as gerações mais novas para este futuro. Esta preparação envolve a construção de conhecimentos, e os jogos sérios podem ser uma ferramenta para isso. Estes jogos educativos, que possuem um objetivo didático explícito, são uma ferramenta educacional eficaz que pode facilitar e melhorar o procedimento de aprendizagem dos estudantes, mantendo-os interessados e motivados na aprendizagem, contribuindo para a disseminação de informações de confiança. Através do crescimento dos conhecimentos na área, estes jogos conseguem influenciar os comportamentos dos jogadores nas suas rotinas diárias, reduzindo os seus comportamentos de risco, e contribuindo para a gestão e mitigação das doenças infecciosas. É neste contexto que surge esta dissertação, que se foca no desenvolvimento do jogo sério Science4Pandemics, um jogo focado na tomada de decisões durante uma situação de pandemia/epidemia e na gestão de recursos. Este processo recorre a uma abordagem educativa onde o design pretende resolver objetivos de aprendizagem relacionados com a difusão de conhecimentos, a sensibilização para as medidas de prevenção e gestão das doenças infecciosas, a mudança de comportamentos como consequência da aprendizagem e com o desenvolvimento de capacidades de raciocínio analíticas, críticas e estratégicas para resolver os cenários de jogo focando-se em objetivos específicos relacionados com a biologia das doenças infecciosas, as medidas de prevenção e gestão das pandemias/epidemias, as vacinas e o sistema de saúde.por
dc.description.sponsorshipOutro - This work was partially funded by the Science4Pandemics project from EITHealth, and by the FCT - Foundation for Science and Technology, I.P./MCTES through national funds (PIDDAC), within the scope of CISUC R&D Unit - UIDB/00326/2020 or project code UIDP/00326/2020.-
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
dc.subjectDigital gameseng
dc.subjectGame-based learningeng
dc.subjectInfectious diseaseseng
dc.subjectScience4Pandemicseng
dc.subjectJogos digitaispor
dc.subjectAprendizagem baseada em jogospor
dc.subjectDoenças infecciosaspor
dc.subjectScience4Pandemicspor
dc.titleDesign de um jogo educativo para o projeto Science4Pandemicspor
dc.title.alternativeDesigning a Learning Game for Science4Pandemicseng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationDEI-FCTUC-
degois.publication.titleDesign de um jogo educativo para o projeto Science4Pandemicspor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203398289-
thesis.degree.disciplineÁudio-visuais e produção dos media-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Design e Multimédia-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Engenharia Informática-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorAlmeida, Sílvia Carolina Tavares de::0000-0003-3237-3218-
uc.degree.classification17-
uc.degree.presidentejuriCunha, João Miguel Andrade Proença da-
uc.degree.elementojuriRodrigues, Ana Cláudia Leitão Teixeira-
uc.degree.elementojuriRoque, Licínio Gomes-
uc.contributor.advisorParente, Ana Catarina Louro-
uc.contributor.advisorRoque, Licínio Gomes::0000-0002-1911-2788-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
crisitem.advisor.researchunitCISUC - Centre for Informatics and Systems of the University of Coimbra-
crisitem.advisor.parentresearchunitFaculty of Sciences and Technology-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-1911-2788-
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