Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/110696
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorParente, Jéssica Araújo-
dc.contributor.advisorBicker, João Manuel Frade Belo-
dc.contributor.authorCosta, Rafaela Correia da-
dc.date.accessioned2023-11-23T23:08:27Z-
dc.date.available2023-11-23T23:08:27Z-
dc.date.issued2023-09-13-
dc.date.submitted2023-11-23-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/110696-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia-
dc.description.abstractBefore alphabetic writing appeared, there was already communication through images, through man-made illustrations. Their parallelism with writing emerged over time and, at certain moments in history, the fusion of text and image gave rise to asemic writing, a form of writing without semantic content.In this context, it is essential to analyze Ana Hatherly’s essay, The Reinvention of Reading, and her work, as it analyzes the main concepts such as the field of legibility and illegibility and the tension between text and image. On the other hand, technological advances have opened up countless possibilities for work in various areas and have brought new possibilities for developing projects with more dynamic and experimental approaches. It is possible, through technology, to imitate calligraphic movement and lead to the exploration of visual artifacts that communicate between visuality and reading.This dissertation aims to explore these possibilities through the creation of visual compositions that take advantage of calligraphic movement and approach drawing. The visual artifacts obtained result from the exploration of various factors such as randomness, sound or the movement of the surrounding space and arise from the application of various deformations and superimpositions that take into account the heritage of Ana Hatherly’s work and textual and visual composition. Taking into account these new possibilities and the artist’s work as inspiration, we have what it takes to extend the artist’s legacy with the help of programming.eng
dc.description.abstractAntes do aparecimento da escrita alfabética, já se estabelecia uma comunicação por imagens, através das ilustrações produzidas pelo homem. O seu paralelismo com a escrita surge ao longo do tempo e, em alguns momentos da História, da fusão entre texto e imagem, surge a escrita assémica, uma forma de escrita sem conteúdo semântico.Neste contexto torna-se fundamental analisar o ensaio de Ana Hatherly, A Reinvenção da Leitura, e o seu trabalho, pois é feita uma análise dos conceitos principais como o campo da legibilidade e ilegibilidade e a tensão entre o texto e imagem. Por outro lado, os avanços tecnológicos abriram inúmeras possibilidades para os trabalhos de diversas áreas e trouxeram novas possibilidades para o desenvolvimento de projetos com abordagens mais dinâmicas e experimentais. Sendo possível, através da tecnologia, imitar o movimento caligráfico e levar à exploração de artefactos visuais que comuniquem entre a visualidade e a leitura.Esta dissertação pretende explorar essas possibilidades através da criação de composições visuais que tiram partido do movimento caligráfico e se aproximam do desenho. Os artefactos visuais obtidos resultam da exploração de diversos fatores como a aleatoriedade, o som ou o movimento do espaço em redor e surgem da aplicação de diversas deformações e sobreposições que têm em consideração a herança do trabalho da Ana Hatherly e a composição textual e visual. Tendo em conta essas novas possibilidades e o trabalho da artista como inspiração, temos o necessário para estender a herança da artista com o auxílio da programação.por
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectCalligraphyeng
dc.subjectAsemic writingeng
dc.subjectVisual poetryeng
dc.subjectCaligrafiapor
dc.subjectEscrita assémicapor
dc.subjectPoesia visualpor
dc.titleVer ou ler: da caligrafia ao desenhopor
dc.title.alternativeSeeing or reading: from handwriting to drawingeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationDEI-FCTUC-
degois.publication.titleVer ou ler: da caligrafia ao desenhopor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203398211-
thesis.degree.disciplineÁudio-visuais e produção dos media-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Design e Multimédia-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Engenharia Informática-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorCosta, Rafaela Correia da::0009-0008-5239-6429-
uc.degree.classification18-
uc.degree.presidentejuriMartins, Pedro José Mendes-
uc.degree.elementojuriBicker, João Manuel Frade Belo-
uc.degree.elementojuriHardman, Paul David-
uc.contributor.advisorParente, Jéssica Araújo::0000-0003-1612-5513-
uc.contributor.advisorBicker, João Manuel Frade Belo-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File SizeFormat
Dissertacao_Ver ou Ler_Rafaela Costa.pdf37.87 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

20
checked on Jul 17, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons