Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/110615
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dc.contributor.advisorBigotte, João Miguel Fonseca-
dc.contributor.advisorFerreira, Luís Miguel Domingues Fernandes-
dc.contributor.authorFadiga, André Manuel dos Santos-
dc.date.accessioned2023-11-23T23:05:55Z-
dc.date.available2023-11-23T23:05:55Z-
dc.date.issued2023-09-26-
dc.date.submitted2023-11-23-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/110615-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia-
dc.description.abstractWith the escalating global concern surrounding climate change and environmental sustainability, maritime ports have become pivotal players in reducing greenhouse gas emissions. This study elucidates the multifaceted nature of concepts like net-zero, decarbonisation strategies, supply chain decarbonisation, and seaport decarbonisation.The research underlines the urgency of transitioning towards low-carbon and carbon-neutraloperations to mitigate environmental impacts. A systematic literature review was conducted to identify the research topics about the decarbonisation of ports, and a total of 124 articles were analysed. A bibliometric analysis was conducted to gain valuable insights into the prevailing trends and influential works within the selected literature. Subsequently, a content analysis was performed to identify the most studied geographies, the methodologies used, and the measures considered. A cluster analysis, executed through the VOSviewer Software, was employed to discern the primary research topics and their organisational structure within the literature. This analysis unearthed critical insights into the relationship among various research themes, furtherenhancing our understanding of the research landscape. The systematic literature review underscored the pressing need for focused research efforts and collaborative initiatives in maritime port decarbonisation. It laid bare the complexity of decarbonisation endeavours, emphasising the necessity for context-specific, tailored solutions. In conclusion, this dissertation illuminates the path towards sustainable maritime ports by comprehensively addressing the challenges and opportunities associated with decarbonisation. Moreover, it underscores the pivotal role of technological advancements, regulatory frameworks, and stakeholder collaboration in achieving neutrality targets.eng
dc.description.abstractCom o crescente aumento da preocupação global em torno das alterações climáticas e da sustentabilidade ambiental, os portos marítimos tornaram-se atores cruciais na redução das emissões de gases de efeito de estufa. Este estudo esclarece a natureza multifacetada de conceitos como net-zero, estratégias de descarbonização, descarbonização das cadeias de abastecimento e descarbonização dos portos marítimos. A investigação sublinha a urgência da transição para operações com baixas emissões de carbono e neutras em carbono para mitigar os impactos ambientais.Foi conduzida uma revisão sistemática da literatura para identificar os tópicos de pesquisa relacionados com a descarbonização dos portos, tendo sido analisados um total de 124 artigos. Realizou-se uma análise bibliométrica para obter informações valiosas sobre as tendências predominantes e os trabalhos influentes dentro da literatura selecionada. Posteriormente, efetuou-se uma análise de conteúdo para identificar as geografias mais estudadas, as metodologias utilizadas e as medidas consideradas. Por fim, uma análise de clusters, realizada com recurso ao VOSviewer Software, permitiu discernir os principais tópicos de pesquisa e a sua estrutura organizacional na literatura. Esta análise revelou informações críticas sobre a relação entre vários temas de pesquisa, enriquecendo ainda mais a nossa compreensão do panorama de investigação.A revisão sistemática da literatura sublinhou a necessidade de esforços de pesquisa direcionados e iniciativas colaborativas na descarbonização dos portos marítimos. Ficou evidente a complexidade dos esforços de descarbonização, enfatizando a necessidade de soluções específicas, adaptadas às circunstâncias locais. Em conclusão, esta dissertação ilumina o caminho em direção a portos marítimos sustentáveis, ao abordar de forma abrangente os desafios e oportunidades associados à descarbonização. Além disso, destaca o papel crucial de avanços tecnológicos, enquadramentos regulatórios e colaboração entre as partes interessadas na consecução das metas de neutralidade.por
dc.description.sponsorshipOutro - This research is financed by Recovery and Resilience Plan and by the Next Generation EU European Funds, NOTICE N.º 02/C05- i01/2022, Component 5 – Capitalization and Business Innovation - Mobilizing Agendas for Business Innovation under the NEXUS project “Agenda Mobilizadora Sines Nexus” (reference: Nº 7113).-
dc.language.isoeng-
dc.rightsembargoedAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/-
dc.subjectNet-Zeroeng
dc.subjectDecarbonisationeng
dc.subjectMaritime Portseng
dc.subjectSystematic Literature Revieweng
dc.subjectVOSviewer Softwareeng
dc.subjectNet-Zeropor
dc.subjectDescarbonizaçãopor
dc.subjectPortos Marítimospor
dc.subjectRevisão Sistemática da Literaturapor
dc.subjectVOSviewer Softwarepor
dc.titleDecarbonising Maritime Ports: A Systematic Review of the Literature and Insights for New Research Opportunitieseng
dc.title.alternativeDescarbonização dos Portos Marítimos: Uma Revisão Sistemática da Literatura e Perspetivas sobre Novas Oportunidades de Investigaçãopor
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationDepartamento de Engenharia Mecânica-
degois.publication.titleDecarbonising Maritime Ports: A Systematic Review of the Literature and Insights for New Research Opportunitieseng
dc.date.embargoEndDate2024-09-25-
dc.peerreviewedyes-
dc.date.embargo2024-09-25*
dc.identifier.tid203398386-
thesis.degree.disciplineCiências de Engenharia Mecânica-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia e Gestão Industrial-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Engenharia Mecânica-
uc.degree.grantorID0500-
uc.justificaEmbargoO trabalho vai ser utilizado para o desenvolvimento de uma publicação/artigo numa revista científica.-
uc.contributor.authorFadiga, André Manuel dos Santos::0009-0008-2588-6043-
uc.degree.classification19-
uc.date.periodoEmbargo365-
uc.degree.presidentejuriFernandes, Aldora Gabriela Gomes-
uc.degree.elementojuriFerreira, Luís Miguel Domingues Fernandes-
uc.degree.elementojuriMoniz, Samuel de Oliveira-
uc.contributor.advisorBigotte, João Miguel Fonseca::0000-0002-0324-2406-
uc.contributor.advisorFerreira, Luís Miguel Domingues Fernandes::0000-0003-0459-0020-
item.grantfulltextembargo_20240925-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1en-
item.openairetypemasterThesis-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
Appears in Collections:FCTUC Eng.Mecânica - Artigos em Revistas Internacionais
UC - Dissertações de Mestrado
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