Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/110605
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dc.contributor.advisorMenezes, Paulo Jorge Carvalho-
dc.contributor.authorSantos, Beatriz Negromonte Batista dos-
dc.date.accessioned2023-11-23T23:05:35Z-
dc.date.available2023-11-23T23:05:35Z-
dc.date.issued2023-09-29-
dc.date.submitted2023-11-23-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/110605-
dc.descriptionTrabalho de Projeto do Mestrado em Engenharia Biomédica apresentado à Faculdade de Ciências e Tecnologia-
dc.description.abstractPeople with disabilities constitute a significant portion of our global population, as around 1.3 billion people possess some form of disability. Of those, approximately 596 million are blind or have some degree of vision impairment. To those individuals, accessibility plays a major role in their daily lives, and without it, simple tasks become complex or even impossible to accomplish. Ensuring accessibility is not merely a matter of convenience, but rather, a matter of human rights and social justice to promote a more equitable and inclusive society where every individual, regardless of their abilities, can fully participate, contribute, and thrive. Assistive technology (AT) is a comprehensive term encompassing a combination of products and services essential for ensuring the safe assessment, distribution, and utilization of products designed for individuals with disabilities. The significance of assistive products extends beyond enhancing users' daily lives, positively influencing families and societies, and eradicating barriers to ensure and provide access to information, education, employment, and public spaces. Particularly in the realm of education, these technologies are deemed essential to ensure fair learning opportunities and enhance independence, autonomy, and engagement within the academic context. Achieving inclusive education requires the implementation of multisensory teaching techniques, fostering participation among students of diverse abilities. This master's thesis presents the design, development, and evaluation of a low-cost assistive technology prototype tailored to promote accessibility in the programming field for blind and visually impaired children. Through the usage of a physical block system, basic programming concepts can be taught and provide sound output as a result, utilizing multiple musical instruments and notes. This study not only contributes to the field of assistive technology in the digital world but also addresses the pressing need for inclusive programming education.eng
dc.description.abstractUma grande parte da população mundial possui algum tipo de deficiência, e em 2021, esse número era estimado em cerca de 1,3 bilhões de pessoas. Destes, aproximadamente 596 milhões são cegos ou possuem algum nível de baixa visão. Para essas pessoas, acessibilidade possui um grande papel em suas vidas, e sem ela, as mais simples tarefas tornam-se complexas ou até mesmo impossíveis de serem realizadas. Garantir a existência da acessibilidade vai além de ser apenas conveniente, resultando no exercício dos direitos humanos e da justiça social para promover uma sociedade mais equitativa e inclusiva, onde cada indivíduo, independentemente de suas habilidades, pode participar, contribuir e prosperar. Tecnologia assistiva é um termo que compreende a combinação de produtos e serviços que se consideram essenciais para garantir uma avaliação, distribuição e utilização segura para pessoas com deficiências. A importância dos produtos assistivos vai além de melhorar a vida diária dos seus usuários e influencia positivamente suas famílias e a sociedade, eliminando barreiras para garantir e possibilitar o acesso à informação, educação, trabalho e aos espaços públicos. Particularmente no âmbito da educação, essas tecnologias são determinantes para assegurar uma oportunidade justa para o aprendizado e para aumentar a independência, autonomia e a participação no contexto acadêmico. Alcançar uma educação inclusiva requer a implementação de técnicas de ensino multissensoriais, promovendo a participação de estudantes com diversas habilidades. Esta tese de mestrado apresenta o design, desenvolvimento e avaliação de um protótipo de tecnologia assistiva com baixo custo, criado para promover a acessibilidade na área da programação para crianças cegas e com baixa visão. Através do uso de um sistema de blocos físicos, os conceitos básicos de programação podem ser ensinados com sons, através de vários instrumentos e notas musicais. Este estudo contribui não apenas para o campo da tecnologia assistiva ligada ao mundo digital, mas também aborda a necessidade de uma educação inclusiva na programação.por
dc.language.isoeng-
dc.rightsembargoedAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectAssistive Technologyeng
dc.subjectAccessibilityeng
dc.subjectProgrammingeng
dc.subjectBlind and visually impaired childreneng
dc.subjectDigital inclusioneng
dc.subjectTecnologia Assistivapor
dc.subjectAcessibilidadepor
dc.subjectProgramaçãopor
dc.subjectCrianças cegas e com baixa visãopor
dc.subjectInclusão digitalpor
dc.titleBlock programming system for blind and visually impaired (BVI) childreneng
dc.title.alternativeSistema de programação em blocos para crianças cegas e com baixa visãopor
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationISR-
degois.publication.titleBlock programming system for blind and visually impaired (BVI) childreneng
dc.date.embargoEndDate2024-09-28-
dc.peerreviewedyes-
dc.date.embargo2024-09-28*
dc.identifier.tid203399480-
thesis.degree.disciplineEngenharia Biomédica-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia Biomédica-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Física-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorSantos, Beatriz Negromonte Batista dos::0009-0009-3116-1951-
uc.degree.classification16-
uc.date.periodoEmbargo365-
uc.degree.presidentejuriCarvalho, Paulo Fernando Pereira de-
uc.degree.elementojuriMenezes, Paulo Jorge Carvalho-
uc.degree.elementojuriPeixoto, Paulo José Monteiro-
uc.contributor.advisorMenezes, Paulo Jorge Carvalho::0000-0002-4903-3554-
item.grantfulltextembargo_20240928-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1en-
item.openairetypemasterThesis-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
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