Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/110387
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Marcos Antonio Batista da | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-21T11:35:18Z | - |
dc.date.available | 2023-11-21T11:35:18Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-11 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/110387 | - |
dc.description.abstract | As instituições educacionais são lugares em que é possível aprender a planejar a vida e o futuro? É importante conversar com jovens estudantes sobre os processos que envolvem a "escolha" de uma profissão? Por um lado, há elementos de ordem subjetiva. Por outro, existem questões objetivas que dificultam esse processo. Nas sociedades contemporâneas, o racismo estrutural e as desigualdades sociais que afetam diretamente as trajetórias e oportunidades na vida dos jovens, sobretudo de grupos de jovens imigrantes, afrodescendentes, dentre outros. Não devemos amar a miséria, aliás, devemos combatê-la, sobretudo criando trabalho, trabalho digno, como o Papa Francisco enfatizou em seu discurso de 24 de setembro de 2022, em sua visita a Assis, por ocasião do evento Economy of Francesco. Será que o fato de ser imigrante impacta na trajetória educacional do jovem? Responder tal questão e equacioná-la, não é tarefa fácil, sobretudo se tal desafio se realiza sem que os jovens contem com espaços mediadores, capazes de informá-los sobre o seu entorno, isto é, acerca do contexto social em que vivem. Jovens de camadas sociais empobrecidas, em especial, afrodescendentes, têm encontrado em suas trajetórias educacionais maiores obstáculos para a construção de um projeto de vida adulta que envolvem escolarização e trabalho, como podemos observar no estudo de Cristina Roldão, “Fatores e perfis de sucesso escolar “inesperado”: trajetos de contratendência de jovens das classes populares e de origem africana”. | pt |
dc.language.iso | por | pt |
dc.publisher | ALICE, Centro de Estudos Sociais | pt |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/EC/H2020/725402/EU/The politics of anti-racism in Europe and Latin America: knowledge production, decision-making and collective struggles | pt |
dc.rights | openAccess | pt |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/ | pt |
dc.title | Um olhar para todos os jovens entre nós | pt |
dc.type | other | pt |
degois.publication.location | Coimbra | pt |
degois.publication.title | Alice News | pt |
dc.relation.publisherversion | https://alicenews.ces.uc.pt/index.php?lang=1&id=43945 | pt |
dc.peerreviewed | no | pt |
dc.date.embargo | 2023-09-11 | * |
uc.date.periodoEmbargo | 0 | pt |
item.grantfulltext | open | - |
item.cerifentitytype | Products | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.openairetype | other | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_1843 | - |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
crisitem.author.researchunit | CES – Centre for Social Studies | - |
crisitem.author.parentresearchunit | University of Coimbra | - |
crisitem.author.orcid | 0000-0003-2701-0316 | - |
Appears in Collections: | I&D CES - Vários |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Um olhar para todos os jovens entre nos.pdf | 768.05 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License