Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/110387
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva, Marcos Antonio Batista da-
dc.date.accessioned2023-11-21T11:35:18Z-
dc.date.available2023-11-21T11:35:18Z-
dc.date.issued2023-09-11-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/110387-
dc.description.abstractAs instituições educacionais são lugares em que é possível aprender a planejar a vida e o futuro? É importante conversar com jovens estudantes sobre os processos que envolvem a "escolha" de uma profissão? Por um lado, há elementos de ordem subjetiva. Por outro, existem questões objetivas que dificultam esse processo. Nas sociedades contemporâneas, o racismo estrutural e as desigualdades sociais que afetam diretamente as trajetórias e oportunidades na vida dos jovens, sobretudo de grupos de jovens imigrantes, afrodescendentes, dentre outros. Não devemos amar a miséria, aliás, devemos combatê-la, sobretudo criando trabalho, trabalho digno, como o Papa Francisco enfatizou em seu discurso de 24 de setembro de 2022, em sua visita a Assis, por ocasião do evento Economy of Francesco. Será que o fato de ser imigrante impacta na trajetória educacional do jovem? Responder tal questão e equacioná-la, não é tarefa fácil, sobretudo se tal desafio se realiza sem que os jovens contem com espaços mediadores, capazes de informá-los sobre o seu entorno, isto é, acerca do contexto social em que vivem. Jovens de camadas sociais empobrecidas, em especial, afrodescendentes, têm encontrado em suas trajetórias educacionais maiores obstáculos para a construção de um projeto de vida adulta que envolvem escolarização e trabalho, como podemos observar no estudo de Cristina Roldão, “Fatores e perfis de sucesso escolar “inesperado”: trajetos de contratendência de jovens das classes populares e de origem africana”.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherALICE, Centro de Estudos Sociaispt
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/EC/H2020/725402/EU/The politics of anti-racism in Europe and Latin America: knowledge production, decision-making and collective strugglespt
dc.rightsopenAccesspt
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/pt
dc.titleUm olhar para todos os jovens entre nóspt
dc.typeotherpt
degois.publication.locationCoimbrapt
degois.publication.titleAlice Newspt
dc.relation.publisherversionhttps://alicenews.ces.uc.pt/index.php?lang=1&id=43945pt
dc.peerreviewednopt
dc.date.embargo2023-09-11*
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypeProducts-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypeother-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_1843-
item.fulltextCom Texto completo-
crisitem.author.researchunitCES – Centre for Social Studies-
crisitem.author.parentresearchunitUniversity of Coimbra-
crisitem.author.orcid0000-0003-2701-0316-
Appears in Collections:I&D CES - Vários
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Um olhar para todos os jovens entre nos.pdf768.05 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

48
checked on May 8, 2024

Download(s)

5
checked on May 8, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons