Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/110368
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAbrantes, Isabel Maria de Oliveira-
dc.contributor.advisorTonicher, Pedro Miguel Callapez-
dc.contributor.authorAlegria, Patrícia Alexandra Bolou-
dc.date.accessioned2023-11-20T23:07:20Z-
dc.date.available2023-11-20T23:07:20Z-
dc.date.issued2023-07-21-
dc.date.submitted2023-11-20-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/110368-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Ciências e Tecnologia-
dc.description.abstractO presente relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular Estágio Pedagógico e Relatório, do 2.º ano do Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, da Universidade de Coimbra. Tem por objetivo descrever as atividades desenvolvidas durante o meu estágio pedagógico que decorreu na Escola Secundária D. Duarte, em Coimbra, no ano letivo 2022/2023. Através dessas atividades, das competências com elas adquiridas e da experiência sobre o papel do professor na escola e enquanto educador, foi possível fortalecer conhecimentos sobre métodos e técnicas pedagógicas, proceder a abordagens concetuais baseadas na revisão da literatura sobre os conteúdos de Geologia e Biologia lecionados, desenvolver métodos e estratégias a serem utilizados nas atividades práticas letivas, analisar criticamente esses métodos e estratégias, refletir sobre a progressão da prática letiva na formação de professores e avaliar a aprendizagem dos estudantes, propondo sugestões de melhoria. Os temas lecionados, que pertencem ao programa de Biologia e Geologia do 10.º ano de escolaridade e se reveem nas suas Aprendizagens Essenciais, foram a “Estrutura interna da Terra” e o “Transporte nas plantas”, tendo sido elaborados vários instrumentos para o ensino destes temas. Os resultados do estudo sobre as aprendizagens dos estudantes, foram obtidos através da realização de um pré-teste e de um pós-teste, em ambos os temas, para além da aplicação de um relatório “V de Gowin”. Os dados obtidos revelam os estudantes tiveram maior dificuldade na construção do conhecimento em Geologia do que em Biologia, onde obtiveram uma melhoria nos resultados do pós-teste em relação ao pré-teste.por
dc.description.abstractThis report was carried out within the scope of the Pedagogical Internship and Report curricular unit, of the 2nd year of the Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, at the University of Coimbra. It aims to describe the activities developed during my pedagogical internship that took place at Escola Secundária D. Duarte, in Coimbra, in the academic year 2022/2023. Through these activities, the skills acquired with them and the experience on the role of the teacher at school and as an educator, it was possible to strengthen knowledge about pedagogical methods and techniques, proceed with conceptual approaches based on the literature review on the contents of Geology and Biology taught, develop methods and strategies to be used in practical teaching activities, critically analyze these methods and strategies, reflect on the progression of teaching practice in teacher training and evaluate student learning, proposing suggestions for improvement. The subjects taught, which belong to the 10th grade Biology and Geology program and are included in their Essential Learning, were “Earth’s internal structure” and “Transport in plants”, with various instruments having been developed for the teaching these topics. The results of the study on student learning were obtained by carrying out a pre-test and a post-test on both subjects, in addition to applying a “V de Gowin” report. The data obtained reveal that students had greater difficulty in building knowledge in Geology than in Biology, where they obtained an improvement in the results of the post-test in relation to the pre-test.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subject10.º ano de escolaridadepor
dc.subjectensino de Biologia e Geologiapor
dc.subjectestrutura interna da Terrapor
dc.subjectformação de professorespor
dc.subjecttransporte nas plantaspor
dc.subject10th gradeeng
dc.subjectteaching Biology and Geologyeng
dc.subjectinternal structure of the Eartheng
dc.subjectpedagogical trainingeng
dc.subjecttransport in plantseng
dc.titleÀ descoberta do interior da Terra e das plantaspor
dc.title.alternativeDiscovering the interior of the Earth and plantseng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationEscola Secundária D.Duarte de Coimbra-
degois.publication.titleÀ descoberta do interior da Terra e das plantaspor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203393066-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores (Biologia e Geologia)-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Ciências da Terra-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorAlegria, Patrícia Alexandra Bolou::0009-0003-8472-9471-
uc.degree.classification17-
uc.degree.presidentejuriCanhoto, Jorge Manuel Pataca Leal-
uc.degree.elementojuriRebelo, Maria da Piedade Simões Santana Pessoa Vaz-
uc.degree.elementojuriAndrade, Pedro Gomes Cabral Santarém-
uc.degree.elementojuriTonicher, Pedro Miguel Callapez-
uc.contributor.advisorAbrantes, Isabel Maria de Oliveira-
uc.contributor.advisorTonicher, Pedro Miguel Callapez-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypemasterThesis-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
Show simple item record

Page view(s)

43
checked on May 8, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons