Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/110352
Title: O Desenho enquanto processo de projeto - A relação entre o arquiteto e a representação
Other Titles: Drawing as a tool in project process - The relationship between the architect and the representation
Authors: Figueiredo, Filipa Brito
Orientador: Pais, Teresa Maria da Silva Antunes
Keywords: Arquitetura; Desenho; Projeto; Processo de conceção; Architecture; Drawing; Porject; Design process
Issue Date: 27-Sep-2023
Serial title, monograph or event: O Desenho enquanto processo de projeto - A relação entre o arquiteto e a representação
Place of publication or event: Departamento de Arquitetura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
Abstract: O projeto de arquitetura é inerente a um processo que pode ser realizado de diferentes formas, entre elas, o desenho. Este instrumento de trabalho pode encontrar-se dos mais variados modos e pode contribuir para o projeto de maneira consciente ou inconsciente. O mesmo pode ter duas variantes, fora do âmbito profissional ou dentro dele. Após um estudo realizado a diferentes professores e arquitetos do Departamento de Arquitetura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, analisou-se o impacto do desenho na relação que estes estabeleceram e estabelecem com o mesmo, bem como a forma como isso influencia as suas práticas profissionais. Esta investigação realizou-se com base no percurso de formação de cada arquiteto: antes da formação profissional; durante a formação; e após a mesma. O objetivo foi concluir qual o tipo de ligação, experiência, motivação, e intenção que este procura enquanto usa o desenho. Esta investigação dividiu-se em três partes: a primeira de contexto, a segunda de pesquisa e a terceira de síntese dos elementos recolhidos nas fases anteriores. As três encontram-se escritas ao longo desta dissertação; no entanto, a terceira parte contém uma vertente prática materializada na realização de um documentário que exemplifica a relação de um dos arquitetos entrevistados com o desenho. Em suma, pretendeu-se evidenciar que o desenho, enquanto ferramenta de processo, é um instrumento gerido de forma autónoma e, acima de tudo, idiossincrática. O exercício de desenhar é, para cada arquiteto, o reflexo dos seus pensamentos, passando por um processo mental materializado através desta ferramenta de investigação. Deste modo, não se procura uma representação fiel da realidade, mas sim, uma descrição rápida e eficaz através do traço e manchas momentâneas, que pode resultar numa relação mais ou menos intensa entre o arquiteto e o desenho.
Architectural design is inherent to a process that can be produced in different ways, among them, drawing. This work instrument can be found in the most varied forms and can contribute to the project in a conscious or unconscious way. It can have two variants, outside the professional scope or within it. After a study conducted with different professors and architects of Architecture’s Department of Science and Technology’s Faculty of Coimbra’s University, was analyzed the impact of design on the relationship they established and keep on establishing with it, as well as how it influences their professional practices. This research was carried out based on the training path of each architect: before professional training; during training; and after that. The goal was to conclude what kind of connection, experience, motivation, and intention they seek while drawing. This research was divided into three parts: the first is about the context, the second about the research and the third about the synthesis of the elements collected in the previous phases. The three of them are written throughout this dissertation, however the third part contains a practical aspect materialized in the making of a documentary that exemplifies the relationship of one of the architects interviewed with the drawing. In short, it was intended to show that drawing, as a process tool, is an instrument managed autonomously and, above all, in an idiosyncratic way. The exercise of drawing is, for each architect, the reflection of their thoughts, by a mental process materialized through this research tool. In this way, a faithful representation of reality is not sought, but rather a quick and effective description through the trace and momentary spots, which can result in a more or less intense relationship between the architect and the drawing.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/110352
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File SizeFormat
Dissertação_FilipaFigueiredo.pdf6.18 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

37
checked on May 15, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons