Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/110344
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAbrantes, Isabel Maria de Oliveira-
dc.contributor.advisorTonicher, Pedro Miguel Callapez-
dc.contributor.authorSilva, Renato Rafael Ruivo da-
dc.date.accessioned2023-11-20T23:06:42Z-
dc.date.available2023-11-20T23:06:42Z-
dc.date.issued2023-09-29-
dc.date.submitted2023-11-20-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/110344-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Ciências e Tecnologia-
dc.description.abstractThe pedagogical training is grounded in supervised teaching practice aimed at providing future Biology and Geology teachers with direct exposure to the realities of teaching in this subject area. It offers Teacher Trainees the opportunity to experiment with and implement teaching methodologies with students, thereby developing pedagogical skills. This internship is a crucial milestone in preparing for the teaching profession and marks the start of a professional career. This document serves as a comprehensive report and discussion of all activities undertaken during the Pedagogical training that occurs in the second year of the Master's in Biology and Geology Education for the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education. The pedagogical training was held at D. Duarte School in Coimbra during the academic year 2022/2023. With the support of the internship office, supervised teaching occurred in two 10th-grade classes, covering the topics of Seismology and Biodiversity, respectively. Throughout this pedagogical training, various teaching resources and strategies were applied, as described in this document. These resources and strategies were assessed through students' performance in summative assessments and pre-tests and post-tests. Given the positive results from both assessments, it can be concluded that the teaching practice was successful in creating situations conducive to meaningful learning and the development of cognitive skills. This report is structured into five chapters: Introduction, Theoretical Framework, Methodology, Results and Conclusions, and Final Considerations.eng
dc.description.abstractO Estágio Pedagógico baseia-se na prática de ensino supervisionada que ajuda o futuro professor de Biologia e Geologia a tomar contacto direto com a realidade do ensino nesta área disciplinar, dando oportunidade ao Professor Estagiário de experimentar e implementar metodologias de ensino com alunos e de desenvolvendo competências pedagógicas, sendo um passo fulcral na sua formação na atividade docente e no início da atividade profissional. Este documento é o registo e discussão relativa a todas as atividades realizadas na unidade curricular de Estágio Pedagógico e Relatório do 2.º ano do Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. O autor deste Relatório de Estágio apresentou-se na Escola D. Duarte, em Coimbra, durante o ano letivo de 2022/2023, onde, com auxílio do gabinete de estágio, exerceu ensino supervisionado em duas turmas de 10.º ano, tendo lecionado numa o tema da Sismologia e, na outra, o tema da Biodiversidade. Nesta prática letiva aplicou diferentes recursos didáticos e estratégias de ensino que neste documento se encontram descritas. Estas estratégias e instrumentos foram avaliadas através dos resultados obtidos pelos alunos em fichas de avaliação sumativa e através da comparação de pré-testes e pós-testes. Tendo os resultados de ambos sido positivos, pode concluir-se que a prática letiva foi bem-sucedida e se criaram situações que favoreceram aprendizagem significativa e o desenvolvimento de competências cognitivas. O presente relatório encontra-se estruturado em 5 capítulos: Introdução, Enquadramento Teórico, Metodologia, Resultados e Conclusões, e Considerações finais.por
dc.language.isopor-
dc.rightsembargoedAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectBiodiversityeng
dc.subjectscience educationeng
dc.subjectpedagogical trainingeng
dc.subjectSeismologyeng
dc.subjectBiodiversidadepor
dc.subjectensino de ciênciaspor
dc.subjectestágio pedagógicopor
dc.subjectSismologiapor
dc.titleDos sismos aos ecossistemas: O ensino da sismologia e da biodiversidade na Terra dinâmicapor
dc.title.alternativeFrom Earthquakes to Ecosystems: Teaching Seismology and Biodiversity in the Dynamic Eartheng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationCoimbra-
degois.publication.titleDos sismos aos ecossistemas: O ensino da sismologia e da biodiversidade na Terra dinâmicapor
dc.date.embargoEndDate2025-09-28-
dc.peerreviewedyes-
dc.date.embargo2025-09-28*
dc.identifier.tid203393112-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores (Biologia e Geologia)-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Ciências da Terra-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorSilva, Renato Rafael Ruivo da::0009-0006-8942-1339-
uc.degree.classification17-
uc.date.periodoEmbargo730-
uc.degree.presidentejuriLopes, Fernando Carlos da Silva Coelho-
uc.degree.elementojuriCanhoto, Jorge Manuel Pataca Leal-
uc.degree.elementojuriRebelo, Maria da Piedade Simões Santana Pessoa Vaz-
uc.degree.elementojuriTonicher, Pedro Miguel Callapez-
uc.contributor.advisorAbrantes, Isabel Maria de Oliveira-
uc.contributor.advisorTonicher, Pedro Miguel Callapez-
item.grantfulltextembargo_20250928-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypemasterThesis-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File SizeFormat Login
Relatório_de_estágio_Renato_Versão_finalissima.pdf6.43 MBAdobe PDFEmbargo Access    Request a copy
Show simple item record

Page view(s)

39
checked on May 8, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons