Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/110316
Title: Regenerar a frente urbana do Loreto: articulação entre o Monte Formoso, o Loreto e a Lufapo
Other Titles: Regenerating the Loreto’s urban front: articulation between Monte Formoso, Loreto and Lufapo
Authors: Ribeiro, Ana Rita Grave
Orientador: Grande, Nuno Alberto Leite Rodrigues
Keywords: Loreto; Regeneração Urbana; Percurso Pedonal; Residência Universitária; Lufapo Hub; Loreto; Urban Regeneration; Pedestrian Walkway; University Residence; Lufapo Hub
Issue Date: 19-Jul-2023
Serial title, monograph or event: Regenerar a frente urbana do Loreto: articulação entre o Monte Formoso, o Loreto e a Lufapo
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: A presente Dissertação de Mestrado resulta do tema lançado pela unidade curricular de Atelier de Projeto I e II intitulado “Fast! Slow! Far! Close! As múltiplas cidades geradas pela nova estação ferroviária de Coimbra”. A partir dele, a turma debruçou-se sobre a zona do Loreto, na periferia Norte de Coimbra, partindo do desenho de uma nova Estação ferroviária para a cidade, integrada na nova Linha de Alta Velocidade (LAV), que ligará Lisboa ao Porto, com derivações (“by-passes”) por Aveiro, Coimbra e Leiria.O trabalho foi desenvolvido ao longo de quatro semestres e incluiu a participação no Concurso da Trienal de Arquitetura de Lisboa 2022 e na exposição “Comboio da Meia-Noite” da Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra 2021-2022.Sendo este um trabalho de intervenção prática, o processo de trabalho decorreu em várias fases igualmente importantes, desde a definição de uma estratégia global de intervenção, à análise de toda a região, crucial para conhecer os contextos geográficos, sociais e económicos da área e da sua envolvente e individualmente, o desenvolvimento aprofundado de um programa específico, resultante da estratégia global, previamente definida para o território.Este projeto teve início com uma vertente de trabalho de grupo onde cada estudante trabalhou uma localização diferente para a implementação da nova Estação ferroviária, previamente definidas pelo professor de projeto, dando origem a três estratégias urbanas distintas.O grupo, no qual me insiro, propôs a sua localização na área da atual Estação de Coimbra - B, com o propósito de qualificar a sua função, conferindo à cidade uma nova entrada e uma nova centralidade. Atualmente, este espaço encontra-se relativamente degradado, pouco atrativo e sem conexão com as áreas residenciais envolventes. Assim, para além da nova Estação, implementámos vários programas, tais como: uma central rodoviária, articulada com as plataformas ferroviárias; um edifício multiusos; um mercado; novos conjuntos residenciais; espaços verdes produtivos (hortas comunitárias), espaços públicos e lúdicos, e um percurso pedonal elevado, que faz a ligação entre a Estação, e os Bairros do Loreto e do Monte Formoso.Individualmente, desenvolvi o projeto que teve por base a regeneração urbana de uma parte do Bairro do Loreto, promovendo a criação e recuperação de espaços que desenham uma nova frente da cidade. Esta transformação inclui a implementação de áreas públicas que promovam a melhoria da qualidade de vida da população residente, a introdução de nova população, através da criação de residências universitárias, e a reconversão de uma parte da antiga Fábrica de Cerâmicas Lufapo (no Lufapo Hub), com valências de coworking e coliving (ao encontro das vontades dos atuais proprietários).Estas transformações pretendem trazer uma nova vida a toda esta área, permitindo a sua coesão e dinamização urbana, com base numa relação intersocial e intergeracional entre habitantes e visitantes da cidade.
This Master’s Dissertation presents itself as the result of theme launched by the curricular unit of Design Studio I and II entitled “Fast! Slow! Far! Close! The multiple cities generated by the new Coimbra operated station”. From there, the class focused on the Loreto area, on the northern outskirts of Coimbra, starting with the design of a new Railroad Station for the city, integrated in the new High Speed Rail, which will connect Lisbon to Porto, with derivations (“by-passes”) through Aveiro, Coimbra and Leiria.The work was developed over four semesters and included participation in the 2022 Lisbon Architecture Triennale Competition and in the “Midnight Train” exhibition at the 2021-2022 Coimbra Biennale of Contemporary Art.Due to the practical intervention nature of the work, this process took place in several phases, equally important, including phases from the definition of a global intervention strategy to the analysis of the entire region, crucial to know the geographical, social and economic contexts of the area, its surroundings and individually the in-depth development of a specific program resulting from the global strategy previously defined for the territory.This project started with a group work aspect where each group worked on a different location for the implementation of the new railroad station, previously defined by the project teacher, giving rise to three distinct urban strategies.The group in which I belong proposed its location in the area of the current Coimbra-B Station, with the purpose of qualifying its function, giving the city a new entrance and a new centrality. Currently, this space is relatively degraded, unattractive and unconnected with the surrounding residential areas. Thus, in addition to the new Station, we have implemented several programs, such as: a central road, articulated with the railway platforms; a multipurpose building; a market; new residential complexes; productive green spaces (community gardens), public and recreational spaces, and an elevated pedestrian path, which connects the Station to the neighborhoods of Loreto and Monte Formoso.Individually, I developed the project based on the urban regeneration of part of the Loreto neighborhood, promoting the creation and recovery of spaces that design a new front for the city. This transformation includes the implementation of public areas that promote the improvement of the quality of life of the resident population, the introduction of a new inhabitants , through the creation of university residences, and the conversion of part of the former Lufapo Ceramics Factory (in the Lufapo Hub) , with coworking and coliving features (meeting the wishes of the current owners).These transformations intend to bring a new life the whole area, allowing its cohesion and urban dynamism, based on an intersocial and intergenerational relationship between inhabitants and visitors to the city.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/110316
Rights: openAccess
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