Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/110282
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGrande, Nuno Alberto Leite Rodrigues-
dc.contributor.authorCadete, Tatiana Soares-
dc.date.accessioned2023-11-20T23:03:01Z-
dc.date.available2023-11-20T23:03:01Z-
dc.date.issued2023-09-20-
dc.date.submitted2023-11-20-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/110282-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia-
dc.description.abstractThis dissertation was developed within the MIARQ Design Studio project (4th and 5th years), with the title “Fast! Slow! Far! Close! The multiple cities generated by the new Coimbra railway station”. The central objective was to integrate the High Speed Line (LAV) in Coimbra, based on the creation of a new road-rail “urban door”, complemented by various programs. The project is divided into two main phases – group and individual work. The group work included participation in the 2022 Lisbon Architecture Triennale competition, within the scope of the exhibition “Retroactivar” and, in the exhibition “Comboio da Meia Noite” at the Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra 2021/22.The group in which my individual project is inserted, to develop the proposal for the current location of the Coimbra B Railway Station, which articulates the introduction of the LAV with other transport networks, but also with a set of “urban carpets” – platforms, squares and walkways – which connect the different programs.With this new centrality comes the opportunity for the development of new comple mentary functions, such as the creation of sets of collective housing, university residence, the rehabilitation of the Technological Center for Ceramics and Glass (Lufapo Hub) and the implementation of a Multipurpose Pavilion foreseen in the Coimbra Municipal Master Plan, which, in our strategy, is articulated with a Market.This last set, formed by Pavilhão/Mercado, forms the basis of my individual project. Regarding its structure, it is built in concrete and steel, in search of a balance between the ne cessary structure and the intended design.The whole process is motivated by the desire to make the city of Coimbra more dyna mic, based on the requalification of its northern area, an area that is still neglected and stigma tized due to its status as a “periphery-bedroom”. The work presented here seeks precisely to counter this stigma.eng
dc.description.abstractEsta dissertação foi desenvolvida no âmbito do Atelier de Projeto do MIARQ (4º e 5º anos), com o título “Fast! Slow! Far! Close! As múltiplas cidades geradas pela nova estação ferroviária de Coimbra”. O objetivo central foi o de integrar a Linha de Alta Velocidade (LAV) em Coimbra, a partir da criação de uma nova “porta urbana” rodo-ferroviária, complementada por diversos programas. O projeto está dividido em duas grandes fases – trabalho de grupo e individual. O trabalho de grupo contemplou a participação no concurso da Trienal de Arquite tura de Lisboa 2022, no âmbito da exposição “Retroativar” e, na exposição “Comboio da Meia Noite” da Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra 2021/22. O grupo no qual o meu projeto individual se insere desenvolveu a proposta para a loca lização atual da Estação Ferroviária de Coimbra B, a qual articula a introdução da LAV com outras redes de transporte, mas também com um conjunto de “tapetes urbanos” – plataformas, praças e passarelas – que interligam os diversos programas. Com esta nova centralidade surge a oportunidade para o desenvolvimento de novas funções complementares, como a criação de conjuntos de habitação coletiva, residência uni versitária, a reabilitação do Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro (Lufapo Hub) e a implantação de um Pavilhão Multiusos previsto no Plano Diretor Municipal de Coimbra, que, na nossa estratégia, se articula com um Mercado. Este último conjunto, formado por Pavilhão/Mercado, constitui a base do meu projeto individual. Relativamente à sua estrutura é construído em betão e aço, na procura de um equi líbrio entre a estrutura necessária e o desenho pretendido. O processo é todo ele motivado pelo desejo em dinamizar a cidade de Coimbra, a partir da requalificação da sua zona norte, uma área, ainda hoje, negligenciada e estigmatizada pela sua condição de “periferia-dormitório”. O trabalho que aqui se apresenta procura precisamente contrariar esse estigma.por
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/-
dc.subjectCoimbrapor
dc.subjectDesenho Urbanopor
dc.subjectMobilidadepor
dc.subjectMultiusospor
dc.subjectMercadopor
dc.subjectCoimbraeng
dc.subjectUrban Designeng
dc.subjectMobilityeng
dc.subjectMultipurposeeng
dc.subjectMarketplaceeng
dc.titleUma Nova Centralidade para o Loreto: Pavilhão Multiusos e Mercado como Dinamizadores Comunitáriospor
dc.title.alternativeA New Centrality for Loreto: Multipurpose Pavilion and Market as Community Supportseng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationCoimbra-
degois.publication.titleUma Nova Centralidade para o Loreto: Pavilhão Multiusos e Mercado como Dinamizadores Comunitáriospor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203392329-
thesis.degree.disciplineArquitectura-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Arquitetura-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Arquitectura-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorCadete, Tatiana Soares::0009-0008-8221-0103-
uc.degree.classification18-
uc.degree.presidentejuriCorreia, Luís Miguel Maldonado de Vasconcelos-
uc.degree.elementojuriFerreira, Jorge Manuel Fernandes Figueira-
uc.degree.elementojuriGrande, Nuno Alberto Leite Rodrigues-
uc.contributor.advisorGrande, Nuno Alberto Leite Rodrigues-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypemasterThesis-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File SizeFormat
Dissertação_TatianaCadete.pdf28.94 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

24
checked on May 8, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons