Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/110272
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAbrantes, Isabel Maria de Oliveira-
dc.contributor.advisorTonicher, Pedro Miguel Callapez-
dc.contributor.authorNunes, Carolina Mouchinho-
dc.date.accessioned2023-11-20T23:02:44Z-
dc.date.available2023-11-20T23:02:44Z-
dc.date.issued2023-09-22-
dc.date.submitted2023-11-20-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/110272-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Ciências e Tecnologia-
dc.description.abstractEducation is a widely discussed and continuously refined subject throughout the course of civilization. In its various branches, including Biology and Geology, Science wields both intrinsic and extrinsic influence on society, imparting a global impact. Hence, for the effective practice of science education, educators should encourage active exploration of scientific concepts and holistically address them. Within this context, this report, conducted as part of the Pedagogical Training and Report curriculum unit within the Master's program in Teaching Biology and Geology in the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education at the University of Coimbra, presents the teaching practice carried out during the academic year 2022/2023 at José Falcão Secondary School in Coimbra, with 11th grade students in the subject of Biology and Geology. Before the instructional sessions, the intern teacher conducted scientific research on the topics to be taught. Various instructional materials were developed for teaching purposes, which were validated and analysed before and after their implementation to align with the teaching-learning process. Evaluation and reflection on the strategies and materials employed during the observed classes revealed progress in students' learning. It was concluded that the majority of the methodologies used proved suitable for the cognitive, procedural, and humanistic development of the students. When necessary, these methodologies were adjusted during the lesson to meet the specific learningneeds of the students.eng
dc.description.abstractA Educação é um tema amplamente discutido e aprimorado ao longo da Históriacivilizacional. Nos seus vários ramos, incluindo a Biologia e Geologia, a Ciência exerce uma influência intrínseca e extrínseca na sociedade, tendo um impacto ao nível global. Assim, para uma boa prática de ensino de ciências, os professores devem promover a exploração ativa dos conceitos científicos e trabalhá-los de forma holística. Dentro deste contexto, o presente relatório, realizado no âmbito da unidade curricular de Estágio Pedagógico e Relatório, do Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário da Universidade de Coimbra, apresenta a prática de ensino desenvolvida durante o ano letivo 2022/2023 na Escola Secundária José Falcão, em Coimbra, com alunos do 11.º ano na disciplina de Biologia e Geologia. Previamente às aulas ministradas, foi realizada uma pesquisa científica pela professora estagiária sobre os temas a lecionar. Para a sua lecionação foram desenvolvidos diversos materiais didáticos, os quais foram validados e analisados antes e após a sua aplicação,no sentido de se adequarem ao processo de ensino-aprendizagem. A avaliação e reflexão sobre as estratégias e materiais utilizados durante as aulas assistidas revelaram uma progressão na aprendizagem dos alunos. Concluiu-se que a maioria das metodologias empregadas foram adequadas ao desenvolvimento cognitivo, procedimental e humanista dos alunos, sendo que, quando necessário, estas foram ajustadas durante a aula para atender às necessidades específicas de aprendizagem dos mesmos.por
dc.language.isopor-
dc.rightsembargoedAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectCell differentiationeng
dc.subjectScience educationeng
dc.subjectPedagogical trainingeng
dc.subjectMagmatismeng
dc.subjectIgneous rockseng
dc.subjectDiferenciação celularpor
dc.subjectEnsino de ciênciaspor
dc.subjectEstágio pedagógicopor
dc.subjectMagmatismopor
dc.subjectRochas magmáticaspor
dc.titleDiferenciar para criar: Da célula ao organismo e do magma à rochapor
dc.title.alternativeDifferentiating to Create: From Cell to Organism and from Magma to Rockeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationUniversidade de Coimbra-
degois.publication.titleDiferenciar para criar: Da célula ao organismo e do magma à rochapor
dc.date.embargoEndDate2025-09-21-
dc.peerreviewedyes-
dc.date.embargo2025-09-21*
dc.identifier.tid203392701-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores (Biologia e Geologia)-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Ciências da Terra-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorNunes, Carolina Mouchinho::0000-0002-2510-0580-
uc.degree.classification18-
uc.date.periodoEmbargo730-
uc.degree.presidentejuriGomes, Elsa Maria de Carvalho-
uc.degree.elementojuriPortugal, António Manuel Santos Carriço-
uc.degree.elementojuriLopes, Betina da Silva-
uc.degree.elementojuriAbrantes, Isabel Maria de Oliveira-
uc.contributor.advisorAbrantes, Isabel Maria de Oliveira-
uc.contributor.advisorTonicher, Pedro Miguel Callapez-
item.grantfulltextembargo_20250921-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypemasterThesis-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File SizeFormat Login
MEBG_RelatórioEstágio_CarolinaNunes.pdf8.6 MBAdobe PDFEmbargo Access    Request a copy
Show simple item record

Page view(s)

43
checked on May 8, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons