Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/110261
Title: Alta Velocidade Integrada no Cotidiano Local: Proposta de uma Gare Intermodal nos Campos do Bolão, Coimbra
Other Titles: High Speed Integrated Into Local Life: Proposal for an Intermodal Station in Campos do Bolão, Coimbra
Authors: Tostes, Camilla Fernandes Ferreira
Orientador: Grande, Nuno Alberto Leite Rodrigues
Keywords: Coimbra; Mobilidade sustentável; Alta Velocidade; Integração urbana; Gare intermodal; Coimbra; Sustainable mobility; High speed; Urban integration; Intermodal station
Issue Date: 19-Jul-2023
Serial title, monograph or event: Alta Velocidade Integrada no Cotidiano Local: Proposta de uma Gare Intermodal nos Campos do Bolão, Coimbra
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: A implantação do caminho de ferro está diretamente relacionada com o advento do urbanismo no século XIX, provocando uma marcante mudança no caráter das cidades. Desde então, as infraestruturas de transporte, nomeadamente as ferrovias, representam importantes espaços públicos, sendo consideradas pelas autoridades públicas como seu principal campo de investimento.A presente dissertação de Mestrado, desenvolvida em Atelier de Projeto (4° e 5° anos do DARQ/FCTUC), busca analisar as relações entre a ferrovia, a cidade e sua arquitetura, a partir da implementação da gare intermodal proposta para a cidade de Coimbra, como parte integrante do projeto da Linha de Alta Velocidade (LAV) entre Lisboa e Porto, o qual terá ainda derivações por Aveiro e Leiria. Realizado em quatro semestres, entre uma estratégia de grupo e uma proposta individual, este projeto estuda os impactos provocados por equipamentos como este, destacando o caráter contrastante presente na área de intervenção – os Campos do Mondego, junto à Pedrulha – marcada pela combinação de bairros-dormitório da cidade e extensos terrenos agrícolas.Com um compromisso que ultrapassa sua função primária de estabelecer a conexão entre os comboios e passageiros, a minha proposta individual para a nova gare intermodal de Coimbra associa outras modalidades de transporte a ela, por meio de um terminal rodoviário, estacionamento automóvel, a ligação com a linha do Metro Mondego, e a um sistema de ciclovias proposto. Assim, o equipamento promove uma pluralidade nos meios de comunicação entre os diferentes pontos da cidade e serve a população de diversas formas, conforme sua necessidade. Para além da associação dos diferentes meios de transporte presentes na cidade, o equipamento busca promover a integração dos diferentes ambientes que o circulam, priorizando medidas que minimizem o impacto que esta infraestrutura provoca sobre a envolvente.
The implementation of the railroad is directly related to the advent of urbanism in the nineteenth century, causing a significant change in the character of cities. Since then, transportation infrastructures, namely railroads, represent important public spaces, being considered by public authorities as their primary field of investment.The present Master's Thesis, developed in the Design Studio (4th and 5th years of DARQ/FCTUC), aims to analyze the relations between railroads, the city and its architecture, based on the implementation of the intermodal station proposed for the city of Coimbra, as part of the High Speed Line (LAV) between Lisbon and Porto, which will also have branches in Aveiro and Leiria. Carried out in four semesters, between a group strategy and an individual proposal, this project studies the impacts caused by equipments like this, highlighting the contrasting character present in the intervention area - the Campos do Mondego, next to Pedrulha - marked by the combination of dormitory quarters of the city and extensive agricultural lands.With a commitment that goes beyond its primary function of establishing a connection between trains and passengers, my individual proposal for Coimbra's new intermodal station associates other modes of transportation to it, by means of a bus terminal, car parking, the connection with the Metro Mondego line, and a proposed bicycle path system. Thus, the equipment promotes a plurality in the means of communication between different points in the city and serves the population in different ways, according to their needs. Besides the association of the different means of transport present in the city, the equipment seeks to promote the integration of the different environments that circulate it, prioritizing measures that minimize the impact that this infrastructure causes on the surroundings.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/110261
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

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