Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/110240
Title: Percurso urbano pelo Loreto: proposta de um conjunto de espaços públicos e partilhados em Coimbra
Other Titles: Urban path in Loreto: a proposal for public and shared spaces in Coimbra
Authors: Calouro, Maria Inês Silveira
Orientador: Grande, Nuno Alberto Leite Rodrigues
Keywords: Coimbra; Loreto; Espaço público; Lufapo; MetroBus Mondego; Coimbra; Loreto; Public space; Lufapo; MetroBus Mondego
Issue Date: 19-Jul-2023
Serial title, monograph or event: Percurso urbano pelo Loreto: proposta de um conjunto de espaços públicos e partilhados em Coimbra
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Esta Dissertação de Mestrado decorre do tema B da disciplina de Atelier de Projeto I, II e Laboratório I com duração de dois anos letivos, e que teve o tema “Fast! Slow! Far! Close!. As múltiplas cidades geradas pela nova estação ferroviária de Coimbra”. O projeto participa do debate nacional sobre a Linha de Alta Velocidade (LAV) e pretende dar resposta a desafios atuais, vividos em Coimbra, uma das cidades-paragem dessa nova linha de comboio Porto-Lisboa que se articulará, pontualmente, com a rede ferroviária tradicional (Linha do Note) tal como apresentado pela empresa Infraestruturas de Portugal. A investigação, desenvolvida em grupo, centra-se sobre o território em torno da nova gare intermodal, a qual albergará as ligações ferroviárias, a linha do MetroBus Mondego e um terminal de transportes rodoviários urbanos e suburbanos.A turma foi dividida de acordo com três hipóteses de implantação distintas, para a nova estação de Coimbra, desenvolvidas, respetivamente, por três grupos de trabalho. O trabalho de turma e as análises efetuadas da área definiram as bases programáticas bem como métodos-chave para toda a investigação, sendo que o objetivo, comum a todos os grupos, foi gerar um território coeso a Norte de Coimbra entre a Casa do Sal e o Loreto. O projeto do meu grupo, incluindo a minha proposta individual, participou no Concurso Universidades da Trienal de Arquitetura de Lisboa 2022 (TAL), tendo sido selecionado para a exposição “Retroactive”, presente no MAAT/Central Tejo.Como resposta ao desafio e tendo vontade de debater politicamente temas fundamentais para a cidade, o trabalho de grupo inicia-se com a escolha do local de implantação, nos Campos do Mondego, de diversos equipamentos e infraestruturas que reforçam o conceito rural-urbano, ligando o Mondego ao Loreto. A desejada coesão territorial, reforçando a ligação entre os dois, foi alcançada através de novos percursos urbanos, mas também de espaços públicos e de programas coletivos, gerando uma nova “porta urbana” para a cidade de Coimbra.A proposta individual, desenvolvida ao longo de três semestres, reforça a ligação Loreto-Mondego, incluindo a reabilitação da antiga fábrica Lufapo e o desenho de uma das três paragens para o MetroBus Mondego que propomos no trabalho de grupo, e a que chamamos “Parque do Loreto-Estação”. O desenho urbano do território que circunda a infraestrutura é um ponto fulcral, sendo propostos espaços públicos e espaços partilhados na encosta degradada do Bairro do Loreto. Esses espaços inserem-se num percurso urbano que conta com diversos roteiros para peões e para mobilidade suave, com zonas de estar e de lazer, articulando vários pontos de acesso ao Bairro que se encontram atualmente degradados e/ou abandonados. Novos espaços partilhados de habitação e trabalho são propostos num dos edifícios da antiga fábrica Lufapo, com programas de co-working e co-living. Articulando todos estes, surge a paragem proposta do MetroBus Mondego, em interface com outros modos de transporte, oferecidos pela gare intermodal vizinha.
This Master's Thesis stems from theme B of the two-year Project Atelier I, II and Laboratory I course, "Fast! Slow! Far! Close!". The multiple cities generated by the new railway station of Coimbra ". The project is part of the national debate on the high-speed line and intends to respond to the current challenges of the city of Coimbra, which is one of the planned stops for this new Oporto-Lisbon train line, which will be articulated, occasionally, with the traditional railway network (North line) as presented by the company Infraestruturas de Portugal. The research, developed in group, focuses on the territory around the new intermodal station, which will provide lodging for the railway connections, the MetroBus Mondego line and an urban and suburban road transport terminal.The class was divided according to three different hypotheses of implantation for the new railway station of Coimbra, developed, respectively, by three working groups. The class work and the analysis of the area defined the programmatic basis as well as key methods for the whole investigation, and the common goal of all groups, was to generate a cohesive territory North of Coimbra between Casa do Sal and Loreto. My group’s project, including my individual proposal, participated in the Universities competition of the Lisbon Architecture Triennale 2022, and was selected for the exhibition “Retroactive”, present in MAAT/Central Tejo.As a response to the challenge and having the will to politically debate fundamental issues for the city, the group work begins with the choice of the location, in Campos do Mondego, of several equipment’s and infrastructures that reinforce the rural-urban concept, connecting Mondego to Loreto. The desired territorial cohesion, reinforcing the connection between the two, was achieved through new urban paths, but also with public space and collective programs, generating a new “urban door” to the city of Coimbra.The individual proposal, developed over three semesters, reinforces the Loreto-Mondego connection, including the rehabilitation of the old Lufapo factory and the design of one of three MetroBus Mondego stops that the work group proposed and called “Parque do Loreto-Estação”. The urban design of the territory surrounding the infrastructure is a central point, where public and shared spaces are proposed on the degraded slope of Bairro do Loreto. These spaces are part of an urban path that has several routes for pedestrians and for soft mobility, with leisure areas, articulating several access points to Bairro do Loreto, that are currently degraded and/or abandoned. New shared living and workspaces are proposed in one of the old Lufapo factory buildings with co-working and co-living programs. Articulating all these, the proposed MetroBus Mondego stop that articulates with all the other modes of transport, offered by the nearby intermodal station.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/110240
Rights: openAccess
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