Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/110074
Title: Social Connectedness Scale – Revised – Adolescent version: Estudos de validação em adolescentes e invariância do modelo de medida por sexo
Other Titles: Social Connectedness Scale – Revised – Adolescent version: Validation studies in adolescents and measurement invariance by sex
Authors: Leal, Matilde Rei Penteado Fernandes
Orientador: Rijo, Daniel Maria Bugalho
Silva, Diana dos Santos Ribeiro da
Keywords: Social Connectedness; Adolescence; Psychometric Analyses; Measurement Invariance; Social Connectedness; Adolescência; Análises psicométricas; Invariância do Modelo de Medida
Issue Date: 26-Oct-2023
Serial title, monograph or event: Social Connectedness Scale – Revised – Adolescent version: Estudos de validação em adolescentes e invariância do modelo de medida por sexo
Place of publication or event: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Abstract: Social connectedness has been defined as the perception of belongingness and interpersonal closeness that each individual feels within their social environment (i.e., with family, friends, and society). This construct appears to hold particular relevance during adolescence, a period when feelings of group belongingness and social relationships are paramount. Despite its importance within this developmental stage, there is a lack of properly validated assessment measures for this population.The present study aimed to validate the Portuguese version of the Social Connectedness Scale – Revised for Adolescents (SCS-R-A). In detail, this study sought to evaluate the factorial structure of the scale, measurement model invariance between sex, its internal consistency, and also to gather evidence regarding construct validity. The sample consisted of 529 adolescents from the general population (N = 529, 54.1% girls), with a mean age of 15.93 years, who completed a set of self-report measures, including the SCS-R-A and measures of other relevant constructs.The initial structure of the scale underwent some modifications, resulting in a new unifactorial version, composed of nine items. This version showed good fit indices and excellent internal consistency. Globally, convergent and divergent validity analyses showed correlations in the expected directions. The results indicated that the SCS-R-A exhibited robust psychometric properties and it is suitable for assessing social connectedness in adolescence, both in research and clinical intervention settings.
A social connectedness tem sido definida como a perceção de pertença e de proximidade interpessoal que cada indivíduo sente no seu meio social (i.e., com familiares, amigos, pares, e sociedade no geral). Este construto parece ter uma importância particular na adolescência, período em que os sentimentos de pertença ao grupo e as relações sociais são fundamentais. Apesar da sua relevância nesta fase desenvolvimental, a existência de medidas de avaliação, devidamente validadas para esta população é lacunar.O presente estudo teve como principal objetivo validar a versão portuguesa da Social Connectedness Scale – Revised para adolescentes (SCS-R-A). Em detalhe, pretendeu-se estudar a estrutura fatorial da escala, a invariância do modelo de medida entre sexos, a sua consistência interna e, ainda, reunir evidência sobre a validade de construto. A amostra foi constituída por 529 adolescentes da população geral (N = 529, 54.1% raparigas), com uma idade média de 15.93 anos, que responderam a um protocolo de medidas de autorrelato, incluindo a SCS-R-A e medidas de outros construtos relevantes.A estrutura inicial da escala sofreu algumas alterações, resultando numa nova versão, unifatorial, composta por nove itens. Esta versão apresentou bons índices de ajustamento e uma excelente consistência interna. Na sua maioria, as análises de validade convergente e divergente apresentaram correlações com a SCS-R-A no sentido esperado. Os resultados demonstraram que a SCS-R-A evidenciou propriedades psicométricas robustas, sendo adequada para a avaliação da social connectedness na adolescência, tanto em contexto de investigação, como de intervenção clínica.
Description: Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica Forense apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/110074
Rights: openAccess
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