Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/110072
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dc.contributor.advisorAlcoforado, Joaquim Luis Medeiros-
dc.contributor.authorSantos, Madalena Fabrício Cristóvão-
dc.date.accessioned2023-11-14T23:00:34Z-
dc.date.available2023-11-14T23:00:34Z-
dc.date.issued2023-09-29-
dc.date.submitted2023-11-14-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/110072-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
dc.description.abstractThis report, entitled "Health Education and Social Prescription: Places of Encounter, Hospitality, Proximity and Change in a Community Care Unit", is the result of a curricular internship in the 2nd year of the master's degree in Social Education, Development and Local Dynamics.The internship, carried out at the Norton de Matos Community Care Unit at the Norton de Matos Health Center in Coimbra, had the main objective of highlighting the personal and professional skills of the Social Educator for working in the area of Health Education and Social Prescription. Social Education, as a socio-educational intervention, promotes community development based on the transformation of existing resources in a community - a symbolic space of human relations in which new meanings are negotiated and discovered.Based on this approach, we found in the interpretive paradigm the assumptions for a socio-educational intervention that generates personal, social, and collective development, based on a humanist vision of education that focuses on the social participation of people, the protagonists of an intervention based on their knowledge, desires and needs.These principles are the basis of a praxis in Health Education, which aims to increase Health Literacy and promote Active and Healthy Ageing through Social Prescription and work as a link worker.Committed to Human Rights, Social Education is a practice of encounter, hospitality, proximity and change in the intervention of the Social Educator in a Community Care Unit.eng
dc.description.abstractO presente relatório, intitulado “Educação para Saúde e Prescrição Social: lugares de Encontro, Hospitalidade, Proximidade e Mudança numa Unidade de Cuidados na Comunidade”, resulta do estágio curricular no âmbito do 2.º ano do mestrado em Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais.O estágio, realizado na Unidade de Cuidados na Comunidade Norton de Matos, no Centro de Saúde Norton de Matos, em Coimbra, teve como objetivo principal evidenciar as competências pessoais e profissionais do/a Educador/a Social para o trabalho na área da Educação para a Saúde e da Prescrição Social. A Educação Social, como intervenção socioeducativa, promove o desenvolvimento comunitário que assenta na transformação orientada a partir dos recursos existentes numa comunidade - espaço simbólico de relações humanas numa negociação e descoberta de novos significados.Partindo desta abordagem, encontrámos no paradigma interpretativo os pressupostos para uma intervenção socioeducativa geradora de desenvolvimento pessoal, social e coletivo, baseada numa visão humanista da educação que se centra na participação social das pessoas, protagonistas de uma intervenção a partir dos seus saberes, desejos e necessidades. Estes princípios são a base de uma práxis em Educação para a Saúde, que visa aumentar a Literacia em Saúde e promover o Envelhecimento Ativo e Saudável através da Prescrição Social e do trabalho como link worker.Comprometida com os Direitos Humanos, a Educação Social assume-se como prática de encontro, hospitalidade, proximidade e mudança na intervenção do/a Educador/a Social numa Unidade de Cuidados na Comunidade.por
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectSocial Educationeng
dc.subjectSocial Educatoreng
dc.subjectCommunity Developmenteng
dc.subjectHealth Educationeng
dc.subjectSocial Prescriptioneng
dc.subjectEducação Socialpor
dc.subjectEducador/a Socialpor
dc.subjectDesenvolvimento Comunitáriopor
dc.subjectEducação para a Saúdepor
dc.subjectPrescrição Socialpor
dc.titleEducação para a Saúde e Prescrição Social: lugares de Encontro, Hospitalidade, Proximidade e Mudança numa Unidade de Cuidados na Comunidadepor
dc.title.alternativeHealth Education and Social Prescription: Places of Encounter, Hospitality, Proximity and Change in a Community Care Uniteng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationUnidade de Cuidados na Comunidade Norton de Matos-
degois.publication.titleEducação para a Saúde e Prescrição Social: lugares de Encontro, Hospitalidade, Proximidade e Mudança numa Unidade de Cuidados na Comunidadepor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203387686-
thesis.degree.disciplineCiências da Educação-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorSantos, Madalena Fabrício Cristóvão::0009-0002-6829-6154-
uc.degree.classification19-
uc.degree.presidentejuriPinheiro, Maria Rosário Carvalho Nunes Manteigas Moura-
uc.degree.elementojuriAlcoforado, Joaquim Luis Medeiros-
uc.degree.elementojuriBasbosa, Márcia Regina-
uc.contributor.advisorAlcoforado, Joaquim Luis Medeiros::0000-0003-4425-7011-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
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